Autor |
Mensagem |
rickirmao Veterano |
# set/10
Olá a todos
Recentemente comprei um baixo fretless novo. Como era mostruário, tive que fazer umas regulagens (estava trastejando muito nas primeiras "casas", ajeitei a altura das cordas e melhorou.
No entanto, em alguns pontos específicos da escala, não necessariamente próximo ao capotraste, ele ainda dá uma pequena trastejada. Nada que chegue a atrapalhar, é mais por curiosidade mesmo, estou começando agora com fretles, isso acontece mesmo? Tem como resolver (sem levar num luthier)?
Obrigado, e um abraço!
|
Edson Caetano Veterano
|
# set/10
· votar
Trasteja como se não tem Trastes... Que mistéeeeeriooo...
Brrincadeiras a parte, o braço deve estar bem empenado a ponto da corda tocar indesejadamente, uh que palavra díficil hehe
depois de um monte de skol estou tc assimmmm
Manda para o luthier resolver oou se arrisca no extensor, muitas vezes mostruario ta bem judiado se ficar no tempo, tem uma loja aqui que a vitrine pega sol direto 6 horas por dia
é isso ai
boa sorte com o freetless
|
Osvaldojr Veterano |
# set/10
· votar
Tbm acho, veja o tensor, olhe se o braço está empenado, vc mesmo pode ajustar o tensor com uma chave adequada.Apos o braço estar reto aí sim, vc regula a altura das cordas ( ação ) de acordo que não faça barulhos indesejáveis, e não esqueça de regular a entonação da ponte...
|
rickirmao Veterano |
# set/10
· votar
Obrigado, galera, mas não é o tensor não, o braço está ok...
É como eu disse antes, é sutil, não chega a atrapalhar, e é em pontos bem específicos, por exemplo, na corda ré, alguns milímetros abaixo da 1ª oitava, é o ponto mais evidente, e os outros poucos pontos também são em regiões de harmônicos. Notei também que o som do "trastejando" vem da parte da corda entre o capotraste e o meu dedo, e não depois do meu dedo, de forma que se eu tocar com o dedo mindinho, por exemplo, e "abafar" a corda com os outros dedos, ele não trasteja.
Bom, é isso, agradeço a quem puder satisfazer essa minha curiosidade (ou frescura, dependendo da hora do dia, hehe)
|