Autor |
Mensagem |
bernardo1 Veterano |
# abr/10
bom, é o seguinte
tenho meu baixo a pouco mais de 1 ano - um shelter de principiante, um bom baixo até para um iniciante - achei uma foto no google, ele é o do meio: http://polosopostos.vilabol.uol.com.br/meus/cinco.jpg
meu amplificador é um Warm Music igual a esse daqui: http://www.br.tocar.com.ar/res/img/ap/MLB/28/72209528_437.jpg
mas vamos ao que interessa
meu baixo tem 3 knobs (acho que é esse o nome pros 3 "botões" que ele tem, um que regula volume, outro graves e outro agudos) e eu to com a seguinte dúvida: qual a diferença de eu, por exemplo, aumentar o grave direto nesses "botões" que tem no baixo ou aumentar o grave direto no equalizador que tem no amplificador?
minha dúvida deve ser meio besta, mas dei uma pesquisada e não consegui achar nenhuma referência a isso
|
iurycaculla44 Veterano |
# abr/10
· votar
a diferença eu naum sei c eh q existe mas o link da foto do seu baixo naum tah funcionando
|
bernardo1 Veterano |
# abr/10
· votar
a diferença eu naum sei c eh q existe mas o link da foto do seu baixo naum tah funcionando hahahaha pior cara, a 5 minutos quando eu postei a foto tava funcionando...
digito shelter bass, baixo shelter ou qualquer coisa do tipo e não consigo achar um baixo igual ao meu nas imagens
deve ser tipo uma palheta do destino
|
bernardo1 Veterano |
# abr/10
· votar
putz... é uma pergunta bem básica, o pessoal deve saber
|
dibass Veterano |
# abr/10
· votar
Seu eu não tô enganado, a equalização no próprio instrumento mexe bastante na timbragem do bass, enquanto o equalizer regula as frequências, não interfere em quase nada no timbre (a menos q tenha algum efeito no amp ou pedal).
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# abr/10
· votar
bernardo1 Cara, os botões do baixo são supressivos, eles cortam frequencias e/ou volume. Geralmente são deixados no máximo. Esse seu amp aí (se a equalização dele funcionar...) também funciona do mesmo jeito. Deixe o grave no máximo e vá pesquisando o médio e o agudo. Agora, se vc quiser efetivamente ACRESCENTAR frequencias, vc deve comprar um pedal equalizador. Mas atente pata o fato de que há um limite para isso, que é determinado pela qualidade do amp (e nesse caso é ruim) e do alto-falante do mesmo (que é pequeno e ruim). Há alguma saída? Não. Você tem que aprender a tirar desse seu amp o máximo que ele pode proporcionar (e não é muito...). Abç
|
DotCom Veterano |
# abr/10
· votar
bernardo1 qual a diferença de eu, por exemplo, aumentar o grave direto nesses "botões" que tem no baixo ou aumentar o grave direto no equalizador que tem no amplificador?
Se todos os equalizadores fossem iguais, e se você não usar distorção, realmente ia dar no mesmo usar o eq do baixo ou do ampli.
Porém, o pot de grave do baixo pode não mexer exatamente na mesma frequência que o pot de grave do ampli, e isso vale para os outros controles também.
A faixa de frequências chamada de "graves" é entre 50 - 150 hz. Por exemplo, pode ser que o pot de graves do seu baixo altere a faixa de 50 hz, e o do ampli a de 120. Então alterar a equalização no baixo não vai dar o mesmo resultado que alterar no ampli.
Outro parâmetro se chama "Q", que é o quanto esse controle afeta as frequências vizinhas à frequência central. Mesmo que os dois controles tenham a mesma frequência central (vamos supor, 50 hz), se o "Q" do baixo for, digamos, 2, e o do ampli for 0,5, uma alteração no controle do ampli vai afetar mais frequências vizinhas do que o controle do baixo.
O que falei acima vale para os outros controles também.
Outro ponto é que o equalizador do baixo fica sempre à mão, pois está embutido no baixo, enquanto o do ampli nem sempre é de tão fácil acesso. Com isso, eu usaria o eq do ampli para timbrar, e deixaria o do baixo para fazer pequenas alterações no timbre entre as músicas (estou tocando uma música mais suave, depois quero um som mais 'pauleira', corto os médios no próprio baixo, por exemplo...)
|
rodsom Veterano |
# abr/10
· votar
no caso do baixo de tres botoes, as regulagens sao captador do braço, captador da ponte e tone. tambem pode ser volume geral, balance (volume individual dos caps num "volume" só) e tone. pela descriçao que vc deu, seu baixo deve ser o segundo caso. eu particularmente nao gosto de usar as regulagens passivas do baixo (volume individual dos caps), sei la, parece que fica com um som de plastico, nao sei explicar.se o baixo nao tiver equalizaçao ativa, eu prefiro fazer o show inteiro com o mesmo timbre. no maximo, eu mexo no tone.
|
SHMA Veterano |
# abr/10
· votar
eu usaria o eq do ampli para timbrar, e deixaria o do baixo para fazer pequenas alterações Eu uso desse Jeito e da certo, antes de começar a tocar regulo o amp. com os três equl. do baixo no meio quando estou tocando regulo no baixo de acordo com a musica, para fazer aquele sleep por ex. dou mais agudo rapidamente no equal. do baixo.
|