Qual a diferença de mexer nos knobs ou no próprio equalizador?

    Autor Mensagem
    bernardo1
    Veterano
    # abr/10


    bom, é o seguinte

    tenho meu baixo a pouco mais de 1 ano - um shelter de principiante, um bom baixo até para um iniciante - achei uma foto no google, ele é o do meio: http://polosopostos.vilabol.uol.com.br/meus/cinco.jpg

    meu amplificador é um Warm Music igual a esse daqui: http://www.br.tocar.com.ar/res/img/ap/MLB/28/72209528_437.jpg


    mas vamos ao que interessa

    meu baixo tem 3 knobs (acho que é esse o nome pros 3 "botões" que ele tem, um que regula volume, outro graves e outro agudos) e eu to com a seguinte dúvida: qual a diferença de eu, por exemplo, aumentar o grave direto nesses "botões" que tem no baixo ou aumentar o grave direto no equalizador que tem no amplificador?


    minha dúvida deve ser meio besta, mas dei uma pesquisada e não consegui achar nenhuma referência a isso

    iurycaculla44
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    a diferença eu naum sei c eh q existe mas o link da foto do seu baixo naum tah funcionando

    bernardo1
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    a diferença eu naum sei c eh q existe mas o link da foto do seu baixo naum tah funcionando
    hahahaha pior cara, a 5 minutos quando eu postei a foto tava funcionando...

    digito shelter bass, baixo shelter ou qualquer coisa do tipo e não consigo achar um baixo igual ao meu nas imagens

    deve ser tipo uma palheta do destino

    bernardo1
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    putz... é uma pergunta bem básica, o pessoal deve saber

    dibass
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Seu eu não tô enganado, a equalização no próprio instrumento mexe bastante na timbragem do bass, enquanto o equalizer regula as frequências, não interfere em quase nada no timbre (a menos q tenha algum efeito no amp ou pedal).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    bernardo1
    Cara, os botões do baixo são supressivos, eles cortam frequencias e/ou volume. Geralmente são deixados no máximo.
    Esse seu amp aí (se a equalização dele funcionar...) também funciona do mesmo jeito. Deixe o grave no máximo e vá pesquisando o médio e o agudo.
    Agora, se vc quiser efetivamente ACRESCENTAR frequencias, vc deve comprar um pedal equalizador. Mas atente pata o fato de que há um limite para isso, que é determinado pela qualidade do amp (e nesse caso é ruim) e do alto-falante do mesmo (que é pequeno e ruim).
    Há alguma saída? Não. Você tem que aprender a tirar desse seu amp o máximo que ele pode proporcionar (e não é muito...).
    Abç

    DotCom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    bernardo1
    qual a diferença de eu, por exemplo, aumentar o grave direto nesses "botões" que tem no baixo ou aumentar o grave direto no equalizador que tem no amplificador?

    Se todos os equalizadores fossem iguais, e se você não usar distorção, realmente ia dar no mesmo usar o eq do baixo ou do ampli.

    Porém, o pot de grave do baixo pode não mexer exatamente na mesma frequência que o pot de grave do ampli, e isso vale para os outros controles também.

    A faixa de frequências chamada de "graves" é entre 50 - 150 hz. Por exemplo, pode ser que o pot de graves do seu baixo altere a faixa de 50 hz, e o do ampli a de 120. Então alterar a equalização no baixo não vai dar o mesmo resultado que alterar no ampli.

    Outro parâmetro se chama "Q", que é o quanto esse controle afeta as frequências vizinhas à frequência central.
    Mesmo que os dois controles tenham a mesma frequência central (vamos supor, 50 hz), se o "Q" do baixo for, digamos, 2, e o do ampli for 0,5, uma alteração no controle do ampli vai afetar mais frequências vizinhas do que o controle do baixo.

    O que falei acima vale para os outros controles também.

    Outro ponto é que o equalizador do baixo fica sempre à mão, pois está embutido no baixo, enquanto o do ampli nem sempre é de tão fácil acesso.
    Com isso, eu usaria o eq do ampli para timbrar, e deixaria o do baixo para fazer pequenas alterações no timbre entre as músicas (estou tocando uma música mais suave, depois quero um som mais 'pauleira', corto os médios no próprio baixo, por exemplo...)

    rodsom
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    no caso do baixo de tres botoes, as regulagens sao captador do braço, captador da ponte e tone. tambem pode ser volume geral, balance (volume individual dos caps num "volume" só) e tone. pela descriçao que vc deu, seu baixo deve ser o segundo caso. eu particularmente nao gosto de usar as regulagens passivas do baixo (volume individual dos caps), sei la, parece que fica com um som de plastico, nao sei explicar.se o baixo nao tiver equalizaçao ativa, eu prefiro fazer o show inteiro com o mesmo timbre. no maximo, eu mexo no tone.

    SHMA
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    eu usaria o eq do ampli para timbrar, e deixaria o do baixo para fazer pequenas alterações

    Eu uso desse Jeito e da certo, antes de começar a tocar regulo o amp. com os três equl. do baixo no meio quando estou tocando regulo no baixo de acordo com a musica, para fazer aquele sleep por ex. dou mais agudo rapidamente no equal. do baixo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a diferença de mexer nos knobs ou no próprio equalizador?