Autor |
Mensagem |
EltonCOM Veterano |
# jan/12
Dale, galera. Sou novato no contrabaixo e aqui no fórum também. É o seguinte: Conversei com um amigo meu que toca há anos sobre estudo de música, e ele me sugeriu começar a estudar escalas pelos modos jônio e eólio, pois estes são idênticos às escalas maiores e menores... Já outro amigo, também músico, disse para eu estudar as escalas maiores e menores antes de estudar modos gregos...
Minhas dúvidas: Convém estudar primeiro as escalas naturais, ou posso começar pelos modos gregos? As escalas naturais são totalmente iguais aos modos que eu citei?
Desculpem as perguntas bobas. Grande abraço!
|
BrUnOsOtO Veterano |
# jan/12
· votar
Não tenho tanta certeza, mas eu comecei com as maiores e menores, depois meu ex profe me passou os mixolídios, e antes de ir pro próximo eu tive que parar de fazer aula
|
Mr. Danniel Veterano |
# jan/12
· votar
Manow, pode ser q eu esteja equivocado coisa q eu naum axo maaas, jônio e escala maior ér a msm coisa assim como eólio e a escala relativa menor. Ajuda o pessoal ae q sabe mais õ/
|
JL_Marcondes Veterano |
# jan/12
· votar
EltonCOM, estude os desenhos dos modos gregos, e, consequentemente estará estudando escala maior e escala menor. Como assim? A verdade é que na pratica (vejam bem, na prática!) não existe escala maior ou menor, e sim "escala com desenho maior" e "desenho menor". Agora, voltemos para a teoria: Jônio (vulgo escala maior, ou seja, que corresponde a escala natural maior), Lídio e Mixolídio, são denominados os "desenhos maiores", a Eólia (corresponde a escala natural menor), Dórico, Frígio, "desenhos menores", e por fim, Lócrio, "meio diminuto". Dependendo da didática, o professor vai primeiro falar em "escala maior & menor", "pentatônicas", etc etc.. e depois apresentará os modos gregos (5 desenhos [ei! Penta!] e, 7 escalas) até que você se recorda dq já estudou! eheh...
[]'s
|
Osvaldojr Veterano |
# jan/12
· votar
quanto mais escalas melhor rsrsrs
|
FCLBass Veterano |