Autor |
Mensagem |
gabriel_martins Veterano |
# jul/11
eae galera queria sabe se por acaso se o baixo empenar se ja empena de uma hora pra outra ou tem um tempo,pq vou trocar o encordoamento do meu baixo de cordas de aço para de nickel e to com um pouco de medo caso empene o braço e queria sabe se tem que fazer a regulagem em imediato ou nao precisa ter pressa. E uma outra pergunta : queria sabe como eu sei quando meu baixo esta fora da regulagem. Obrigado desde já.
|
BrUnOsOtO Veterano |
# jul/11
· votar
não..ele não empena de um segudo pro outro... ele empena gradualmente, o exato eu não sei.
quando você manda regular o baixo o luthier ajusta o tensor, oitavas, ponte, nivela os trastes, e a pestana, por aí...
se algum desses não tiver legal é porque ele pode estar desregulado
é isso ae, manolo o/
|
dibass Veterano |
# jul/11
· votar
Na dúvida leve o baixo a um luthier. :)
|
JL_Marcondes Veterano |
# jul/11
· votar
Existem mtos fatores que farão o baixo empenar.. desde a forma como vc guarda (encostado por ex), tensão das cordas, temperatura do ambiente ou exposição ao sol etc etc.. e como dito acima, não é de uma hora pra outra que acontece, mas caso não haja os devidos cuidados com seu instrumento, e não leve pelo menos uma vez ao ano ele ao médico para um check-up, digo, para o luthier dar aquele trato nele, vc estará contribuindo não só para que este problema (empenar) ocorra com facilidade como outros tb (oxidações diversas, etc etc)...
|