"Nem Um Dia - Djavan" Harmônico natural? Ajuda aii!

    Autor Mensagem
    Carioca Smart
    Veterano
    # jun/11


    Na música "Nem Um Dia - Djavan", exatamente aos 3:28 mins tem um
    Harmônico natural 5 traste da corda G

    Porém não é um Harmônico comum, ele cresce uns tons como se fosse um bend ou um slide...

    Como faço esse Harmônico??

    BlackHill
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Com um baixo fretless vc consegue fazer slide com harmônicos. Na verdade é bem simples. É só tocar o harmônico, e apertar no lugar certo que ele vai continuar soando como harmônico. Depois é só fazer o slide

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    BlackHill
    +1

    Carioca Smart
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    putz o meu eh com trastes... tem outro jeito?



    e mesmo assim que eu saiba os harmonicos são só na 5, 7, 12, 19 e 24ª traste... se eu arrastar da 5 para 7 traste, iria passar pela sexta e o hamonico iria parar d soar... sem contar que ia ficar mais grave e não mais agudo... como funcionaria

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Carioca Smart

    Sem trastes o harmônico sai em qualquer região do braço. O que impede do harmônico "escorregar" é justamente a pressença dos trastes, portanto acredito que não tenha como fazer isso num baixo comum, com trastes.

    BlackHill
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    LeandroP
    Na verdade o harmônico só sai se vc toca num dos lugares certos pra harmônico mesmo, mas o que acontece é que vc pode escorregar ele pra qualquer lugar.

    Carioca Smart
    Até dá pra fazer com trastes, mas não fica legal... Se vc pegar o harmônico numa das casas com harmônico mesmo e segurar em cima do traste ele vai continuar soando. Se vc com muuuito cuidado escorregar o dedo só um pouquinho pro lado, vc consegue mudar o harmônico pra casa seguinte.

    O grande problema é que o som do harmônico perde força muito fácil com as mudanças e quando vc muda de casa com trastes vc já faz a corda tocar outra nota por causa da pancadinha que ela leva do traste seguinte. Além disso os harmônicos são afinados diferentemente então se vc sobe uma casa com um harmônico ele não vai soar um semitom acima. É meio complexo de explicar...

    Se a facul permitir depois eu posto um videozinho mostrando a diferença


    Agora, fazer um slide de harmônico forte e definido feito o dessa música que vc postou (eu já tinha reparado nesse slide antes, até pq adoro a música) é bem difícil. Vc precisa de um baixo bom, com captação boa, um ampli legal e uma pegada MUITO boa pra harmônico. Eu acho (na minha humilde opinião) que o cara deve ter usado algum efeito que desse um boost nos agudos, ou até gravou em takes separados pra dar um boost no agudo do ampli mesmo na hora.

    http://www.youtube.com/watch?v=_JH5U6ksYnc

    Aqui vc pode ver que o baixo está MUITO alto na música toda, o harmônico sai cheio de efeito e o cara tem de fato uma pegada muito boa.

    kiki
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: kiki
    · votar


    Carioca Smart
    outras opções pra conseguir "engambelar" o negócio
    (note que eu nao ouvi a musica, entao eu nao sei quanto precisa subir, minhas dicas funcionam pra no maximo 1 tom)

    1 - fazer o mesmo harmonico em outro lugar
    tipo segura na 5a casa da corda ré e faz o harmonico na 10 casa, usando a mao direita pra fazer o harmonico e tocar a corda ao mesmo tempo.
    aí voce dá um bend. talvez consiga ate 1,5 tom.

    2 - fazer o harmonico igual e puxar a mao (headtsock) pra curvar o braço (equivale a dar uma alavancada). é dificil conseguir mais que meio tom.
    morro de medo de fazer isso, mas tem gente que faz.

    3 - (menti que ia ser duas) fazer o harmonico e girar a tarracha
    =p

    kiki
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: kiki
    · votar


    ih, acabei de ouvir a musica, essas dicas que eu dei nao dá ne ma pau...
    ele sobe uma quinta!

    mas pelo que eu vi (chute), ele nao faz harmonico com a corda solta, faz segurando um harmonico (artificial?) com a mão direita, segurando na 5a casa da corda G, e desliza ate a casa 12

    me parece que o harmonico é como eu disse acima na opção 1
    é tipo harmonico artificial de guitarra (na palhetada), mas só com os dedos.
    faz-se muito isso em violao classico.

    o harmonico tem que ser feito sobre a casa 24 (pousando o dedao ou outro dedo) e tocando a corda.

    ps.: engraçado que eu conheço a musica, mas nao fazia ideia que esse era o nome!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    BlackHill
    Na verdade o harmônico só sai se vc toca num dos lugares certos pra harmônico mesmo

    Na verdade eu quis dizer isso... mas não disse °.°

    Carioca Smart
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    kiki

    "mas pelo que eu vi (chute), ele nao faz harmonico com a corda solta, faz segurando um harmonico (artificial?) com a mão direita, segurando na 5a casa da corda G, e desliza ate a casa 12"

    Que eu saiba o harmônico da 12ª casa é mais grave do que o da 5ª
    ...

    Harmônico artificial no baixo?? o.O nunca vi... na verdade eu não sou baixista, sou guitarrista, não domino o baixo, então eu particularmente nunca vi essa técnica no baixo

    BlackHill

    Agora, fazer um slide de harmônico forte e definido feito o dessa música que vc postou (eu já tinha reparado nesse slide antes, até pq adoro a música) é bem difícil. Vc precisa de um baixo bom, com captação boa, um ampli legal e uma pegada MUITO boa pra harmônico. Eu acho (na minha humilde opinião) que o cara deve ter usado algum efeito que desse um boost nos agudos, ou até gravou em takes separados pra dar um boost no agudo do ampli mesmo na hora.

    Meu baixo é um Shelter Topaz (mas sabe aquele baixo que tem fama de ruim, mais aii 1 entre 100 produzido fica feito maneiro, ai tu acaba comprando justamente esse jóia perdida na produção? meu caso... muita gente falou mau pra cacete dele, mas pra mim cai dentro com Um Xb25a, Cort, Washburn que jah toquei, quando na escola do ano passado e igrejas por ai)

    E Amp Meteoro qualquer aii ... Pedal/pedaleira nenhuma... minha guitarra é toda completinha e equipada, mas de baixo eu não entendo muito disso não

    Se depender de equipamento pra fz o harmonico, to fudido, neem rola..



    Poo queria tanto fazer esse harmônico, eu tocando lá com os amigos na escola... a rapaziada e as mina ia pirar nesse paradinha da musica com o harmônico... muito foda!!!

    Se alguem ai tiver a partitura dessa musica envia ai... pq eu tirei de ouvido mas num ficou legal certas partes não (douglas_tranquilao@yahoo.com.br)


    Eu tentei fz o harmonico e um bend mas num deu certo... apoei o dedo d leva a 5ª traste toquei, mas aii qdo pega na corda com mais força pra esticar o som para.

    po queria tirar esse harmônico

    :( :S

    makumbator
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    Carioca Smart
    Harmônico artificial no baixo?? o.O nunca vi...

    é relativamente fácil fazer harmônico artificial no baixo.

    Aqui uma peça que eu gravei, com muitos harmônicos(naturais), e alguns artificiais:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/189454/

    ghb
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: ghb
    · votar


    Carioca Smart

    po queria tirar esse harmônico
    Putz, cara. É só dar o harmonico natural e depois o slide "digitado" através de um hammer on.

    mas aii qdo pega na corda com mais força pra esticar o som para.
    Força esse hammer on aí hehe, porque é só isso que é feito mesmo.

    Carioca Smart
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Ressuscitando o tópico...


    O cara aqui consegue fazer sem Fretless

    http://www.youtube.com/watch?v=DWmarJssiQ4

    kiki
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Carioca Smart
    Que eu saiba o harmônico da 12ª casa é mais grave do que o da 5ª
    não é harmonico na 12a casa, é harmonico na 24a casa segurando a 5a casa, equivale ao harmonico da 5a casa.

    Harmônico artificial no baixo?? o.O nunca vi... na verdade eu não sou baixista, sou guitarrista, não domino o baixo, então eu particularmente nunca vi essa técnica no baixo
    é isso mesmo, igual ao de guitarra.
    só que ao inves de encostar o dedao palhetando, voce encosta o dedao no ponto do harmonico (24a casa) e toca a corda com outro dedo.

    eu testei aqui no meu baixo (com traste), até que saiu, nao fica muito claro quando desliza.
    diferente do nosso amigo ghb, eu testei com slide mesmo, nao com hammer on.

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    kiki
    No baixo fretted harmônico + slide é bem possível fazer mesmo. O problema que por causa dos trastes o som some mais rápido.
    Mas fala sério, melhor coisa que existe no mudo é tocar com frettless *-*

    hehe

    Carioca Smart
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    po mas o cara fez o harmonico + slide no baixo com trastes isso que até agr naum consegui entender

    dibass
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Carioca Smart
    percebe que junto com o harmonico soa a nota 'natural', ou seja, dois sons ao mesmo tempo.
    Não tem segredo.
    1. O que acontece é que o atrito dos dedos + corda + traste + slide soa um som.

    2. O que vc pretende: tocar o harmonico e 'arrastar' fazendo um pit na nota. Isso acontece.

    No baixo fretted 1e 2 acontecem simultaneamente

    No baixo fretless apenas a 2 acontece, obvio, pela ausência de trastes.

    Entendeu??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a "Nem Um Dia - Djavan" Harmônico natural? Ajuda aii!