Trastejamento: troca da ponte do Fender PB? Qual?

    Autor Mensagem
    romeu
    Veterano
    # dez/09


    Fala pessoal, blz?

    Tenho um Fender Precision Bass Standard (mexicano) 4 cordas que foi comprado em maio de 2008 e estou com um problema: a corda G do meu baixo está tratejando. O bass foi regulado no mês passado e já está trastejando de novo... já é a 4ª vez que o levo pra ser regulado desde que o comprei na loja.
    Isso é normal?!? Pois me estresso muito com isso: o luthier regula o instrumento e passados 1 ou 2 meses, o baixo volta a trastejar... já levei para 2 luthiers diferentes e o problema persiste...
    Falei com um amigo baixista e ele disse que o problema poderia ser na ponte e uma alternativa seria trocá-la, já que as pontes que geralmente acompanham os Fenders não são muito boas... Vcs acham que o problema é mesmo na ponte? Qual ponte é boa pro meu bass?
    Por fim, gostaria de ressaltar que já usei a BUSCA e não encontrei um tópico que solucionasse meu problema, mas existir, por favor, coloque o link.
    Valeu galera!

    Abraço a todos

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    romeu
    Cara, se há uma regulagem, provavelmente o problema é de armazenamento do instrumento ou de "rebatimento" de trastes.
    Abç

    peter.forc
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: peter.forc
    · votar


    romeu
    Se apenas a corda G está gerando o problema, pode ser que os pequenos parafusos (2 unidades "rosca sem fim"), que sustentam o "rolete" ("saddle") onde é posicionada a corda na ponte, estejam "espanados" e vão cedendo com o uso, baixando o pequeno saddle e gerando o trastejamento.
    Se for isso, basta trocar estes dois pequenos parafusos (ou o saddle, quem tiver "espanado"). A ponte completa possui 4 saddles e 8 parafusos, já que são 1 saddle e 2 parafusos por corda.
    Normalmente as pontes dos Fender são de muito boa qualidade, não requerendo substituição, não. O problema em seu baixo deve ser um caso pontual, com certeza.

    OBS. já tive um problema desses em um de meus baixos, um Washburn.

    Abraço.

    romeu
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    peter.forc

    Vc está certo: o problema é mesmo nos pequenos parafusos que estão "espanados". Por isso, quando toco, eles vão baixando o rolete, oq gera o trastejamento. Valeu pela dica.

    Por outro lado, observei junto com meu luthier que os "pequenos parafusos" na ponte relativos à corda D tb estão "espanados"... estou pensando em comprar um ponte nova. Fiquei interessado na ponte Badass II, pois me disseram que, além de dar mais sustain, é de fácil instalação, sendo também de melhor qualidade com relação à ponte do meu bass.

    Oq vcs acham: a ponte Badass II é boa para instalar no Precision Bass? Quanto custa uma dessas nova? Onde posso comprá-la pela net?

    abraços a todos e obrigado pela ajuda

    DotCom
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    romeu
    A badass é uma ponte renomada. Mas se você vai ter alguma melhora em relação à ponte original, eu acho que deve ser mínima.
    Se eu fosse você, substituiria os parafusos que estão espanados e curtia o bass. Depois você vê se é realmente necessário trocar ou nao.

    João Marcel
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    romeu

    A BadAss II é uma ponte excelente e com certeza é uma excelente opção (e bem salgada também...rs).

    Mas concordo com a opinião acima do DotCom.

    Abraço e boa sorte!

    peter.forc
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    romeu
    A badass é excelente para ser instalada em seu baixo, com certeza, mas vc. deve avaliar dois aspectos importantes antes:
    1. o aspecto puramente técnico : a badass é uma ponte com mais recursos de ajustes, maior tamanho/massa que as originais Fender (o que, hipoteticamente, daria maior sustain) e possuem uma qualidade de construção acima da média. Basta dizer que vários modelos Fender mais caros (por exemplo, os signature Gedy Lee, Marcus Miller e Steve Harris) já vem originalmente com badass. Já vi tb. alguns baixos Dalegria e Zaganin com esta ponte.
    2. o aspecto aconômico, a relação custo/benefício : é muito mais barato, com certeza, vc. simplesmente consertar os problemas existentes com a ponte original do seu baixo. Qq. luthier fará isso de forma rápida e com baixo custo. Já a badass II, lá nos EUA, custa em torno de US$ 100... Não sei por quanto chega aqui, mas dá para ter uma idéia - não vai ser muito barato, não. Valoriza o baixo ? Valoriza, sim, mas não creio que vc. vá recuperar o dinheiro gasto, por exemplo. Se vc. estiver com o "dindim contadinho", realmente é mais negócio dar um trato na ponte original de seu PB que, arrumadinha, não deixa de ser uma ponte, no mínimo, bastante eficiente. Se o problema para vc., no entanto, não for $$, aí a coisa muda de figura... Neste caso, acho que vc. consegue achar a badass II em algumas lojas especializadas da Theodoro Sampaio, por exemplo, na BassCenter ou no Giácomo.

    Abraço !!!

    romeu
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Galera, valeu pelas dicas e opiniões. Vou consertar a minha ponte e pensar melhor no assunto da Badass II.
    abraço a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trastejamento: troca da ponte do Fender PB? Qual?