Autor |
Mensagem |
Renan Gonçalves Flores Veterano |
# set/11
Um amigo meu quer começar a tocar baixo elétrico, mas ele é canhoto. O cara da minha banda tá vendendo um Precision da Phoenix baratinho, 250 pilas com captadores EGM, mas é pra destro.
Eu queria saber se rola inverter as cordas de um Precision destro para canhoto, ou se precismo mesmo comprar um baixo para canhoto.
Grato.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# set/11
· votar
Renan Gonçalves Flores O ideal seria comprar um baixo para canhoto,mas as cordas podem ser invertidas sim. Leve o instrumento a um luthier para fazê-lo. Abç
|
# set/11
· votar
Eu estou preocupado se o mizão chega até a última tarraxa, já que o instrumento é 4 em linha e tarraxa pro mizão, no caso do destro, é a primeira, enquanto se eu inverter vai ficar a mais distante.
É um grande amigo meu e não quero recomendar algo que não vá dar certo.
|
|
# set/11
· votar
Renan Gonçalves Flores Se a corda não for cortada, dá sim... Abç
|
Gabriel Laymann Veterano |
# set/11
· votar
E ele tem a opção de tocar como destro também.
|
# set/11
· votar
Gabriel Laymann Eu já dou aula de violão pra ele há um tempo. Acho que ele não se acostumaria.
Valeu galera!
|
JL_Marcondes Veterano |
# set/11
· votar
Até onde eu sei o cap tb tem q ser invertido.. não sei se em todos os casos de captadores... depende da construção.. pois uma coisa é inverter o bass e aprender a técnica de tocar com as cordas sem inverter, outra coisa é virar o bass e inverter as cordas, alguns (se tds, acho q não são tds, enfim..) caps trabalham de acordo com a corda...
|
Gabriel Laymann Veterano |
# set/11
· votar
Renan Gonçalves Flores Ah, pensei que ele ia começar ainda. Foi mal então brother
|
|
# set/11
· votar
JL_Marcondes Não tem nada à ver... A forma de construção dos capts do P-Bass deve-se apenas à um reforço na amplitude da respostas tonal de cada corda. Não é à toa que os 1º P-Bass (1951) tinham capts "retos", bem como os J-Bass. Baixos como os Spectors tinham uma disposição exatamente ao contrário dos P-Bass padrões. Abç
|
JL_Marcondes Veterano |
# set/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Calma mestre... é como eu falei, tem captador q precisa, mas n sei se é o caso dos precision..
Mas tem uma coisa: Tipo.. se vc virar o baixo o captador precision vai ficar invertido (igual o meu, e eu particularmente prefiro esse modelo em config PJ), afinal ele não é reto!
|
FCLBass Veterano |
# set/11
· votar
JL_Marcondes Essa preocupação é desnecessária, pois já apareceu um baixo que um amigo comprou e os caps EMG estavam invertidos, ou seja, o logo não estava como normalmente fica (na parte de baixo do cap). O som em nada foi alterado por causa disso. Posteriormente acertei a posição deles.
|
BrUnOsOtO Veterano |
# set/11
· votar
certo dá sim.
só vai ter que acostumar com ele
|
|
# set/11
· votar
JL_Marcondes Ué... Não entendi o porque do "...Calma mestre... " Não, o capt do P-Bas é assimétrico. Abç
|
matheus_fleas Veterano |
# out/11
· votar
Não há nada de errado,para citar um guitarrista,Jimi Hendrix,sempre tocou com uma guitarra destra de cordas invertidas,e para citar um baixista Paul Mccartney é canhoto e usava um baixo simétrico para não ficar estranho invertido,por isso a escolha do Höfner.
|
Pão Quente Veterano |
# out/11
· votar
dá sim....
So que eu sou canhoto e toco como destro... :]
se ele ainda nao toca muita coisa fala para ele tocar como destro......
Ja vi muitos amigos canhotos reclamando, ser canhato é isso, é aquilo, blah blah...
Mas dá certo a inverção sim...
|
matheus_fleas Veterano |
# out/11
· votar
Pao Quente Não é difícil tocar como destro,eu tentei tocar violão como canhoto e não sabia mais como se tocava.
|
LorenzoFerrari Veterano |
# fev/13
· votar
tbm to pensando em inverter a corda do meu baixo. mas além desse caso do tamanho da corda, q nem tinha reparado, tem a ponte que fica tipo uma escadinha, isso vai fazer alguma diferença no som se inverter?
|
hellgod Veterano |
# fev/13
· votar
LorenzoFerrari Vai sim! as oitavas tem que sem bem reguladas para que você possa tocar com seu instrumento afinado! Além da ponte tem o nut também e o botão da correia... É fácil regular as oitavas pegue uma chave e copie o desenho como se fosse um espelho... e ajude calibrando o resto com um afinador, a nota da 12° tem que ser igual a da corda solta...
|
hellgod Veterano |
# fev/13
· votar
LorenzoFerrari nota igual entre aspas, porque é uma 8° acima :P
|
hellgod Veterano |
# fev/13
· votar
LorenzoFerrari então amigo, ja fez a inversão?
|
# fev/13
· votar
Ainda não hellgood. vou ter que comprar cordas novas, elas não tem comprimento suficiente pra inverter.
Mas entendi como fuciona aqui, eu tava em dúvida pq tinha visto a ponte, e tem uns parafusinhos que apoia aquele "martelinho" na ponte, eu achei que aquilo era parafusado e não ia dar pra mudar de posição, mas vi agora que era possível.
Outra dúvida, o nut é encaixado por pressão só? se tirar e inverter ele será que vai ficar bom que nem antes? sabe o melhor jeito de fazer isso sem danificar nada?
vlw
|
hellgod Veterano |
# fev/13
· votar
LorenzoFerrari tem que bater com um martelinho, eu achei umvídeo que esplica bem!
é facil de remover, para colocar de novo use 1 gota de super bonder!
|
kiki Moderador |
# fev/13
· votar
LorenzoFerrari mano, ce precisa dar uma estudada em regulagem e manutenção pra conseguir fazer isso sozinho e ficar bom.
Mas entendi como fuciona aqui, eu tava em dúvida pq tinha visto a ponte, e tem uns parafusinhos que apoia aquele "martelinho" na ponte isso daí se chama carrinho, ou saddle. é por aí que regula as oitavas e a altura das cordas. pesquise por essas regulagens pra saber como deixar (na verdade é só inverter o que estava).
Outra dúvida, o nut é encaixado por pressão só? se tirar e inverter ele será que vai ficar bom que nem antes? sabe o melhor jeito de fazer isso sem danificar nada? é colado. veja o video do nosso camarada hellgod existe sim uma chance de quebrar e ter que comprar outro.
|
hellgod Veterano |
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar
LorenzoFerrari O kiki está certo, eu ja tenho uma certa experiência em 'manutenção', se tu não sabe como proceder, leve num luthier, o nut pode quebrar, e eu digo por experiência própria, quebrar o nut é uma fria, pois tem que ser o nut certo, pois eles não são padronizados, cada instrumento geralmente tem um 'formato'.
|
# fev/13
· votar
é, falei com um luthier esses dias pra v quanto ele cobrava, 90 reais... fora as cordas ¬¬ perguntei só do nut, ele disse q ficava 40 reais, e falou que não dava só pra inverter, tinha que fazer outro..
aí agora complicou a situação.. se n achar outro mais que cobre menos, o jeito eh tentar tocar como destro.. kkk
|
hellgod Veterano |
# fev/13
· votar
LorenzoFerrari Amigo, se tu não tem muita prática no contra-baixo, realmente recomendo para ti tocar como destro, eu comecei como canhoto também e só me deu dor de cabeça... e hoje toco como destro e tá tudo bem, hehe mais fácil para comprar instrumentos, mais variedades e sem gambiarras, por exemplo inverter um instrumento "dresto" para canhoto... recomendo sériamente tu tocar como destro mesmo, vai facilitar sua vida como músico.
|
# fev/13
· votar
tentei tocar um pouco aqui como destro, mas sei la, n encaixa, fora que tocar d canhoto é mt mais style hahaha
dei uma olhada no nut aqui, da pra inverter ele de boa, parece que um lado só é algum mm maior que o outro, em tese as cordas iam ficar meio na diagonal. alguem sabe se isso acontece mesmo e se essa diferença (bem pouca) vai fazer alguma diferença tbm?
|
kiki Moderador |
# fev/13
· votar
LorenzoFerrari parece que um lado só é algum mm maior que o outro, em tese as cordas iam ficar meio na diagonal. nao deveria
se essa diferença (bem pouca) vai fazer alguma diferença tbm? em teoria, vai. vai mudar o comprimento da corda e vai ficar atravessado na curvatura da escala. na pratica, acho que nao. essas coisas que te falei vao ser em tamanho desprezivel.
|
hellgod Veterano |
# fev/13
· votar
LorenzoFerrari A diferença vai ser que as cordas teriam que forma um angulo com o braço mais ou menos assim ( , não exatamente como um C, um pouco mais reto.. E invertido não vai ficar certo umas cordas ficaram mais altas e outras mais baixas, o que pode ser um pouco desconfortável.
|
Claudio Zotelli Veterano |
# fev/13 · Editado por: Claudio Zotelli
· votar
Leva num luthier, troca o nut e faz as regulagens de oitavas, e sobre os caps invertidos nada á ver os baixos da cordor são assim tbm , até dizem que o som fica mais equilibrado com os caps invertidos!
|