trastejamento classico (jah utilizei a busca)

    Autor Mensagem
    LuizBass
    Veterano
    # mai/06


    fala galera,fiz uma busca aki no forum,mais nao axei uma solução especifica para o meu problema,e a solução mais rentavel,q eh o luthier para mim esta fora de questao,o problema eh o seguinte :

    tenho um sjb '75 (mas isso nao vem ao caso,pois o baixo q eu faço aula esta com o mesmo problema e eh um cort),e ele veio com um jogo de cordas la q vem com o baixo,como eu ia mandar pro luthier logo na compra para fazer a regulagem,jah falei pra ele trocar as cordas por cordas novas,ambas eram .40 (as novas e as antigas).O luthier trocou as cordas pelas novas e me deu as antigas (q ainda tinham o timbre d novas).

    Um belo dia uma das cordas (a Lá) estourou,e como jah tinha um tempo as cordas eu acabei tirando as cordas q eu troquei e substitui pelas q vieram com o baixo..

    bom,contei tudo isso para dizer q dps q eu troquei as cordas,apareceu um trastejamento na 1a casa da corda Mi,e gostaria d saber c o ajuste no tensor eu posso fazer aki mesmo,com todo o cuidado claro,pois nao posso levar pro luthier (falta de $$$),e como vou tocar essa sexta,queria mesmo fazer esse ajuste aki em ksa...


    c alguem ai souber c eu posso fazer isso por favor me avise !! hehehh,pq c nao eu toco com esse trastejamento mesmo..

    abraços !

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    LuizBass
    Se o trastejamento é na 1ª casa a partir da "mão" não me parece ser problema de tensor, mas de ação mesmo.
    Coloque um pequenino pedaço de alumínio de cozinha no sulco da corda Lá, colando-o cuidadosamente com uma gotinha de cola SuperBonder. Isto elevará a corda em relação ao 1° traste e eliminará o trastejamento ali. Assim que possível leve seu baixo a um luthier.
    Abç

    LuizBass
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola


    mais intao Mauricio,o problema esta na Mi,,eu faço isso q vc falou na Mi?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    LuizBass
    Sim.

    Kamui_Sakeu
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    O meu 'e um desses tb...mas reparei q ele naum trasteja l'a em cima, ele trasteja l'a em baixo...nos ultimos trastes do baixo, a mi 'e mais comum pq ela vibra mais...mas isso 'efalta de regulagem e talvez pq as cordas j'a são mais velhas e tal...mas sei lá...naum vi necessidade de gastar dinheiro com luthier...qdo eu o fizer, farei de uam vez só, ajustando tudo, trocando as cordas ese possível os captadores.

    No seu caso é mais critico pq vc vai tocar e tal....mas como to so estudando vou deixar pramais tarde heheh

    joselopesjunior
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Em um baixo que eu tive a corda Mi trastejava no primeiro traste! tirei o traste e recoloquei. Parou... Nao sei explicar como mas parou!

    conehc
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    LuizBass
    o meu sjb tem praticamente o mesmo problema... ele trasteja um pouco somente na segunda casa da corda mi (f#) e só la... o resto da escala do baixo ta normal... na mexi um pouco no tensor... melhorou mas nao sanou, acho que so mesmo uma retificação dos trastes no meu caso... aumentei um pouco a altura da corda na ponte, resolveu meu problema... mas vou ver se consigo aumentar um pouco no nut tbm do jeito q o bertola falou... deve dar mais resultado... ai eu vou poder abaixar mais ainda a ação das cordas...

    eu sei q tem q levar o baixo no luthier assim q compra, mas me faltou dinheiro, e qdo eu levar vai ser como o Kamui_Sakeu falou... vou mecher em mta coisa nele (trocar o nut por um de um material melhor, trocar os caps, talvez os potenciometros, retificar os trastes e regular em geral)...


    mas LuizBass, vc tem certeza que as cordas que vem com ele são 0.40? se forem eu to pensando seriamente na ideia de colocar 0,45 pra ter mais peso... se fizer isso eu tenho q apertar o tensor num eh?

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Tenho um Cort q trasteja do msmo jeito na Bzona, no começo eu achava um saco, mas hj eu ateh curto o som q sai, inves de sair akele som "gordo" de uma corda tão grossa, sai um som mais voltado pros medios, chega ateh a lembrar um overdrive, mto legal.

    isaqueras
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    O trastejamento nos Jazz Bass, quando n tá exagerado, dá até 1 charme no som.
    Basta saber conviver com ele.
    (Isso n é uma piada)

    LuizBass
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    isaqueras


    eh mesmo,toquei ontem e correu tudo legal,apesar do ampli do lugar nao ser la akelas coisas,como eu procuro tirar um timbre com mais medios do baixo o trastejamento nem apareceu com os outros instrumentos tocando junto


    mais mesmo assim fiz oq o Bertola falou e diminuiu sim o problema

    brigadao ae a todos !!

    abraços

    igoor
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    É obrigatório ser alumínio? Pode ser papel higiênico ou alguma outra coisa?
    Valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    igoor
    Sim, é, pois só esse material dá a resistência necessária.
    Abç

    isaqueras
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Lembra do palito de churrasco kkk???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    isaqueras
    Ah,ah,ah,ah......

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a trastejamento classico (jah utilizei a busca)