compartilhando meu upgrade + pequena duvida

    Autor Mensagem
    rodsom
    Veterano
    # nov/10


    tenho um tagima tg6b e semana passada eu resolvi comprar um circuito ativo novo pra ele. tava cansado do original, um tone bass com eq de duas vias, e comprei no site da malagoli o mesmo tone bass, so que com eq de tres vias. fiz pequenas alteraçoes nele pra deixa- lo mais "Rodsom" e instalei.
    Ate agora, eu gostei muito dele, pelo menos escutando no porta pro (nao tenho amp que presta) ele nao me contrariou em nada. timbra facil, deu outra versatilidade no baixo. só senti falta de um pouco mais de agudo, mas é porque as cordas estao velhas... mas é só dar aquela famosa fervida que resolve.
    a duvida é a seguinte: o ganho dele é um pouco menor que o normal mesmo? ele ta dando quase que o mesmo ganho de um baixo passivo. da pra fazer alguma coisa pra melhorar isso, tipo trocar o pot de volume? ele veio com um pot de 25k.

    murilomga
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Rodsom,

    Eu tive um baixo que era ativo e eu considerava a saída um pouco fraca. Levei para um Luthier e o cara trocou (ou o potenciometro ou alguma resistência, não tenho certeza) e aumentou bem a saída.... não alterou em nada na qualidade do som e talz.. só o ganho que deu uma aumentada legal.
    Fica a dica aí...

    rodsom
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    murilomga
    entao, pode me falar mais detalhes? foi o de volume que foi trocado? ele aumentou ou diminuiu o valor dele?

    murilomga
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    RODSOM

    Eu conversei com um amigo que sempre faz alguns ajustes/servicinhos de luthieria para mim (mas não foi ele que fez a alteração no meu baixo).
    Segue abaixo o histórico da conversa contendo a explicação dele sobre oque possivelmente foi/pode ser feito:

    -------------------------------------------------------------------------------
    Murilo diz (14:55):
    *seguinte
    *meu baixo fretless, eu considerava que ele tinha uma saida meio fraca
    *pouco ganho.
    Murilo diz (14:56):
    *daí eu levei para um luthier (faz muito tempo) e ele trocou uma resistencia ou um potenciometro, ou sei lá o que... e aumentou em cerca de 40% o ganho
    *ficou excelente..
    *voce saberia dizer, talvez, o que é que foi trocado ?
    João diz (14:56):
    *ele é ativo ?
    Murilo diz (14:56):
    *sim
    João diz (14:57):
    *mexendo na placa do circuito ativo
    *tem como aumentar o ganho trocando os resistores que polarizam o tranzistor o CI.
    Murilo diz (14:57):
    *se eu não me engano, ele trocou uma resistencia
    João diz (14:59):
    *trocando as resistencias do BIAS do amplificador, vc altera o ganho
    *outra possibilidade é trocar o proprio CI ou transistor amplificador
    *são basicamente apenas 2 resistores onde vc mexe
    *o ganho é dado pela divisao de um pelo outro
    *alterando o valor de um vc já altera o ganho
    João diz (15:02):
    *só precisa tomar o cuidado de colocar valores condizentes com o componentes e com a voltagem de alimentação
    João diz (15:03):
    *hehe
    *uma outra possibilidade é trocar o potenciometro de volume
    *aumentando o valor dele
    João diz (15:04):
    *mas a primeira é a melhor
    João diz (15:09):
    *mas se o amplificador tiver sido bem projetado, alterar o pot de saída não dá efeito.
    João diz (15:10):
    *só muda a curva
    *mas o volume maximo continua o mesmo

    ---------------------------------------------------------------------- ---------

    Espero ter ajudado...

    ABÇ...

    rodsom
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    murilomga
    uma outra possibilidade é trocar o potenciometro de volume
    *aumentando o valor dele


    suspeitei desde o principio... no meu caso, é a unica coisa que eu vou poder mexer, porque o circuito ativo que eu coloquei é encapsulado, nao da pra ter acesso aos componentes. tenho um de 250k aqui, vou experimentar ele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a compartilhando meu upgrade + pequena duvida