Dicas de armazenamento do contra-baixo!

    Autor Mensagem
    Thuco
    Veterano
    # dez/09


    Ae pessoal, to aprendendo a tocar baixo a um tempinho, e nesse Natal meu pai resolveu comprar um pra mim lol, pq eu só ensaiava com o lá da Igreja.. e sei mais é tocar violão, mas to aprendendo a curtir o grave tbm xD
    Pois bem, tenho algumas duvidas aqui e queria que alguem me ajudasse ae. Por exemplo: Como faço pro baixo não empenar? Deixo ele com as cordas pra cima ou pra baixo quando não estou tocando-o?

    Bem, são esses tipos de duvida que tenho.. Quem Tiver mais dicas ae, posta aqui!

    Feliz 2010 pra todo mundo!

    rodsom
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: rodsom
    · votar


    cada um tem seus cuidados, eu costumo deixar no suporte, mas tem gente que coloca em cima de colchao com as cordas pra baixo. um erro muito comum é desafinar o baixo, com isso ele empena pra tras. tome cuidado tambem com umidade, sol, etc.
    enfim, os mesmos cuidados q vc tem com o violao

    NFA_METAL
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: NFA_METAL
    · votar


    Vai ae algumas dicas q o luthier aki da regiao me falou...

    1 dica ( e a + importante): Nunca deixe ele com o braço encostado na parede!!! O braço do baixo já recebe tensão demais devido ao alto calibre das cordas...

    2 dica: Nao afrouxe as cordas ao guardar o baixo!!! todo mundo pensa que só as cordas empenam o braço do baixo..E ISSO ESTA ERRADO!!! Elas so´empenam o braço caso esjea em desequilibrio com o tensor...Se vc soltar as cordas, o tensor vai puxar o braço para traz e danifica'-lo

    3 dica : EVITE QUEDAS!!! alem de empenar, pode partir o braço ao meio...se for um baixo neck-thru ele ja era ...

    4 dica : Guarde seu Baixo, de preferencia em um case com bom acabamento interno, pois assim ficara bem protegido contra eventuais impactos e nao ficara arranhado...

    5 dica : Leve-o ao luthier caso ele seja novo, cada vez que quiser trocar o cal. das cordas ou instalar qualquer peça nova ( Isso é relativo...com o tempo vc aprenda a fazer alguns reparos e regulagens)..

    Tem mto + dicas ....Mas no momento so me lembro dessas

    espero ter ajudado
    Abç

    Thuco
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Valew ae pelas dicas! Bem, como o rodsom mesmo disse, eu costumo deixa-lo em cima da minha cama, com as cordas pra baixo o dia inteiro, mas ai quando eu durmo eu o deixo dentro da capa encostado na parede, igualmente o meu violão .

    Poxa NFA_METAL, não sabia que deixar o baixo encostado na parede o danificava! Isso vale também para o violão? Pq o meu quando não o toco esta sempre encostado à parede desde que eu o comprei...

    Bem, hoje mesmo eu comprei um suporte de parede da Ask, mas aqueles que se pregam na parede e deixam o instrumento "pendurado" (não é daqueles que ficam no chão!) Esse suporte pode empenar o baixo ou ele até mesmo previne?

    Bem, é isso.. Valew por tudo que aprendi até agora!

    Gui
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Thuco
    encostar na parede com as cordas viradas pra parede danifica menos...

    o melhor é guardar no chão (normalmente embaixo da cama porque é certeza que ninguém pisa), dentro da bag!

    Thuco
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    o melhor é guardar no chão (normalmente embaixo da cama porque é certeza que ninguém pisa), dentro da bag!


    Ok Gui, mas mesmo guardado em baixo da cama deve estar com as cordas viradas para baixo né? Assim como o violão..

    Bem, eu não tenho um estojo, até porque acho muito caro e desnecessário para um amador, uso apenas uma capa, que protege o instrumento de chuva, vento e etc.

    Em falar em vento, quando toco no meu quarto, sempre ligo o ventilador, pq lá faz um calor dos inferno, e eu queria então sabe se o vento prejudica e até mesmo corroe as cordas como já me disseram...

    Bem, valew pela ajuda até aqui pessoal! Feliz 2010 procês ae

    GabrielCrSilva
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: GabrielCrSilva
    · votar


    Algumas dicas, com mais alguns detalhes:

    - Deixe o baixo sempre com as cordas para baixo, especialmente entre intervalos de ensaios ou estudos. Isso ajuda a retardar o tempo de oxidação das cordas (já que elas vao perdendo o "som com brilho" com o passar do tempo). Isso também evita que o braço empene.

    Detalhe:Isso acontece muito em igrejas. O pessoal ensaia de manha para tocar à noite, e o baixo fica com as cordas expostas por um período de tempo totalmente desnecessário até a hora do culto. Cordas novas ficam desgastadas muito mais rápido. A exposição ao ar e umidade só ajudam a oxidar ainda mais as cordas!

    - Nunca desafine o baixo após usá-lo. O tensor serve justamente para manter o braço não empenado.

    - Sempre que for guardá-lo: No chao, com as cordas viradas para baixo ou, em pé, com as cordas voltadas contra a parede, no ângulo mais reto possível.

    - Limpe apenas com panos de algodão. Nada de papel higiênico ou coisas do tipo. Use polidor específico. Não é muito caro.

    Detalhe: Lustra móveis também serve, só que, por ser à base de água, nao é muito recomendado... Cuidado com as cordas ao limpar! hhauhe

    - Se o baixo for ativo, quando nao estiver tocando, deixe-o desplugado. Isso evita qua a bateria seja consumida sem necessidade...

    xGumAx
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    o melhor é guardar no chão (normalmente embaixo da cama porque é certeza que ninguém pisa), dentro da bag!

    Hehehehe

    Eu costumava deixar meu bass emaixo da cama com cordas viradas pra baixo.

    Uma vez veio uns amigos de longe (gorduchos) e pularam na minha cama que quebrou bem em cima do baixo.

    Graças a deus não houve nada, mas o desespero foi foda, os balofo só ria e não levantava...

    Mas eu reparei q depois um tempo deixando ele deitado com cordas pra baixo o captador ficou marcado pq o peso ficava na corda.
    depois q eu comprei o suporte as marcas pararam de aumentar... Hj eu olho e me chamo de burro, é 50 reais um suporte de parede. Só instalar direito q não tem mais dor de cabeça!!! Fikdik

    NFA_METAL
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Thuco


    Poxa NFA_METAL, não sabia que deixar o baixo encostado na parede o danificava! Isso vale também para o violão?


    Sim. Serve para qualquer instrumento de cordas....


    Bem, hoje mesmo eu comprei um suporte de parede da Ask, mas aqueles que se pregam na parede e deixam o instrumento "pendurado" (não é daqueles que ficam no chão!) Esse suporte pode empenar o baixo ou ele até mesmo previne?


    Não, ele não empena. Mas tem que ser daqueles que tem trava na frente (que circule totalmente o braço, fechando a entrado do apoio). Pq se ele tomar qualquer esbarrao ele vai pro chao...e ae vc ja viu......

    Thuco
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    GabrielCrSilva, lá na minha igreja acontece o mesmo, só que não com o meu baixo novinho, mas sim com o lá da igreja, que já tá meio velhinho né... O ensaio é das 10 da manhã até 1 da tarde e eles deixam as guitarras e o baixo no suporte sem capa sem nada, até as 7 da noite... Agora que eu assumi o baixo to tentando ter mais cuidado...

    P.S.: Os dois baixos são passivos!


    xGumAx, po ri muito da sua historia hehe. Poxa, um suporte ai é 50 conto??? Aqui eu paguei R$ 21,00 num de parede e o de chão tá no máximo uns 35 reais...


    NFA_METAL, o suporte que eu comprei eu claro que testei antes, e considerei bastante resistente, não cai de jeito nenhum, muito bom mesmo..

    Bem, vo perguntar de novo uma coisa aqui... Como eu já disse, aqui na minha cidade tá fazendo um calor dos inferno... Ai eu vejo que se eu coloca-lo dentro da capa, vai ficar muito abafado... e se eu deixar no suporte vai ficar muito quente, ai eu ligo o ventilador e ele fica pegando vento... Bem, isso faz mal pro contra-baixo? Ou o vento não prejudica de nada?

    Bem, valew pela ajuda até aqui xD

    Bassist_rsl
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Thuco

    Como eu já disse, aqui na minha cidade tá fazendo um calor dos inferno... Ai eu vejo que se eu coloca-lo dentro da capa, vai ficar muito abafado... e se eu deixar no suporte vai ficar muito quente, ai eu ligo o ventilador e ele fica pegando vento... Bem, isso faz mal pro contra-baixo? Ou o vento não prejudica de nada?


    Eu aconselho deixar o baixo dentro da capa mesmo. O ideal seria um case térmico, mas já que nóis num tem, vai na capa mesmo. O máximo que acontece é as cordas afrouxar um pouco. Mas é mínima coisa. É só afinar de novo e pronto!

    robsonpa28
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    As cordas perdem a qualidade de som em função da oxidação, conhecida neste caso como "ferrugem". Obviamente, este processo ocorre obrigatoriamente em presença de oxigênio, presente no nosso ar. Deste modo, aconselha-se sempre se manter o baixo na capa (ou case). O suor (água + sais), acelera muito a oxidação (lembram da maresia, que corrói tudo próximo ao mar). Assim, aconselha-se sempre se enxugar as cordas com um pano de algodão, após cada uso do baixo (não usem flanelas, pois possuem eletricidade estática). Aconselho ao colega Thuco a ligar o ventilador, pois vc vai suar menos e, portanto, preservar as cordas. Parabéns ao pessoal pelo nível deste tópico.

    GabrielCrSilva
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Detalhe importante:

    Note que em lojas de instrumentos musicais os instrumentos ficam pendurados em algum tipo de suporte, mas com alguma proteção de plástico nas cordas, parecido com um material de sacolas.

    Quando os instrumentos ficam sem essa proteção, a oxidação é visível. O instrumento é novo e as cordas chegam a ter manchas! hauhea

    E ainda tem vendedor cara-de-pau falando que o encordoamento esta em bom estado. Tá né, a gnt finge que acredita, pra nao perder a amizade...kkk

    GabrielCrSilva
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Thuco

    Já vi casos de o baixo (ou guita, ou violao) passarem a semana inteira no suporte, até ser novamente usado no domingo... hehehe

    Gui
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Thuco
    cordas viradas para o chão mesmo!=D

    Thuco
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Thuco
    · votar


    Bassist_rsl, é msm, nem tenho grana pra comprar uma bag térmica hehe, mas eu não o deixo quase nunca dentro da capa, só quando vo transportar para algum lugar... Então agora quando eu for ligar o ventilador, vou deixa-lo dentro da capa então..


    robsonpa28, concordo, as cordas do meu violão estão todas enferrujadas, porque eu quase nunca o encapava (usava direto). Agora a unica solução é trocar essas cordas enferrujadas por novas xD




    GabrielCrSilva, tem uma loja aqui na minha cidade que os instrumentos novos ficam pendurados lá no altão, pra ninguem ver as cordas, hehe


    Gui, estou deixando o meu baixo no suporte de parede msm, pore com as cordas viradas para a parede Se isso for errado alguem por favor me avise xD


    bem pessoal, valew pela ajuda até aqui, to aprendendo muito com esse fórum hehe valew pessoal

    Thuco
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Ae pessoal achei esse livro aqui: http://www.submarino.com.br/produto/1/1363672 É um livro para auxiliar a troca de peças e o armazenamento do contra-baixo. Tá sem o preço, mas acho que vou comprar sim. Se alguém tiver esse livro dá um toque pra ver se é bom xD

    xGumAx
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Eu tenho esse livro!!
    Edmar Luigi, mto bom, não to fazendo propaganda mas esse livro me deu certa autonomia no reparo do meu baixo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de armazenamento do contra-baixo!