Entendendo impedancia e ohms.

Autor Mensagem
allexcosta
Veterano
# abr/08


Ok, galera!

Parece q muita gente tem duvida em relacao a impedancia e como ligar caixas de som nos amplificadores.

Eh uma formula muito simples.

Digamos q vc tenha 2 caixas de 8ohm. Vc faz uma fracao, assim:

1/8 + 1/8 = 2/8 = 1/4

Daih vc divide o denominador pelo numerador e acha a impedancia final. No caso, 4 dividido por 1 eh igual a 4ohm.

Se seu amp fala "4ohm minimum" tah tudo certo. Se seu amp fala "8ohm minimum" e vc ligar uma resistencia de 4ohm pode encomendar o caixao pro amp. Se o amp fala "2ohm minimum" vc tah trabalhando com folga, bem tranquilo.

Vamos a exemplos um pouco mais complicados.

Vc tem uma caixa de 8ohm e uma de 4ohm.
Pela formula:

1/8 + 1/4 = 1/8 + 2/8 = 3/8

8 por 3 = 2.6666666666

Nesse exemplo vc precisa de um cabecote com impedancia minima de 2ohms pra q nao queime.
Um detalhe muito importante: A caixa de 4ohm vai receber o dobro da potencia da caixa de 8ohm. Se for um cabecote q manda 600W, seria 400W na caixa de 4ohm e 200W na caixa de 8ohm. Se sua caixa de 4ohm aguentar soh 300W vc estara trabalhando um pouco acima do limite. Aqui nao cabe pensar q se o amp fala 600W e vc tem 2 caixas cada uma recebe 300W.

Mesma regra serve pra quando vc liga mais de 2 caixas. Digamos, uma caixa de 4ohm e 2 de 8ohm.

1/4 + 1/8 + 1/8 = 1/4 + 2/8 = 2/8 + 2/8 = 4/8 (total 2ohms), sendo q aih a caixa de 4ohm recebera metade da potencia e cada caixa de 8ohm recebera 1/4.

Abraco.

hyuuga_adam
Veterano
# abr/08
· votar


cara.... parece estar bom essa dica ai...
mas tpw, me explica direitim, em teoria, o que seria impendancia e oq significa ohm pls?

P.S: ohm eu nao faço ideia do que eh... impendancia eu ate sei uq eh.. mas se me perguntarem eu nao sei explicar...

vlw ^^

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


hyuuga_adam

A grosso modo impedancia eh o mesmo q resistencia, q eh medida em ohms. Uma caixa de 8ohm "resiste" mais a passagem do sinal, ou "impede" mais a passagem do sinal do q uma de 4ohm.

DotCom
Veterano
# abr/08
· votar


Se for um cabecote q manda 600W, seria 400W na caixa de 4ohm e 200W na caixa de 8ohm.
Isso não é regra geral, varia de ampli pra ampli. Cada projeto funciona de um jeito.

E essas regras funcionam para a ligação EM PARALELO (vale lembrar isso), em série as impedâncias são SOMADAS, então dois falantes de 4 ohms em série dão 8 ohms.

O que acontece ao ligar uma caixa com impedância menor do que a mínima recomendada no aparelho?

Nesse caso, o aparelho mandará mais potência para as caixas do que quando conectado a uma caixa de impedância maior.

Porém, parte da potência é transformada em calor, no próprio ampli, e essa potência aumenta à medida que se aumenta o volume (mais potência na caixa, mais calor no ampli)

Aí, ligando uma caixa de 4 ohms num ampli que aceitava no mínimo 8, fará o ampli mandar uma potência máxima maior do que a projetada (um ampli de 200w pode mandar, por exemplo, 300w).

Com isso, ele irá aquecer mais do que os dissipadores conseguem "segurar" a temperatura dele, e queimam.

Mas se você utilizar o ampli EM VOLUMES BAIXOS, não terá maiores problemas. Só não é aconselhável, pois uma hora ou outra você vai querer puxar mais volume e aí queima =D

DotCom
Veterano
# abr/08
· votar


hyuuga_adam
ohm é a medida de impedância.
é a unidade de V/A

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


DotCom

Isso não é regra geral, varia de ampli pra ampli. Cada projeto funciona de um jeito.

Mas sempre quando vc ligar caixas com impedancias diferentes a de menor impedancia vai receber mais potencia. Coloquei dessa forma pra galera nao sair queimando caixa por aih.

E essas regras funcionam para a ligação EM PARALELO (vale lembrar isso), em série as impedâncias são SOMADAS, então dois falantes de 4 ohms em série dão 8 ohms.


Correto. Eh q o pessoal nao vai achar caixa de baixo ligada em serie por aih... De qqer forma valeu a observacao.

Aproveitando o ensejo, sera q vc pode explicar aih pra gente como funciona impedancia em amp valvulado? Nunca entendi bem...

Valeu.

DotCom
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta
impedância em ampli valvulado?
não entendi... o que você quer saber exatamente?

se for sobre os valvulados terem saídas para 16, 8 e 4 ohms, é porque eles usam transformadores para casar as impedâncias, aí é só pegar "taps" diferentes para cada saída.
a vantagem disso é que assim dá pra fornecer a mesma potência a caixas de qualquer impedância (entre essas listadas aí)

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


DotCom

Eh q nunca tive um, e sempre ouvi falar q vc tem q ter cuidado, q nao pode ligar o amp sem caixa plugada, q as regras nao sao as mesmas...

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta
A regra de associação de resistências em paralelo é (R1+R2) / (R1 x R2).
Eu não conhecia essa regra que vc usou, que aliás é bem mais simples.
No caso das resistências iguais (8ohm em paralelo com 8ohm, por exemplo) sempre dá certo mas na outra situação ( 8+ 4) cheguei em 3.75ohm.
Vc sabe dizer o porque??

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


Arrastão Cultural

Hummm... Ha uns 10 anos atras talvez eu soubesse.
Essa q eu usei eh a q quase todo musico q conheco usa.

allexcosta
Veterano
# abr/08 · Editado por: allexcosta
· votar


Arrastão Cultural

Acho q aih q entra a diferenca entre resistencia e impedancia. Resistencia eh pra corrente continua e impedancia pra alternada. Quer dizer, impedancia depende de indutancia e capacitancia. Serah q eu to certo??? O DotCom vai saber...

Edão
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta
Alex, tenho um cabeçote Meteoro de 120 W em 4 ohms, só que ele tem duas saídas. A pergunta é: Será que eu posso ligar em cada saída uma caixa com falante de 4 ohms de resistência?

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


Edão

Absolutamente nao. Ter 2 saidas nao quer dizer q ele tem 2 canais q suportam 4ohm cada. Se vc fizer isso, serah uma ligacao comum em paralelo, resultando em 2ohm. Bye bye amp.

dani_low
Veterano
# abr/08
· votar


velho, nunca consegui fazer nada pelos macetes, nem na escola hehe
entao me fala uma coisa, posso tratar a impedancia como se fosse a resistividade msmo? (msmos calculos e regras de associaçao)

zegotinha
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta
Deixa eu ver se eu entendi, no caso do Edão aí ele teria que ligar duas caixas de 8ohm ?

conehc
Veterano
# abr/08
· votar


zegotinha
dani_low
Exatamente! Contas de impedância são como as de resistividade, as mesmas que vc aprende em física do 3o. ano do ensino médio. Entretanto, não podemos confundir impedancia com resistencia, são coisas completamente diferentes.

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


zegotinha
no caso do Edão aí ele teria que ligar duas caixas de 8ohm ?


Sim, ou entao uma caixa de 4ohm, ou ateh uma caixa de 8ohm, mas aih nao usaria a potencia toda do amp.

conehc
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta
vc anima a explicar pra galera um pouco sobre associações de auto falantes?

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


DotCom
Se for um cabecote q manda 600W, seria 400W na caixa de 4ohm e 200W na caixa de 8ohm.
Isso não é regra geral, varia de ampli pra ampli. Cada projeto funciona de um jeito.


Fiquei curioso, em q situacao q duas caixas ligadas em paralelo, uma com o dobro da impedancia da outra nao resultaria em uma receber o dobro da potencia?

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


conehc
vc anima a explicar pra galera um pouco sobre associações de auto falantes?


Se eu pelo menos soubesse...
Soh sei q em serie soma e em paralelo divide...

Jiroumaru
Veterano
# abr/08
· votar


conehc
Exatamente! Contas de impedância são como as de resistividade, as mesmas que vc aprende em física do 3o. ano do ensino médio. Entretanto, não podemos confundir impedancia com resistencia, são coisas completamente diferentes.

Não é bem assim. Impedância é uma expressão mais geral, mas não é uma coisa completamente diferente. Ela é composta da resistência e da reatância do circuito. Se o circuito não é reativo, a impedância será complemente resistiva.
Achei um artigo na wikipedia que vai explicar melhor do que eu: Clique aqui.

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta
Quer dizer, impedancia depende de indutancia e capacitancia

Até onde me lembro das minhas aulas de eletrônica, a resistência ( o componente resistor ) se comporta da mesma forma em circuitos CA e CC.
Acho eu que impedância está ligada à carga, mas das aulas de eltrônica até hoje já se passaram uns 12 anos!
Lembro da prática, mas a teoria foi pro saco!

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/08
· votar


conehc
O que, exatamente, vc gostaria de saber sobre a associação de auto-falantes?

No fundo são tratados como resistências, conforme disse o allexcosta. Não vai muito além disso...

Posso dar uns conselhos, que talvez ajudem:
1- é melhor associar auto falantes iguais, para melhor distribição da potência.
Se vc associar um falante de 100w com um de 400w, vc corre o risco de estourar do de 100w enquanto o de 400w ainda tá falando baixinho, afinal, vc vai mandar a mesma potência para os 2.

2- Se vc colocar um capacitor no circuito para filtrar graves de um determinado falante, todos os falantes que estiverem ligados em série depois do tal também não receberão os graves filtrados lá atrás.

allexcosta
Veterano
# abr/08
· votar


Arrastão Cultural
Acho eu que impedância está ligada à carga, mas das aulas de eltrônica até hoje já se passaram uns 12 anos!

E meu 1 ano de faculdade de Fisica foi em 1992...
Como eh q lembra? :0)

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/08
· votar


allexcosta
Pois é....

só pra piorar a situação, 12 anos atrás eu me formei!!!
Entrei na faculdade em 1988.

Tô ficando idoso!

dani_low
Veterano
# abr/08
· votar


Entrei na faculdade em 1988.

n era nem nascido velho...
auehaeuhae

entendi mais ou menos oq eh nesse artigo do wikipedia =D
vlwz aew

conehc
Veterano
# abr/08 · Editado por: conehc
· votar


Arrastão Cultural
Não é pra eu aprender, sim pro pessoal do fcc... já quebrei muito a cabeça pra montar caixas com impedância certa, já apanhei muito de capacitores.

Jiroumaru
Acho que você não entendeu o que eu quis dizer. As CONTAS para saber a impedancia final são como as contas que você faz em associações de resitencias, até ai tudo bem. O comentário que fiz depois é pra previnir que alguem chegue num auto falante sem marcaçao, coloque um multímetro pra medir resitencia e tome aquele valor como impedancia.

alex-gui
Veterano
# abr/08
· votar


A impedâcia está diretamente relacionada à frequência.

O manual do link abaixo mostra, que um alto falante com impedância nominal de 8r apresenta uma impedância de 60r na frequência de resonância.

Manual 15pw3 Selenium (vejam o gráfico: curvas de impedância e fase ao ar livre)

Este outro chega a mais de 200r.

Manual wpu1809 Selenium

alex-gui
Veterano
# abr/08
· votar


conehc

Normalmente a resistência resultante de uma medição com o multímetro, é menor que a impedância nominal do falante (um falante de 8r normalmente apresenta +/- 6r no multímetro) e alguns manuais, como os que eu postei acima trazem essa informação (parametros adicionais > resistência da bobina).

Considerando essa informação, se eu usar a resitência da bobina no calculo, a impedância real vai ser maior que o resultado do calculo, não causando overload mas sim diminuindo a potência util do amp.

conehc
Veterano
# abr/08
· votar


alex-gui
Realmente, valeu pela correção! Aproveito pra te perguntar uma coisa: sabe de um modo prático, fácil e mais ou menos preciso pra descobrir a impedancia de auto falantes sem nenhum tipo de marcação? Tenho alguns auto falantes automotivos e estou querendo montar uma caixa com eles mas já estão mais ou menos velhos e não possuem marcação nenhuma

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entendendo impedancia e ohms.