Compra no exterior - relato de caso

    Autor Mensagem
    Ascaris
    Veterano
    # ago/10


    Relato aqui como foi minha experiência de comprar em um site estrangeiro, pra servir como mais uma referência pra alguém no futuro. O site em questão é o www.thomann.de , da Alemanha.
    Comprei um baixo hofner, da ignition series, a linha mais barata feita na Indonésia. Optei por pedir na internet pois queria uma versão canhota e não achava nenhum baixo canhoto de valor intermediário por aqui. Achei o acervo da Thomann muito bom, muitas opções, inclusive tem até um punhado de instrumentos canhotos. Paguei, pelo hofner IS e mais uma case, 250 euros. Foram 50 euros cobrados de envio, e os 300 euros de total ficaram por 750 reais pela taxa de câmbio do dia da conversão. Mas aí começaram os problemas, nada muito grave, mas eis o que houve.
    Pra pagar, eles só aceitavam cartão de crédito europeu, depósito bancário e, descobri depois, Paypal. Como não sabia disso, optei pela transferência bancária. O meu banco levou 4 dias pra fazer minha transferência, e nesse meio tempo tive que ir lá duas vezes pra assinar papéis, além de enfrentar o suspense de se o diretor lá ia aceitar ou não. Essa burocracia toda é, teoricamente, pra evitar que alguém fique enviando dinheiro pro exterior como Paulo Maluf, mas como a quantia era apenas 300 euros, achei meio exagerado. E o banco cobrou 150 reais pela operação. Ou seja, demorado e caro. Fiquei insatisfeito com essa etapa e recomendo que ninguém opte pela transferência bancária, e sim pelo Paypal.
    Aí veio o transporte. Pagamento confirmado em 12 de agosto, no dia 13 já tava na DHL. Ficou transitando pela Alemanha até o dia 16 quando colocaram no avião, barco, sei lá o que pra cá. Dia vinte chegou... relativamente rápido. Mas aí ficou preso na alfândega esperando alguma boa alma examiná-lo.... Hoje, somente hoje dia 31, recebi o aviso do correio que estaria disponível. Ou seja: 7 dias pra vir da Alemanha pra cá e 11 dias pra ir da alfândega ao balcão dos correios. Minha sorte foi que alguém na alfândega pôs que o produto só custava 120 dólares e aí só paguei cerca de 60% disso - 127 reais. Não entendi o pq isso aconteceu, visto que tinha uma notona da Alemanha dizendo que eram 250 euros... mas enfim, graças aos céus... e pra concluir, o produto veio muito bem embalado, todo protegido por sacos de ar e isopor. Chegou aqui em estado perfeito, não consigo achar um arranhão.

    Ascaris
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Resumo da ópera: fiquei sossegado o tempo todo pq numa loja grande como essa na Alemanha acho que eu não correria risco de ser enrolado. Paguei R$ 735 pros alemães, R$ 150 pro banco, R$ 127 pro imposto e correios. Total R$ 1102. Demorou 18 dias pra chegar, 22 dias se levar em conta o atraso do banco. A única loja que vendia um baixo semelhante aqui no Brasil é a gang music, que está pedindo R$ 2122 pelo instrumento, e vc tem que esperar a importação (eles pedem 15 a 30 dias, mas vi relatos de gente dizendo que pode demorar até mais que isso). Ou seja: o preço ficou MUITO mais barato (deixei de gastar 1000 reais a mais!) e a demora é semelhante, e seria bem menor se não fosse a incompetência da nossa alfândega. Valeu muito a pena pelo preço, pois nunca ia achar um Hofner, mesmo que asiático, com case, por 1100 (o equivalente da Condor eu achei por 1400, sem case e sem opção pra canhoto) e eu recomendo pra quem quiser arriscar comprar lá na Europa. Mas nunca podemos esquecer que ao chegar no Brasil pode acontecer de tudo !

    makumbator
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ascaris

    É uma loja excelente. Também já comprei com eles.

    realmente não vale a pena transferir dinheiro para contas do exterior através de bancos brasileiros, tem uns que cobram taxa de 100%! Com a vinda do Paypal para o Brasil(com escritório local), será possível transferir da sua conta brasileira para o saldo no Paypal(e então usar na loja). Nesse caso o cartão de crédito seria dispensado da operação.

    Já aconteceu comigo da Receita federal também errar no valor e eu pagar menos em uma compra de CDs da Amazon. No meu caso o funcionário colocou APENAS o valor do frete(que era baixo) e esqueceu de somar o produto. Como resultado disso eu paguei 60% apenas do valor do envio!

    leobozzo
    Veterano
    # set/10
    · votar


    excelente relato, vai ajudar muita gente, inclusive eu... bateu um G.A.S agora hehe

    SayArtur
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Parabéns bixo! Excelente tópico... Vou aproveitar e fazer uma pergunta...

    Dei uma sacada no site e coloquei um baixo e um bag da Ibanez... Apareceu o frete de 20 Euros na cesta de compra...

    Esse será realmente o frete cobrado ou eles vão calcular qdo fizer o pedido? Como foi o cálculo do frete no seu caso?

    Ascaris
    Veterano
    # set/10
    · votar


    esse cálculo acho que é pro país da Europa que ele pensa que vc está... quando vc disser que é Brasil, eles vão recalcular o frete. E vão também tirar o valor do imposto lá da Europa, que já tá incluído no preço do produto (o tal de VAT). A minha encomenda custava 280 no site, mas sem o VAt ficou 250.

    makumbator
    Moderador
    # set/10
    · votar


    SayArtur

    Se vc coloca o site em português, ele considera o frete da Alemanha até Portugal(pois o país da língua entra automaticamente na escolha do destino de entrega). Como o Ascaris explicou, depois vc informa o país real quando for finalizar tudo.

    Igão
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Pô, parece muito bom comprar deste site. Acho que vou comprar meu primeiro baixo daí. Diante das opções da minha cidade e preços do ML, acho que prefiro comprar aí.

    Osvaldojr
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Seu problema foi a burocracia de fazer TT no banco.É meio burocrático mesmo, mas de qualquer forma vc ainda saiu no lucro, pagando metade do que pagaria aqui no Brasil.To namorando um Warwick alemão numa loja em Berlin>www.justmusic.de, mas vou de Paypal....( preciso juntar o $$ antes neh, rsrsrsrsrs ) abrs

    IgorC
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Tô amadurecendo a idéia de comprar um amp nesse site tb...
    parabéns pela compra...
    abç

    FleeSMB
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Só uma dúvida que eu queria tirar. Durante esse processo, quando que você paga o imposto pra receita? no correio da sua cidade?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compra no exterior - relato de caso