Cordas para afinação em Drop B

    Autor Mensagem
    guitarfilth
    Veterano
    # fev/12


    Galera, qual é o calibre do encordamento que tenho que usar para afinar meu baixo em Drp B?
    0.50???
    Comprar um jogo de 5 cordas e joga um fora???

    É um baixo de 4 cordas...

    Vlw!

    Buja
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Buja
    · votar


    guitarfilth
    Ontem mesmo nao dropei meu baixo em B...afinei ele todo em B so pra brincar mesmo. Nao durou 10 minutos, o medo de ferrar o braco me corroeu por dentro e voltei ao E padrao de novo.

    Ja falo....alem de ser perigoso para o braco, pois alivia muito a tensao das cordas, entao tem que mexer no tensor para o braco nao curvar pra frente...as cordas ficam muito molegas.
    O que eu acho que da pra fazer, (EU ACHO, mas tem que perguntar aos luthiers), levar o baixo num luthier para alargar o espaco do nut na corda E pra caber uma corda B. Comprar um jogo de corda B e botar ali...depois fazer algum ajuste no tensor se for necessario.
    Ai sim teria um baixo de 4 cordas com a corda E dropada em B sem perder muita definicao. Agora nao sei se os captadores de baixo de 5 cordas sao diferentes dos de 4, no sentido de captar as frequencias corretas do Bzao, mas acho que isso de captadores pouco influencia.

    FCLBass
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    guitarfilth
    O que vc quer realmente? Uma afinação normal (E-A-D-G) que possibilite o E virar B ou afiná-lo definitivamente em B-E-A-D? Se for a segunda opção, vc pode comprar um jogo de 5 cordas e mandar a G pro lixo. Não darei minha opinião detalhada sobre essa utilização (prefiro ter um baixo de 5 cordas, é mais fácil), mas leve a um luthier para regulagem e conselho sobre o que vc deseja fazer.

    guitarfilth
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Buja

    Poizé, em matéria de regulagem eu me do bem, aprendi muito bem com um luthier amigo meu...nunca tive um baixo, so guitarras, minha banda toca em drop b, comprei um baixo para afinar na mesma afinação, mais como não entendo muito bem de baixo...na guitarra uso 0.12, fica muito bom, é so regular as oitavas e um pouco o tensor e ta de boa....
    Quero saber qual o calibre que devo usar, para não joga grana fora...0.50, 0.55....Vlw

    guitarfilth
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: guitarfilth
    · votar


    FCLBass

    Segunda opição, fiz um rolo no baixo, e peguei ele especificamente pra afinar em Drop B...Pensei justamente em comprar um jogo de 5 cordas msm....Vlw man....

    Edit: A afinação é B-F#-B-E

    FCLBass
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    guitarfilth
    Nunca tentei essa afinação "alternativa", mas acredito que um encordoamento de 5 cordas fique melhor pelo fato das tensões das cordas ficarem proporcionamente equilibradas em referência a afinação proposta. Caso vc não opte por essa forma, um jogo de maior calibre é melhor (ou menos mal).

    guitarfilth
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    FCLBass

    Tranquilo man, brigadão!

    maggot515
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    sua banda toca slipknot? pq drop b é a afinação padrão deles!

    guitarfilth
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    maggot515
    Minha banda toca Slipknot sim, mais fazemos musicas proprias nessa afinação....

    Galera, comprei um jogo de 6 cordas Streinberg e tirei as 2 mais finas, regulei oitavas e alturas das cordas, braços está perfeito e ficou muito bom....

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas para afinação em Drop B