uma pequena ajuda na construmção do meu baixo, por favor

    Autor Mensagem
    ferrera_
    Veterano
    # jun/07


    dae galera, estou montando um baixo pra mim, que provavelmente eu vou mandar fazer pro final do ano. Graças ao forum pude tirar dúvidas sobre madeira, que por um acaso já me decidi em relação a mesma, do braço e do corpo, que seriam pau-marfim e mogno, respectivamente.

    Agora estou em dúvida em relação aos captadores pra colocar nele.
    gostaria que me ajudassem com alguma idéia de captador, estou pensando em um baixo bem "eclético"(por assim dizer), ou então versátil, com o grave, médio e agudo bem legais e talz.
    se devo colocar uma captação passiva ou ativa, também iria ajudar.
    ele será 4 cordas a principio.

    Bom é isso.
    Peço a ajuda de vcs. Obrigado. ^^

    GugaBass
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cara vc vai botar circuito nele? se fosse pra dxar ele passivo eu botaria os fender cunstom shop "60 mas vc vai botar humbucking? pj? jb? soapbar? especifique melhor oq vc qr...
    abç!

    ferrera_
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: ferrera_
    · votar


    eh, foi mal esqueci esse grande detalhe..>.<

    eu pensei em botar aqueles humbucking Music Man, ou então Jazz Bass, isso se o circuito for passivo.
    caso ativo pensei tbm no Barolini MK1, mas pra precission, ou aqueles JB que é usado nos Amaze da ESP japonesa. link para o ESP http://www.espguitars.co.jp/original/amaze/index.htm

    esses ativos com equalização de 3 bandas.
    vlw

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ferrera_

    Meu eu colocaria, um cap, MM seymour duncan, e circuito tb...canhao..

    ferrera_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    é, depois de eu ouvir um baixo do eu professor que tem um MM seymour, eu fiquei muito, mas muito afim de colocar esse cap mew!!
    muito tesão o som que ele fazia!!!

    leonardodrummond
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cara, se vc quer muita versatilidade, eu não recomendo EMG, por exemplo. O som deles (na minha opinião) gira muito em torno de uma mesma coisa, e é difícil conseguir algo muito diferente. É um som bem limpo, vale dizer.
    Eu vi há pouco tempo um baixo que o Eliezer de Lara fez pro irmão do meu tio, e achei o conjunto maravilhoso, a captação e o circuito também! Deve ter sido o baixo com maior variedade de timbres que eu já vi! Era uma cópia do Fodera Emperor Deluxe (parecidíssimo com esse aqui), e o circuito e captação eram Bartolinis. Essa captação é usada em alguns Foderas pelo que o Eliezer disse, e o circuito é cópia do Mike Pope. Então, se é pra dar uma sugestão, essa é a minha! Ah, e o modelo do captador é esse mesmo da foto, um duplo Jazz Bass (não sei exatamente o nome, acho que é humbucker com dual coil, me corrijam se precisar!)! Só tem um problema, o preço é bem alto. Mas, como vc não disse preço, é o que eu sugiro.
    Abraço!

    conehc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ferrera_
    Os mk-1 vc so consegue se for usado ou se ja tiver um baixo que ja venha com mk1 de fabrica (ele é vendido só como peça de reposição apesar de ser anunciado em alguns sites)

    Outra, ja vi gente reclamar que os captadores humbucker modelo MM sao agudos demais quando usados em modo pasivo, ou seja, se for ter um captador desses tem que ser ativo, e outra, se vc quer versatilidade, nada como um ativo com chave pra transformar em passivo.

    Se eu tivesse fazendo um baixo desses, eu colocaria a seguinte configuração:

    Cap saymour duncan modelo MM na ponte
    Cap saymour duncan modelo JJ no braço
    Ciricuito ativo da saymour suncan de 3 bandas (grave, medio, agudo) com chave de midi scope (300 ou 600hz) ou entao com medios semi-parametricos e colocaria tambem uma chave 3way pra colocar o humbucker da ponte em serie, paralelo ou single, alem de uma chave pra deixar o circuito ativo ou passivo (pode ser push pull) e um stack pot que contenha o volume e o master tone...

    ferrera_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    THE BASSMAN
    leonardodrummond
    conehc
    pô caras, valeu mesmo ai!!
    me decidi, eu vou fazer o que o conehc falou.
    Me senti atraido quando eu comecei a ler..
    demais!!!

    se tudo der certo vai ser O baixo!
    muito obrigado!

    conehc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ferrera_
    um baixo com essa config era tudo o que eu queria... mas ultimamente eu nao tenho dinheiro nem pra cagar na rodoviária....

    ferrera_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    huHEUEHAuhAEuAEHuEAH

    só uma dúvida..
    teria uma foto desses seymour JJ??
    eu procurei no site da ESP e nao tinha.. esse ai..(só se eu passei direto)
    vlw

    conehc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ferrera_
    cara, foi mal, eu errei, é so J hehehe na verdade um single... pensei nele pq vc pode ter um som de jb se quiser, um som de mm se quiser, uma combinação dos 2, enfim, é possibilidade que acaba mais... nao sei se eles tem um "humbucker com dois polos de 5mm por corda aparentes" (JJ), mas depois vou dar uma olhada la no site..

    ferrera_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    eu olhei e nao tem.. eh single mesmo
    e o foda, esse cap eh praticamente o mesmo preço de o preço do MM..
    minha sorte que tem um cara aqui em floripa que ele faz répolicas PERFEITAS!!!!!! PERFEITA MESMO!!!! dos caps..
    e eh beeeeem mais barato!
    tipo, um cap de MM que eu pagaria uns 800 conto +/-, eu pago provavelmente uns 400 ou 300 conto no maximo ou até menos..
    =DDD

    conehc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ferrera_
    o cap custa caro mas o som é porrada.. o Jfactor aqui do forum tem um baixo com essa config de caps... (e circuito tambem)... depois vc da uma perguntada pra ele o que ele acha desses caps...

    Shakal
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Poe 2 humbucker, ou 1 humbucker e 1 single. Vc consegue atingir uma vasta gama de timbres com as regulagens. ;)

    ferrera_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    como eu faço pra perguntar pessoalmente pra alguem?!
    tipo, mandar pms e tals..
    tem como?!
    vlw

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    coloca dois captadres duplos

    conehc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ferrera_
    cara, boas noticias pra vc... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-58206563-captador-nbs-hm2-dual- jazz-p-5-cordas-especial-_JM

    faz contato com ele pelo e-mail que ele deve fazer mais barato ainda... um cap estilo mm e outro estilo jj...

    e se vc reparar bem, todos sao no estilo 4 condutores + malha, o que te da a possibilidade de colocar chaves pra ligar cada um em serie/paralelo/split...

    ferrera_
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: ferrera_
    · votar


    uooow..
    que foda!!1


    a única coisa ruim,é que eu só irei mandar fazer o baixo pro final do ano..
    (atualmetne não estou com muita grana, só estava pesquisando mesmo)
    mas muito obrigado mesmo!!!
    =D

    NESCAU
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cara, se vc quer muita versatilidade, eu não recomendo EMG, por exemplo. O som deles (na minha opinião)
    Senhor, tenha piedade, eles nao sabem oque falam... ;)

    ferrera_
    para "definir a versatilidade" do seu instrumento, precisamos saber de coisas do tipo: qual madeira vc quer usar, que tipo de captação vc quer usar, qtas cordas vai ter o seu instrumento e o principal, qto vc quer gastar com o baixo e com a captação.

    conehc
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    ferrera_
    ah, como ta barato, as vezes rola de vc comprar os captadores e deixar guardado ai na sua casa, no final do ano vc compra o resto... nao sei se o alex ainda vai continuar fazendo esses caps, pelo preço ele deve estar querendo se livrar de ponta de estoque (so ele pode falar).... qualquer coisa tem um topico por ai tem "baixo nbs" no nome... pergunta la que de vez enquando ele aparece naquele topico...

    Ala
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    quem disse que EMG não é versatil esta dizendo besteira.

    E outra coisa, muitos Fodera's usam Emg, inclusive o que o Victor Wooten mais usa esta com captação Emg ativa.

    leonardodrummond
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ala
    Cara, a questão é que não acho que o som deles tenha muita versatilidade (leia-se variedade de timbres), entendeu? Por exemplo... num dos meus baixos, quando coloco no captador da ponte ou do braço a variação de timbre é absurda! Já o outro baixo, que um par de humbuckers EMG, não tem uma variação nem de perto tão grande, e olha que ele ainda tem Vari-Mid e controle de médios, coisa que o outro não tem. Já ouvi coisas parecidas, não estou me baseando só na experiência própria.
    O que quis dizer é que o som dele é muito limpo, sempre girando em torno da mesma coisa, de certa forma. Não ache que isso seja uma coisa ruim, faz parte da "personalidade" do captador.
    Vc falou dos Foderas, mas acredito que a variedade timbrística deles não é por causa do captador, mas sim pelo circuito Mike Pope. E quanto ao baixo do Victor Wooten, sempre o vejo usando o mesmo tipo de timbre.

    ferrera_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    NESCAU
    hmm, eu disse que madeira eu vou usar, e que vai ser de 4 cordas, está no início do tópico por sinal. E pelo que eu perguntei no luthier que eu vou mandar fazer, vai sair por 1500 reais, meio salgadinho o preço, mas mesmo assim vai ser foda e não irei me arrepender depois!! =D

    conehc
    uma outra pergunta, quanto a comprar e deixar guardado, será que o cap não pode vir a sofrer nenhum defeito pelo tempo guardado?!ou até mesmo oxidação. vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a uma pequena ajuda na construmção do meu baixo, por favor