Dúvida com baixo Dolphin fretless antigo

    Autor Mensagem
    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # nov/11


    Então galera, eu tenho um contrabaixo antigo da marca Dolphin fretless, + ou - bem conservado levando em conta a idade dele (não sei ao certo mas ja me disseram que era dos anos 80).
    A minha dúvida é em relação aos botões dele, tem 3 grandes que creio são: 1 captador + 1 captador + um tone e 2 pequenos abaixo que eu não sei para que servem, eu gostaria de saber se alguém faz alguma ideia e também perguntar se esse baixo tem algum valor de mercado, ja vi o mesmo modelo no mercado livre por R$ 2.500 e queria saber se é por ai o valor, ele esta em boas condições so devido ao uso de corda comum desgastou um pouco a escala da corda la no traste 5 e 6, e uma informação adicional é que ele é muito pesado, que tipo de madeira seria? Obrigado.
    segue as fotos:

    http://i43.tinypic.com/aeutkk.jpg
    http://i39.tinypic.com/6tmdci.jpg
    http://i44.tinypic.com/5yca3k.jpg

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    ronaldo ninja do baixo
    Esses botôes são apenas liga-desliga dos capts.
    ja vi o mesmo modelo no mercado livre por R$ 2.500
    Quem quer vender por esse valôr é um mal intencionado...
    Esse baixo vale uns R$ 300, no máximo....
    Abç

    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Muito obrigado, eu tinha essas dúvidas a muito tempo, realmente nele foi pago uns R$ 250 na época q meu irmão comprou de um vizinho e quando vi esse valor no mercadolivre pensei que tinha na mãos uma raridade valiosa, eu não entendo muito de instrumentos mas ele é usado so pra treino mesmo sem contar que é muito pesado, é quase impossível tocar em pé com ele.
    Meu sonho é comprar e aprender tocar em um baixo acústico usando arco.
    Abraços.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    2,5k eu já acho um absurdo.. mas só 300tinhos tb não sei é heheh... enfim.. a verdade só depois de mta pesquisa...
    Sobre os controles: Leve à um luthier para ter ctz, se não só testando e vendo oq cada um faz mesmo, ou até abrindo e vendo o circuito (se vc entender algo de eltrônica, se não vai logo pro luthier heheh)... mas só um exemplo: os knobs podem sim ser 1vol para cada cap e 1 tone, enqnto os botões depende.. tem q ver se é só on-off... pode ser para defasar bobina, ou deixar ativo/passivo, enfim.. pode ser um monte coisa.. só testando ou levando pra um luthier...
    Sobre a madeira: Geralmente os baixos mais antigos eram "mais bem construídos", ou pelo menos tinham uma madeira de mais qualidade dq os baixos de baixo-custo atuais... outra coisa legal é a questão de secagem da madeira.. dizem q isso não tem lá mto fundamento enfim.. eu tenho um bass de 6-7 anos de uso, e comparado à um modelo igual de 1-2 anos nota-se uma grande mudança no som (meu bass tem um som bem mais gordo, com mais peso..) enfim...
    Sobre venda etc etc.. eu não acredito que vc consiga mto vendendo este baixo... realmente, SE ele fosse uma raridade mas acredito q não se trata disso.. mas isso não significa que é uma porcaria e não serve pra nada... seria o caso de vc investir um pouquinho... dar uma reformada, nele, trocar as tarraxas (que pela foto tão zuadinhas heheh), limpar e concertar oq tiver q concertar... acho que pré e caps nem precisam de troca.. vc teria um belo bass, único... melhor que mto baixo por aí... mas n se engane tb, vc estará casando com ele, todo e qlqr investimento dificilmente terá retorno...

    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Legal, valeu pelas dicas parceiro.
    Pior que eu também não toco quase nada, uso ele so pra treinar vez ou outra, so me incomoda esse desgaste na escala que fica trastejando na 5° e 7° casa, não esta empenado, é a escala que criou uma depressão por usar corda e técnica de baixo com traste.
    Mas nesse baixo acho que não compensa investir, so coloquei corda nova dadario e uma pestana, parece que a parte elétrica dele esta ruim, não sei avaliar mas fica fazendo um chiado incomodo, principalmente quando não encosta as mãos na corda, tipo algum problema de isolamento ou coisa do tipo.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Fazer um setup com um luthier não seria assim "um investimento".. acho que em sampa se consegue um luthier entre 60-100$... e veria td, escala, eletrica, etc etc.. ficaria 0 bala... melhor q isso seria trocar tarraxa, caps enfim.. mas aí sim seria um ivestimento, coisa q vc poderia fazer aos poucos, nem ia doer... hehehhe... mesmo q fosse soh pra treinar.. se fosse meu, eu ia mesmo q aos pouquinhos, arrumando as coisas... mãs, cada um cada um..

    []'s

    ronaldo ninja do baixo
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Então achei dois anuncios com esse mesmo meodelo de baixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-205325644-baixo-fretless-dolphi n-deluxe-1991-raridade-_JM R$1.500

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204007050-baixo-fretless-dolphi n-exportaco-1992-curitiba-_JM R$1.500

    Por isso eu achei que ele valia alguma coisa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com baixo Dolphin fretless antigo