Problemas com pizzicato e ataque as cordas

    Autor Mensagem
    John Paul Jones II
    Veterano
    # abr/11


    Bem,toco contrabaixo a um ano,que foi quando pude comprar o meu,e desde entao estudo de maneira autodidata.Eu achava que estava me desenvolvendo bem no contrabaixo,principalmente no pizzicato.Até que recentemente levei meu contrabaixo no luthier para ele fazer uns reparos.Quando o contrabaixo retornou do luthier senti que nao estava precisando fazer tanta força na mao esquerda,porem quando fui usar a mao direita para tocar percebi que as cordas,principalmente a MI estava fazendo um som bem estalado,devido as cordas estarem atingindo o braço.Perguntei ao luthier se isso era normal e ele disse que sim,inclusive pegando meu contrabaixo e tocando normalmente,saindo um som bem encorpado.Perguntei a ele o porque da minha maneira de tocar fazer as cordas baterem no braço(o que me irrita bastante,gosto do som o mais limpo possivel,mas acabei por tocar atacando bastante as cordas por comprar um baixo mal regulado,provavelmente com as cordas um pouco altas demais,e acabei me acostumando a essa maneira de tocar erronea)e ele disse que era porque eu atacava as cordas demais e que devia faze-las vibrarem paralelamente ao braço,ao contrario do que eu estava fazendo.A minha duvida é se essa dica que ele me passou é realmente veridica,se realmente eu devo fazer as cordas vibrarem de maneira paralela ao braço,evitando assim que as cordas batessem no braço.E,se possivel,algumas dicas para evitar esse som estalado e manter um som mais encorpado no contrabaixo.
    Obs:fiz esse topico porque nao achei nada tao especifico por aqui.
    Desde ja agradeço

    rodsom
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    John Paul Jones II
    primeiro, da uma lida aqui
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/104917/
    vai te esclarecer muita coisa, principalmente no terceiro post, que diz que a maneira certa de tocar a corda é raspar o dedo na corda, em vez de "estilingar". o problema é justamente isso que ele falou, somado ao fato de vc ter estudado com instrumento desregulado. mas nao preocupa nao, rapidinho vc acostuma com o "novo instrumento".

    SchmidtBass
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    rodsom

    Legal esse tópico, mas acho que o que o John Paul Jones II precisa é diferente.


    John Paul Jones II

    Amigo, é o seguinte. A posição da mão influencia muito nesse quesito. Passei por isso recentemente, estava tendo problemas com a mão em possível angulada - vestígios do rabecão.

    Tem duas coisas que são interessantíssimas de se trabalhar no seu caso: posição da mão e dinâmica.

    Primeiro seria interressante você dizer / mostrar onde você toca o baixo. Como não dá, vamos fazer diferente.

    A idéia é: você geralmente deve treinar sentado, correto? Tenta ajustar o baixo em uma altura que seja similar para as duas situações, sentado estudando e em pé tocando. Vai ficar parecendo tiozão, vai. F*da-se. É a melhor posição. A partir daí, foca sempre em apoiar a mão direita no corpo, de forma que a força para tocar não fique no pulso, e sim no ante-braço.

    Aí, você começar a trazer o movimento como disse seu luthier, mais paralelo ao braço do baixo. Fique claro que situações / músicas exigem maior ataque.

    Antes de tentar isso que te sugeri, grava-se e manda um vídeo para nós. Aí fica mais fácil analisar.

    Abraço e bons estudos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com pizzicato e ataque as cordas