Autor |
Mensagem |
XandeMenegussi Veterano |
# dez/12
Boa noite amigos, preciso do conhecimento de vocês pra dar um norte pro meu estudo, só que este estudo é um pouco diferente.
Quero aprender a fazer algumas passagens de contra-baixo, só que num violão. Acontece que minha dupla é formada por dois violonistas, eu e meu parceiro hahaha um violão faz a base e o outro.. o outro ? Ai que está, gostaria de umas dicas pra aprender a fazer improviso de baixos no violão, as 3 primeiras cordas são parecidas com as do baixo, então dá pra criar umas coisinhas legais né ? haha
Aguardo, grato desde já !
|
rodsom Veterano |
# dez/12
· votar
eu e meu parceiro hahaha um violão faz a base e o outro.. o outro ? faz o outro violao, ora pois. violao é violao e baixo é baixo. se vc quer fazer "passagens" de baixo, providencie um baixo. leia aqui pra entender direito
|
XandeMenegussi Veterano |
# dez/12
· votar
claro, te entendo. no caso, dois violões fazendo a base não é o ideal, o certo seria um fazer os solos, mas eu prefiro improvisar aquela presença do baixo no compasso, fica mais marcante.
obrigado amigo !
|
IronBass Veterano |
# dez/12
· votar
Acho que já teve um tópico bem parecido com esse.
O lance é que não dá pra improvisar um baixo em um violão, são timbres totalmente diferentes.
Com dois violões da pra fazer tanta coisa cara, um pode tocar agudo e o outro uma oitava a baixo, sei lá, isso vai da sua criatividade.
Agora, se você quiser a presença de um baixo, vai te que ter um baixo he he he
|
DIEGOGUITAR Veterano |
# dez/12
· votar
Boa tarde amigo,
Não sei se vai te ajudar, mas violonistas de choro tocam as famosas "baixarias", porém geralmente utilizam um violão de 7 cordas. Mas você pode dar uma pesquisada, Yamandu Costa faz muitas baixarias num 7 cordas, talvez você consiga aproveitar a idéia e fazer algo que te agrade no seu violão.
Alguns violonistas também utilizam cordas de aço e dedeira no polegar, o Yamandu é corda de nylon e toca com o polegar direto.
Abração
|
dibass Veterano |
# dez/12
· votar
DIEGOGUITAR nesta questão a lista é grande. O João Bosco também usa muito os bordões
|
kiki Moderador |
# dez/12
· votar
XandeMenegussi tem muito mais opções aí do que voce ta pensando.
uma opção é essa que voce falou, um cuida mais dos baixos e o outro da "base", que acho que quer dizer tocar os acordes pelo que voce fala. acontece que o baixo também é uma base, só que com uma linha que pode chegar a ser uma melodia (as famosas "baixarias" de 7 cordas do samba, os walking bass do jazz e rock, as passagens, etc.). pra isso tem que estudar harmonia e escalas. essencial.
pode ficar improvisando em solinhos e escalas (o que exige muito mais estudo de teoria, o que parece que voce nao tem).
mas mesmo só no campo dos acordes: voces podem fazer os mesmos acordes só que em regiões diferentes (estude CAGED e formação de acordes). cada acorde tem pelo menos meia-dúzia de maneiras diferentes de fazer. um pode fazer os acordes mais simples, o outro põe dissonancias (sétima, nona, sexta, etc.). voces podem fazer um batida e o outro dedilhado. voces podem fazer os dois batida, mas de maneira diferente.
e voces podem ate tocar exatamente a mesma coisa em partes onde a ideia seja crescer em volume sonoro, em massa (tipo um refrão, uma introdução).
|
Doris Thunder Tears Veterano |
# dez/12
· votar
Compre um baixolão. É o mais próximo que tu vai conseguir de fazer passagens de baixo em um "violão"
|
dibass Veterano |
# dez/12
· votar
Compre um baixolão. É o mais próximo que tu vai conseguir de fazer passagens de baixo em um "violão"
tipo isso?
|
IronBass Veterano |
# dez/12
· votar
dibass
sensacionais esses caras véi
|