Estudo de escalas [iniciante]

    Autor Mensagem
    EltonCOM
    Veterano
    # jan/12


    Dale, galera. Sou novato no contrabaixo e aqui no fórum também. É o seguinte: Conversei com um amigo meu que toca há anos sobre estudo de música, e ele me sugeriu começar a estudar escalas pelos modos jônio e eólio, pois estes são idênticos às escalas maiores e menores... Já outro amigo, também músico, disse para eu estudar as escalas maiores e menores antes de estudar modos gregos...

    Minhas dúvidas: Convém estudar primeiro as escalas naturais, ou posso começar pelos modos gregos? As escalas naturais são totalmente iguais aos modos que eu citei?

    Desculpem as perguntas bobas. Grande abraço!

    BrUnOsOtO
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Não tenho tanta certeza, mas eu comecei com as maiores e menores, depois meu ex profe me passou os mixolídios, e antes de ir pro próximo eu tive que parar de fazer aula

    Mr. Danniel
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Manow, pode ser q eu esteja equivocado coisa q eu naum axo maaas, jônio e escala maior ér a msm coisa assim como eólio e a escala relativa menor. Ajuda o pessoal ae q sabe mais õ/

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    EltonCOM, estude os desenhos dos modos gregos, e, consequentemente estará estudando escala maior e escala menor. Como assim? A verdade é que na pratica (vejam bem, na prática!) não existe escala maior ou menor, e sim "escala com desenho maior" e "desenho menor". Agora, voltemos para a teoria: Jônio (vulgo escala maior, ou seja, que corresponde a escala natural maior), Lídio e Mixolídio, são denominados os "desenhos maiores", a Eólia (corresponde a escala natural menor), Dórico, Frígio, "desenhos menores", e por fim, Lócrio, "meio diminuto".
    Dependendo da didática, o professor vai primeiro falar em "escala maior & menor", "pentatônicas", etc etc.. e depois apresentará os modos gregos (5 desenhos [ei! Penta!] e, 7 escalas) até que você se recorda dq já estudou! eheh...

    []'s

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    quanto mais escalas melhor rsrsrs

    FCLBass
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    EltonCOM
    Não adianta saber todas as escalas se não se sabe como e quando aplicá-las. A mecânica das escalas é importante na aplicação junto ao campo harmõnico. O estudo dos modos gregos não faz sentido se não se estudar o campo harmônico que na verdade é originado a patir deste. O que quero dizer é que muitos guitarristas e baixistas conhecem bem as escalas, mas a aplicação delas numa música seja com frases ou solos fica muto "sobe e desce" mecânico.

    Na minha opinião não se deve estudar modos gregos disassociado de campo harmônico.

    Meu professor de teoria aplicava esse método e pra mim foi fácil aprender os dois assuntos. E detalhe, os dois de uma só vez. Com esse método é possível saber rapidamente a formação dos modos, escolher a escala para cada acorde, a sonoridade de cada modo grego e saber improvisar na música.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Na minha opinião não se deve estudar modos gregos disassociado de campo harmônico.
    [2]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudo de escalas [iniciante]