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jeffcout Veterano |
# mar/11
Oi pessoal, lá vem eu com minhas dúvidas novamente.
Eu já aprendi alguma coisa de violão, já até toco algumas musicas com cifra, mas queria já ir pegando alguma coisa no baixo pois é o meu alvo. Então a dúvida:
Posso tocar músicas inteiras olhando as cifras e tocando só a tônica dos acordes? Isso e tocar baixo? Ou só vou tocar corretamente se fizer arpejos e usar a terça e quinta... de cada acorde? Desde já grato!
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has4 Veterano |
# mar/11
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jeffcout
Na minha opinião, Não, nem sempre só a tônica, pois, imagino que, sabendo ao menos a tríade dos acordes maiores, menores, etc, você poderá variar entre estas e outras notas da respectiva escala.
Agora, óbvio, terá que ter uma lógica melódica para acompanhar o arranjo, olhando as cifras, sentindo a melodia e a idéia da música, para, por exemplo, improvisar no baixo executando. E essa técnica vale também para músicos que leem cifras e excutam instumentos de sopro, corda e tecla.
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jeffcout Veterano |
# mar/11
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has4
Será que você tem uma música cifrada e a respectiva em tablatura para eu entender melhor como você faz para tocar? Ou se eu te mandar uma cifra você faria para mim?
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felipe adonai Veterano |
# mar/11
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dexa a musica te levar.... sente ela enquanto estiver tocando e sabera o q fazer arpegios, escalas, acordes, quintas, oitavas etceteras nao existe uma regra
peace for all keep rocking \m/ >.< \m/
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LeandroP Moderador |
# mar/11
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jeffcout
Tocando as notas das tríades é mais certeiro.
Mas por exemplo, se você não quer enfatizar se é o acorde ou tríade é maior ou menor não toque a terça da tríade.
É muito comum utilizar a tônica e a quinta invertida (que vira quarta) em linhas de baixo.
Estude os shapes (desenhos) das tríades fundamentais, que são:
maior: T, 3, 5 menor: T, b3, 5 aumentada: T, 3, #5 diminuta: T, b3, b5
Em alguns casos as tríades maiores podem ter a 5a substituída pela 6a maior, sendo: T, 3, 6
As "inversões de tríades" são interessantes e muito comuns também.
De um modo geral depende de um contexto que vai além da harmonia em si.
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jeffcout Veterano |
# mar/11
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E será que alguém tem uma musica com a cifra e a tab? Ai da para eu entender melhor e ai ir aprendendo. Obrigado e abraços...
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LeandroP Moderador |
# mar/11
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jeffcout
Não acho que caminho seja por aí... Melhor estudar os intervalos, formações das tríades (veja no sistema de busca do fórum). Sendo sincero, a tablatura só vai atrapalhar se você não tiver uma boa compreensão do assunto.
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Leo Limabass Veterano |
# mar/11
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ae jeffcout
começe pegando musicas faceis só com a tonica, e aos poucos pegue algumas mais elaboradas. no inicio, tente pegar uma musica e ler as cifras tocando só a tonica do acorde pra vc ir se acostumando com o baixo. Pra isso, vc tem que saber identificar as notas no braço do instrumento, entender o que sao #(sustenido) b(bemol) e as triades (maior e menor). isso é o basicao do basicao.
aqui tem um material bem legal que fala sobre tudo isso: http://www.mvhp.com.br/baixo4.htm
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LeandroP Moderador |
# mar/11 · Editado por: LeandroP
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G--------|---------|---------|--------- D--------|---------|---------|--------- A----2-5-|----1-5--|----2-6--|----1-4-- E--3-----|--3------|--3------|--3------ G Gm Gaum Gdim <-- tríades em Sol
Caindo em contradição, postei a tablatura acima pra ilustrar as 4 tríades básicas no tom de Sol.
Com as inversões as possibilidades aumentam consideravelmente.
Experimente em outros tons e oitavas diferentes também.
Atente-se às sonoridades peculiares que cada tríade apresenta (incluindo as inversões).
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jeffcout Veterano |
# mar/11
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Eu já até tenho um pouco (bem pouquinho) de conhecimento em escalas e formação de acordes, maiores, menores, com sétima, diminuto e meio diminuto. Como eu disse bem pouco.
Mas se a idéia seria usar as tríades e tétrades no baixo em arpejo eu terei que treinar e ser muito rápido, pois tem musicas que os acordes são trocados muito rapido. Não é isso?
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LeandroP Moderador |
# mar/11
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Mas se a idéia seria usar as tríades e tétrades no baixo em arpejo eu terei que treinar e ser muito rápido, pois tem musicas que os acordes são trocados muito rapido. Não é isso?
Não é bem isso. Você treina, exercita pra adquirir técnica, fluência, mas não precisa tocar todas as notas da tríade quando tocar uma música cheia de acordes. Leve numa boa, toque pra música. Muitas vezes só a tônica resolve. Lembre-se de que a música não é feita apenas de notas. Tem as tietes, digo, a parte rítmica também.
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felipe adonai Veterano |
# mar/11
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jeffcout
é isso aí mano, como o LeandroP disse, tem as tietes, digo, tem a parte ritmica também xD
mas serio, acho que voce esta sendo meio robótico, musica é arte, não há formulas definitivas e predestinadas [é o q eu acho]
são inumeras possibilidades, voce pode desde ficar so nas tonicas o tempo todo em certas musicas ou fazendo as triades completas o tempo todo, ou usa-las apenas nas passagens é tudo muito relativo, entra uma questao de sentimento no meio, voce tem que ver/ouvir/sentir o q a musica manda
fica estranho se vc pegar, colocar um forró e ficar dum dum dum dum dum dum dum dum.... assim como ficaria estranho vc pegar um death e ficar no gingado tun ... tun dun du dum ... tum tum... tum plect tu du dum... puts foda tetar reproduzir o som q eu to pensano aki xD
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kiki Moderador |
# mar/11
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jeffcout cada estilo pede uma forma de interpretar a cifra no baixo. (alias, a cifra foi inventada justamente pra deixar o arranjo aberto pra cada um fazer como preferir)
algumas musicas voce segue só a tonica. é o mais basicão. serve pra qualquer musica, e tambem deixa a varias delas sem graça.
depois tonica e quinta e depois faz a triade, ou algum arpejo.
por exemplo, em rock classico (tipo chuck berry, elvis, blues, e começo de beatles) é comum coisas assim:
G---------------------------------------------------2-5-- D-----------------------------------------------2-5------ A-------2----------2-4--------------2-3-5-----3---------- E-0---4-----0---4-----------------3----------------------
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has4 Veterano |
# mar/11
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jeffcout Sendo sincero, a tablatura só vai atrapalhar se você não tiver uma boa compreensão do assunto.
LeandroP pois tem musicas que os acordes são trocados muito rapido.
jeffcout Muitas vezes só a tônica resolve. Lembre-se de que a música não é feita apenas de notas
Tá aí, tudo muito bem explicadinho. Olha, se vc já tem o conhecimento que disse ter, falta apenas usá-lo. É óbvio que o fato de vc saber que no acorde de DÓ MAIOR, por exemplo, há a tríade: DÓ MI SOL, nao quer dizer que você tenha que fazer as três dentro de um 'tempo rápido' como você disse. Depende do contexto da música e também do que já disseram:
são inumeras possibilidades, voce pode desde ficar so nas tonicas o tempo todo em certas musicas ou fazendo as triades completas o tempo todo, ou usa-las apenas nas passagens é tudo muito relativo, entra uma questao de sentimento no meio, voce tem que ver/ouvir/sentir o q a musica manda (ou pede).
Sacou? Tá tudo aí! Agora se quiser praticar, sugiro assim:
Pegue algumas músicas e despreze os baixos que já existem, daí, pegue uma cifra da escolhida música, e vendo as cifras, execute as tríades respectivas acompanhando, brincando e lendo cifras... vc pode errar à vontade, pois não está num show e sim exercitando, então, você sentirá o que ficará legal ou não, e desenvolverá isso com o tempo e com a prática, além de, desenvolver a sua própria sensibilidade e criatividadentro do que a arte musical oferece ilimitadamente.
Boa sorte, man!
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jeffcout Veterano |
# abr/11
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Pessoal, eu consegui entender, e também agradeço a todos pela grande ajuda.
Mas será que algum de vocês tem músicas (tabs) evangélicas? Tenho procurado mas está bem difícil de de achar.
abs.
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Jonhp Veterano |
# abr/11
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Jeff,
Sinta a musica cara, tem musicas que você percebe a necessidade de Incluir uma terça, uma quinta, uma setima em cada acorde, se a passagem e muito rapida, jogue uma tonica e logo depois outra sem problemas, e lembre-se de sempre seguir o bumbo da bateria, pra um inicio ritmico tudo que o bumbo da bateria fizer... você tambem deve fazer, so que no bumbo você terá apenas tum, tum, tum e no baixo a cada tum do bumbo da baterá você tocará uma nota! vlwww
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rodsom Veterano |
# abr/11
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Jonhp a cada tum do bumbo da baterá você tocará uma nota! vlwww
nem sempre...
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jeffcout Veterano |
# abr/11
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rodsom
Como assim nem sempre? Dá uma ajuda mais especifica ai.
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LeandroP Moderador |
# abr/11
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jeffcout Como assim nem sempre?
Porque na música tem sempre o "nem sempre" °.°
Porque em geral o bumbo é tocado nos tempos fortes de um compasso.
Num compasso 4/4 em rock você pega como base o bumbo nos tempos 1 e 3 e as caixas nos tempos 2 e 4. Contando os compassos 1, 2, 3, 4 você pode tocar o baixo junto com o bumbo, nos tempos 1 e 2. O espaço entre esses tempos (tempos 2 e 4) você pode tocar o intervalo de 5a do acorde ou a 3a, ou a 8a.
Não conheço regras definidas. Tocar em conjunto com um baterista ajuda muito a desenvolver suas linhas de baixo, muitas vezes sem uma harmonia de um guitarrista ou um tecladista por exemplo.
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Osvaldojr Veterano |
# abr/11
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Basicamente é isso, toca a tônica do acorde em questão e acrescente as outras notas da escala que fazem parte do acorde....
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rodsom Veterano |
# abr/11
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jeffcout Como assim nem sempre?
tem musica que o bumbo encontra com o baixo só uma vez no compasso, tem musica que o bumbo nem encontra o baixo... nao tem regra certa nao, a experiencia vai te ensinar isso.
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jeffcout Veterano |
# abr/11
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Pessoal. Muito obrigado pela ajuda de todos, já sei que tenho que estudar muito mais sobre o assunto... Se tiverema mais alguma coisa que me ajude (vídeos, apostilas, músicas) serei muito grato...
abs.
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