Dúvida na escolha do meu 1º Bass de 6 Cordas

    Autor Mensagem
    victor.karasu
    Veterano
    # mai/11


    Bom dia Bass Players, como estão?

    Bom tenho uma dúvida a respeito de uma compra, será que vocês podem me ajudar ?

    Estou sentindo a necessidade de adquirir um Bass de 6 cordas no momento (tiro alguns covers de Dream Theater, Angra, Symphony X e etc...)
    Pesquisando a algum tempo e já tendo referencia de alguns instrumentos cheguei a conclusão que compraria um Ibanez Sr 506 (testei um 505 na loja e achei D+) isso que ainda por cima meu sonho sempre foi ter um IBANEZ (coisa de Metaleiro Nerd... ahauha).

    Ai me apareceu o Cort A6 (braço inteiriço, madeiras e Captação iguais ao do SR 506), em fator de som é "exatamente" igual ao Ibanez, porém achei seu visual Tremendamente mais lindo.

    Agora chegou a grande hora... Achei esse carinha aqui, com as mesmas madeiras do Cort e do Ibanez, mais sua captação e pre não são Barto. (O que pode ser modificado futuramente uahuah, depois dessa época de vacas magras é claro).

    Pela diferença de Preços, será que este Tagima me atenderia bem?
    Particularmente, achei esse Bass mais bonito na cor da madeira... Bemmmm mais bonito.

    http://www.tagima.com.br/produto/92/millenium-6-top

    Iai caso ou compro o Tagima ?

    Abraços...

    FCLBass
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    victor.karasu
    Tentando te ajudar, pega o Ibanez ou o Cort. Já testei esse Tagima e não é nada demais. Vc até pode fazer up-grade, mas veja se compensa gastar a diferença em grana entre os baixos em captador e/ou circuito. Já tive um Ibanes Prestige (SR3006) com circuito Bartolini e captadores EMG. Simplesmente o melhor som de baixo de 6 cordas que ouvi. Eu iria de Ibanez.

    victor.karasu
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    uahuahu... cara o SR3006 é o TOP TOP pra min, sempre foi o som dele é maravilhoso (nunca toquei só vejo vídeos e artistas tocando), além de que é um dos baixos mais bonitos que já vi... mais infelizmente não é para o meu bolso...............
    Eu Jurava que esse bass da tagima ia salvar a minha vida...

    Pelo que andei pesquisando em preço está mais ou menos assim:

    Ibanez SR 506
    R$ 2.399,00

    Cart A6
    R$ 2.249,00

    Tagima Millenium TOP 6
    R$ 1.100,00

    Esses preços estão corretos?

    FCLBass
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    victor.karasu
    Não faço idéia atualmente... Mas sendo assim, acredito que com R$ 1.000,00 vc consiga melhorar o Tagima. Os preços que sei para acessórios são:
    Circuito EMG BQC - Control (para caps passivos da EMG ou outras marcas) R$ 530,00.
    Par de captadores EMG HZ - R$ 600,00
    Circuito Seymour-Duncan STC-3A (para caps ativos) - R$ 285,00
    Par de captadores Seymou-Duncan Ativos soapbar - R$ 600,00

    Considere tb a mão-de-obra do luthier. Só a ferragem do Tagima que não seria top, mas com esse conjunto vc estaria bem servido.

    victor.karasu
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    FCLBass
    Será que o som desse Tagima com estes novos pré e Caps, poderia ficar páreo a páreo com o Ibanez e o Cort ?
    Outra dúvida, na troca do pré por exemplo, se eu colocasse este BQC da EMG, eu ficaria com um Knob do Tagima sem utilização já que este circuito só tem os controles de Vol.,Bal.,Bass e Treble ? No caso do STC-3A eu também perderia um Knob, devido o fato do controle de Bass e Trable ser duplo?

    Lembrando que no controle Original do Tagima temos:
    Vol., Bal., Bass, Mid. e Trable. (5 Knobs)

    Abraços

    FCLBass
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    victor.karasu
    Tem circuito da EMG com 5 knobs. O BQS Control tem médio concêntrico, grave, agudo, volume e balanço. Não sei mesmo se o Tagima ficaria páreo para os demais... Isso é um tiro no escuro. Pode valer muito a pena ou simplesmente gasto de dinheiro.

    victor.karasu
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Será que os Luthiers do forúm poderiam falar um pouco mais sobre este bass ?
    Tem poucas infôrmações sobre ele na net...

    Tagima Milleniun Top 6

    Corpo: Mahogany
    Tampo: Rosewood
    Braço: Maple. Escala: Rosewood, com 24 trastes com marcações em abalone Nut (capo traste): 55mm
    Captadores: 2 Soap Bar
    Ponte: Monorail cromada
    Pré: Ativo 9V
    Controles: 1 controle de volume, 1 de balanço, 1 de agudo, 1 de médio, 1 de grave
    Tarraxas: Cromadas e blindadas
    Cores: Natural

    Abraços

    victor.karasu
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Revivendo...

    Bom achei esse tagima mais barato ainda... 802,00 dilmas... acho que vo levar sim, outra ainda acho ele melhor que os Ibanez Grs, Washiburn XB 126 e os condors xb 26a (que estão quase na mesma faixa de preço).

    GugaBass
    Veterano
    # jun/11
    · votar



    Revivendo...

    Bom achei esse tagima mais barato ainda... 802,00 dilmas... acho que vo levar sim, outra ainda acho ele melhor que os Ibanez Grs, Washiburn XB 126 e os condors xb 26a (que estão quase na mesma faixa de preço).


    Velho, Nem sempre esse investimento em um instrumento um pouco "inferior" valerá mesmo a pena, te digo isto por experiência própria, já tive um Tagima B2 e coloquei circuito e captação EMG, resultado... não foi o esperado pra mim a única coisa que ganhei foi mais grave e mais ganho, claro que as madeiras influenciaram muito mais mesmo assim eu sentia que faltava "algo" no instrumento, tipo a sua construção é dferente o acabamento o tratamento que dão a madeira, enfim todo o conjunto irá fazer a diferença.
    Após isso troquei ele por um Ibanez SDGR SR406 de 6 cordas, e logo de cara senti a diferença mesmo com o outro bass tendo captação EMG e circuito, não gostei da UP que fiz nele e me arrependi. Hoje sou feliz com meu Ibanez! =D!! A primeira coisa que fiz nele foi trocar os captadores pelos Seymours Bassline e gostei muito do resultado, um médio muito roncado e um punch muito forte que esses captadores têm, após isso foi no meu luthier e reformei o bass todo de tão feliz que fiquei, troquei as madeiras do centro do corpo coloquei Cedro rosa, Jacarandá e Ébano, tirei a tinta preta e deixei ele natural, aproveitando as madeiras das laterais do corpo que são em Maple e pintei ele com verniz fosco cara ficou show! Um bass de respeito um som espetacular, não troco e nem vendo! Recentemente troquei as tarrachas pelas gotoh e velho valeu cada centavo e meu bass ainda está com o circuito original de fábrica, to juntando uma grana pra colocar um Aguillar e com certeza irá dar muito certo mesmo ele não sendo de uma série top, atendeu minhas necessidades a mais do que eu esperava.
    Resumindo não adiantar poupar e depois se arrepender! Fica ai minha experiência!

    Abraço!! (vou postar as fotos dele depois!)

    victor.karasu
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    GugaBass
    Compreendi... o lado bom de fazer upgrades é que vc sempre pode utilizar seus caps e circuito em qualquer baixo que vc tenha.
    Mais enfim acho que sua lógica é correta.
    Como é ruin tentar ser música no Brasil uhauah...
    Bom de qualquer maneira ainda acho que vou procurar um Bass um pouco mais barato para iniciar os estudos nas 6 cordas.

    jhonny.bear
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: jhonny.bear
    · votar


    victor.karasu

    pega o tagima e um equalizer da groovin!!nao troca nada, nao faz upgrade nenhum!! Se vc sentir necessidade de pegar um melhor depois, vc vende o tagima e compra seu ibanez, ou cort, ou yamaha, sei lah vai depender do seu tempo($$)!!mas se as especificações do baixo te agradaram e meio caminho andado, agora o negócio e testar pra ver se tu se agrada!!

    PS: de valor aos brasileiros, nos fazemos produtos muito bons tb!! E antes que alguém comece a criticar meu equip e formado por um condor e um meteoro!! ok!? ;-)

    victor.karasu
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    jhonny.bear
    Concordo plenamente com o que vc falou, toda vez que eu vou comprar algo penso sempre em comprar da fabricação nacional, porem nem sempre são tão bons assim.
    Mais tenho preferencia por produtos brasileiros.

    Voltando ao bass, eu já possuo este groovin que vc comentou, um compressor da boss um bdi21 e um bass overdrive da groovin. Mais pretendo trocar tudo isso por outros pedais mais bacanas...

    jhonny.bear
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    victor.karasu

    cara seus pedais são legais, pra quem gosta!!
    Eu particularmente não gosto de distorção em baixos, tb não sou muito adepto aos compressores e limiters. Na verdade não gostava da idéia de pedais de efeito no baixo mas hoje mudei minha visão e estou pensando em montar um set de pedais pra mim!!
    O meu set vai ser:
    baixo --> equalizer --> envelop filter --> chorus --> reverb --> di --> ampli

    quanto ao seu bass EU acho os tagima uma ótima relação custoxbenefício e a madeiragem desse que vc tá de olho e muito legal!! Já o tratamento das madeiras tb acho legal mas não sou o mais indicado pra te falar sobre isso!! Deixa o Bertola da o parecer dele a respeito disso!!
    Abc

    samuelbreder
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: samuelbreder
    · votar


    Cara, se puder, pega um ibanez ou cort mesmo, depois vc junta dinheiro pra comprar efeitos e melhorias. Eu juntei dinheiro quase um ano pra pegar meu Ibanez BTB 555 e não me arrependo, hoje, quase 5 anos depois, ele continua inteiraço e nunca me deu problema.

    Ah, outra coisa: se der, olha um de 6 cordas q tenha duplo tensor no braço. baixos com braço muito largo tendem a empenar em "parafuso", e o duplo tensor evita isso

    victor.karasu
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Esqueci um grande detalhe também!
    Eu já tenho meu bass principal... um Rockbass Corvette 5 cordas Ativo, por isso queria pegar esse tagima para ser além de um Backup, um bass para iniciar os estudos mais aprofundados no tapping...

    Falando em distorção no baixo, eu também não sou fã não, o único tipo de distorção que curto é as que o Muse usa, mais acho tem ali tem Synths, oitavadores e envelops... o Overdrive que eu tenho é só um quebra galho mesmo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida na escolha do meu 1º Bass de 6 Cordas