Ajuda na contrução de um baixo please

    Autor Mensagem
    Dani xD
    Veterano
    # mar/10


    e ai Galerinha do FCC
    Então gostaria de tirar algumas duvidas e tbm de alguma dicas...Eu estou afim de construir um baixo, não sou luthier nem nada, mas já consigo me virar com o pouco que sei...a Duvida é a seguinte: estou afim de fazer um de 5 cordas, pois de 4 cordas eu já possuo, ai pintou a dúvida:qual madeira usar na construção? Cedro-rosa seria uma boa opção?quais são as melhores madeiras para se construir um baixo?

    Dani xD
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Nossa..nem reparei..malz ai galera pelo erro de digitação no titulo do tópico, era pra ser construção

    DotCom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Dani xD
    Se eu fosse você buscaria uma comunidade de luthieria, onde você pode ter muito mais informações.

    Procure o fórum luthier brasil

    Dani xD
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    DotCom
    Ok..Obrigada

    Bassist_rsl
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Eu recomendaria a você usar Basswood, que é muito usada em baixos, e também em algumas guitarras, e o braço sugiro que você compre pronto.
    Quem pode te ajudar mais é o Bertola, quem sabe ele aparece aqui e responde.

    Dani xD
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Bassist_rsl
    Ok..valeu, o braço vou comprar pronto sim..
    Quanto ao basswood, vc tem uma tradução para um nome nacional?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Basswood não tem nome em portugues, pois esta madeira vem de uma árvore lá do hemisfério Norte, ou seja muuuiiiiito longe da gente

    Pode procurar pelo seu nome cientifico Tilia
    E detalhe, BASSwood em nada tem haver com o fato de poder fazer baixos com ela hehe

    Bass no caso deriva de bast

    Procura madeira em lojas específicas de luthieria, que encontra já as pranchas prontas, mas detalhe, madeira maciça de qualidade não é qualquer tico tico que aguenta o tranco, as vezes é mais pratico terceirizar e levar o corpo para um marceneiro cortar, nem sai caro

    Até

    Bassist_rsl
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Edson Caetano
    E detalhe, BASSwood em nada tem haver com o fato de poder fazer baixos com ela hehe

    Eu sei, mas ela é uma madeira mais densa, dá um som mais grave e mais sustain, por isso é muito usada na fabricação de instrumentos, tanto baixos quanto guitarras.

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Opa Bassist, eu sei que vocë sabe hehe, postei o detalhe, para o pessoal que talvez possa achar que o nome da madeira tenha esta relaçao,como o colega da dúvida

    Dani xD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Edson Caetano
    E detalhe, BASSwood em nada tem haver com o fato de poder fazer baixos com ela hehe

    hehe..eu sei que não tem nada a ver...

    Quanto a fazer terceirizado, sim eu pretendo fazer isso no primeiro sim, andei vendo no mercado livre alguns braços e corpos já cortados e com as cavidades da parte elétrica, por isso a pergunta sobre o cedro-rosa pois os corpos e braços que ele faz são feitos em cedro-rosa, achei o preço bem convidativo, mas também pesquisarei quanto ficaria para mandar um luthier fazer um, ou algo do tipo, pois nesse primeiro ainda não tenho equipamentos para trabalhar a madeira assim..
    A propósito vc tem alguma ideia se sai caro mandar um luthier fazer o corpo e o braço? quero eles crus, só na madeira mesmo, só não corto a madeira porque não há possibilidades, mas quero ele pra montar eu mesma, pintar, regular e td mais..

    Valeu pelas dicas

    Dani xD
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Dani xD
    · votar


    Ah aproveitando será que alguém poderia tirar mais umas duvidas?
    Eu tava afim de montar um baixo bom, não com ferragens, caps e madeiras meia boca..Queria usar gotoh, mas meu bolso não..rsrs
    Qual seria uma boa marca para ferragens um pouco mais acessivel?
    E no caso dos caps? (é claro que se meu bolso permitisse colacaria marcas top como EMG, Fender, DiMarzio, etc) mas como não dá por enquanto, qual seria uma boa opção??

    obrigada desde já

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ferragens acessiveis... CONDOR

    detalhe, instrumentos CUSTOM, ou seja totalmente customizados, seja em partes terceirizados, ou não, tendem a ficar mais caros do que o pronto na loja hehe

    Simplesmente porque a gente quer colocar o melhor, o luthier tem que tirar o dele e a fabricação em pequena escala é mais caro mesmo, fora os prejuizos da gente não saber fazer direito é claro

    Mas Dani, espero mesmo que leve seu projeto para a frente , e que poste tudo aqui, para quem sabe eu fazer um baixão fretless que tanto quero

    Boa sorte

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    eu fiz minha guitarra com corpo de cedro rosa e braço de pau marfim.

    usei caps cabrera, são nacionais, baratos e bons.

    algumas ferragens foram da walker, uma marca nacional.

    dá uma olhada em alguns sites, tem varias fotos, tutoriais, etc. tudo em ingles.
    www.projectguitar.com
    www.guitarbuild.com
    www.buildyourguitar.com

    as coisas que eu postei da minha guitarra tão aqui, se quiser dar uma olhada:
    http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

    Dani xD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Edson Caetano
    Valeu mesmo pelo incentivo ai cara..
    É eu sei que eles tendem a ficar um pouco mais caros do que comprados na loja, mas eu acho que vale a pena o esforço, contando que nem sempre o instrumento é bom porque tem um "riso" no headstock que deixe ele caro, vide um ibanez que eu toquei que custav uns R$4.000 mas era muito pior do que o meu jazz bass SX ( e olha que estava ligado num super ampli, enquanto o meu eu toco em um onerr de 20W). Pelo menos fazendo um eu sei também que não vai ser de compensado como as ibanez ( principalmente linha e RG) e algumas gibsons...
    Abç!

    Dani xD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kiki
    OK..Valeu pelas dicas, vou dar uma olhada

    Dani xD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Edson Caetano
    Ah esqueci..Pode deixar que se eu montar mesmo eu posto fotos e etc, desde a construção e se der também gravo uns sons dele!! ^^

    Dani xD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    E ai pessoal..
    tava dando uma "fuçada" na net e achei tarrachas e ponte da wilkinson, elas são segunda linha da gotoh certo? São boas?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Dani xD
    Não são "2º linha" da Gotoh não, são uma marca independente. O custo-benefício é bom.
    Abç

    Dani xD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Valeu pela dica Bertola.

    Aproveitando já que vc é luthier e entende do assunto, qual seri uma madeira boa para a construção do corpo de um baixo?

    Abç!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Dani xD
    Cedro ou marupá.
    Captadores: Cabrera ou Sound/Malagoli custom
    O braço, compre pronto.
    Abç

    Dani xD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ok..entendi
    O braço já ia comprar pronto sim..
    Quanto ao cedro, existem varios tipos de cedro, oq eu me diz do cedro rosa?

    mais uma vez valeu ai pela ajuda Bertola..
    Abç!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Dani xD
    Esse mesmo.
    Abç

    Dani xD
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Obrigada pela atenção Bertola.

    Abç!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na contrução de um baixo please