Autor |
Mensagem |
Basspirante Veterano |
# jan/12 · Editado por: Basspirante
Olá, Boa tarde a todos. Aqui nos meus estudos e tentativas de aplicações práticas agora me surgiu uma dúvida quanto ao Campo Harmônico Menor (os 3 modos, mas acredito que entendendo em um deles já aprenderei).
No campo menor natural temos o seguinte: Im7 IIm7(b5) bIII7M IVm7 Vm7 bVI7M VII7
Então, montando os campos para entender e treinar aqui tô esbarrando numa dúvida o tempo todo. bIII7M bVI7M Eu não entendi o porquê desse bemol no terceiro e no sexto grau do campo, até agora e ao montar o campo não fica muito esclarecido pra mim. Ex (usarei tríades) em Am: A B C D E F G C D E F G A B = Am Bm(b5) C Dm Em F G E F G A B C D
Antes de montar o campo eu achava que devia-se bemolizar esses graus, mas não dá certo se fizer isso. Sei que deve ser algo bobo mas não tô conseguindo. Alguém pode me explicar? Brigado!
|
Osvaldojr Veterano |
# jan/12 · Editado por: Osvaldojr
· votar
experimenta montar as tríades sobre as escalas menores ( menor harmonica e menor melodica )
menor MELÓDICA > A - B - C - D - E - F# - G# -A ( note que o terceiro grau aqui dá um acorde de C5+ ) e que o sexto grau dá um acorde de 5b < F#5b <<
menor HARMÔNICA - A - B - C - D - E - F - G# - A
|
Basspirante Veterano |
# jan/12
· votar
Entendo. Até aí tá safo. Mas não entendi o bemol que surge na estrutura ainda.
Por exemplo, na escala de Am MELÓDICA não se forma um Cb(#5), mas um C(#5)... Não entendi porquê a regra do Bemol em alguns pontos do campo, segundo a regra bIII7M(#5). Mas já foi de ajuda a sua explicação =)
|
Osvaldojr Veterano |
· votar
Mas não entendi o bemol que surge na estrutura ainda.
A-B-C-D-E-F#-G#-A-B-C-D-E etc... O sexto grau é F# correto...pega a tonica, terça e quinta, veja que a quinta é um C natural, daí a quinta bemol..( pois teria que ser um C#e não é )....
|
Osvaldojr Veterano |
· votar
C D E F G A B = Am Bm(b5) C Dm Em F G
neese caso , o acorde de B seria meio diminuto , por isso a quinta bemol ... ( B-D-F) Na realidade seria o modo lócrio, ou sétimo grau do C.
|
Basspirante Veterano |
# jan/12
· votar
Não cara, não é disso que tô falando. rs
E o "= Am Bm(b5) C Dm Em F G" foi relacionado quelas tríades mesmo, entende? Não à escalinha do meio.
Eu tô falando sobre os acordes 3º e 6º desse campo, que na regra de intervalos que citei mostra um b antes do resto da determinação do acorde, mas que montando ele não aparece.
bIII7M - quando o acorde na verdade é simplesmente C7M bVII7M - quando o acorde montado é F7M (na pergunta eu montei só triade, fiquei com preguiça de fazer a colocação das sétimas, mas a gente entende que tá tudo alí) Mas enfim, esse bemol que negritei é o que tá gerando essa problemática pra mim. rs Grato pela atenção.
|
Osvaldojr Veterano |
· votar
Am Bm(b5) C Dm Em F G
este B na verdade é o sétimo grau de C, que se chama Lócrio, daí a quinta bemol. As notas do acorde meio-diminuto são ( B-D-Fnatural)
|