Cronograma de estudo [Contrabaixo – iniciante]

    Autor Mensagem
    EltonCOM
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: EltonCOM


    Dale, galera do FCC. Tudo bem?

    É o seguinte: Comprei meu primeiro contrabaixo (um Tagima Millenium 4) há menos de um mês, mas não tenho como fazer aula, então, decidi estudar sozinho. O problema é que até agora não encontrei nenhum cronograma organizado de estudo pra o instrumento... Alguém mais experiente aí pode passar um guia básico de estudo para contrabaixo?

    Aqui no FCC, encontrei um único tópico, mas não ajudou muito. =/

    Tenho cerca de 1h30 por dia para estudar, e pretendo tocar no ministério da Igreja. Não sei se isso pode influenciar em algo, mas meus estilos favoritos são MPB, bossa nova, rock alternativo e rock clássico!

    Grande abraço a todos!

    EltonCOM
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    P.S.: Desculpem o 'Contrabaxo' do título... Foi erro de digitação! XD

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Professor de gratis assim vc tb não vai achar neh fii... não existe receita de bolo, cada caso é um caso, cada professor tem uma didática e cada aluno exige também uma didática diferente... enfim.. esse lance de "cronograma" vc vai encontrar mais em escola de música.. mas, da uma buscada na net por apostilas de estudo para iniciantes.. vc vai aprender o basico da teoria e prática.. campo harmonico, escalas, postura das mãos, etc etc.. depois vc pode ir aprofundando para a questão "técnicas".. pizzicato, slap, tapping, e por aí vai... tem mto vídeo de apoio no youtube e td mais..

    A idéia seria vc mesmo montar esse cronograma, já que vc quer ser tão autoditada, não espere cair td no colo, faça vc mesmo... lembrando que vc deve sempre aquecer, e é legal também "desaquecer"... divida esse tempo de estudo em exercícios, e aplicação.. pegue uma música ou trecho de músicas para tirar durante o mês, simplesmente para treinar o ouvido ou até mesmo aprender X técnica... pense no esquema de academia, tipo, divida os dias da semana e separa os temas em grupos, e daí estude/treina o grupo A-C na segunda, depois B-D, depois A-D-E, e por aí vai...

    Espero ter ajudado..

    []'s

    Luiz H.
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Verdade, cada um precisa de um tipo de cronograma se for o caso, mas pra iniciar o ideal é conhecendo as notas e praticando escalas, por exemplo, escala maior... Mas tem que correr atraz, do céu não vai cair nada, pede pra amigos, converse com o baixista da igreja, busque aulas online... E apostilas se possivel, toque até doer o pulso... Abraços

    Ouphir
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Eu tenho um cronograma que é para seguintes técnicas: Slap, Tapping e Pizzicato + Teoria (Escalas e Partitura) já tenho esse material. Você precisa ter um baixo e um metrônomo.

    Faço cerca de 40 minutos por dia, até 5 x por semana. Se tiver interesse manda mail para ouphir@gmail.com.

    Valeu...

    Luiz H.
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Mandei o email, também quero! lol

    WilliamJunior
    Membro
    # set/14
    · votar


    Olá galera, o que vocês indicam para um iniciante no contra baixo estudar?

    WilliamJunior
    Membro
    # set/14
    · votar


    Bom eu arranho um pouco de violão e guitarra, somente arranho algumas músicas, mas o que vocês me indicam para poder desenvolver bem?

    WilliamJunior
    Membro
    # set/14
    · votar


    A principio quero aprender apenas o basicão mesmo.

    Buja
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Basicão: Fazer o pizzicato sobre as tônicas, no tempo correto e soando bem sem mistakes, com uma boa postura. Bom treinar com o metrônomo. Esse é o básico que todo baixista TEM que saber fazer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cronograma de estudo [Contrabaixo – iniciante]