buzz, trastejamento

    Autor Mensagem
    igoor
    Veterano
    # set/05 · Editado por: igoor


    eu fui num luthier aqui da minha cidade e ele diz que pode fazer um buzz (n sei se assim que escreve.. aquela pecinha que fica entre o headstock e o braço) por 35 reais. segundo ele, com um buzz de acrílico que ele vai fazer, diminui muito o trastejamento da corda mi. tipo, não sei se é trastejamento mesmo, qnd eu toco a corda solta as vezes ela encosta nas trastes e da um barulho. vcs acham que comprando um buzz de acrilico vai tira esse som como ele disse ou o negócio é levantar mais as cordas na ponte?

    talvez vocês conhecam essa pecinho como nut.. que eu li em outros tópicos
    buzz foi como o luthier falou.. hehe

    leomezz
    Veterano
    # set/05 · Editado por: leomezz
    · votar


    igoor
    A peça que fica entre o headstock e o braço é o capotraste. O trastejamento, na minha opinião, não tem relação com o tipo de material a ser usado e sim, com a altura da peça.
    Um dos melhores materiais é o osso. Tem também o de metal. Acrílico não conheço. O mais fraquinho é o de plástico. Seria a última opção.
    Aqui na mimnha cidade, compro um capotraste de osso por 5 reais. tem que lixar e fazer os ajustes para encaixá-lo no lugar.

    igoor
    Veterano
    # set/05
    · votar


    hm.. vlw.
    eh pq eu tenho o mesmo baixo que o seu ( o shelter sjb-75)
    e essa peça veio meio mal acabada no meu. vc tbm trocou o seu ou não precisou?
    vc acha que pro cara fazer a peça, lixá-la e tudo mais, e montá-la no meu baixo por 35 reais é caro?

    leomezz
    Veterano
    # set/05
    · votar


    igoor
    ai...o meu veu legal..
    ólha, o preço quem faz é o mercado, mas no caso de trabalhos especializados, fica difícil estipular um valor base. Acho que vale, pois tem um certo trabalho para se confeccionar essa peça e instalá-la.
    Leva num Luthier.
    Abraço.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # set/05
    · votar


    igoor
    buzzz não, né? vc deve ter entendido errado, não foi?
    essa peça é conhecida como:
    capotraste (como disse o leomezz)
    nut
    pestana

    normalmente é feita de osso, latão, bronze ou plástico (ruim) .
    No site da Stew-mac tem um tópico de como fazer e trocar a peça.
    Não é tão simples, mas no meu caso, eu mesmo faço os meus de osso.
    Se vc for de SP eu mando uma pecinha de osso pra vc na faixa, mas vai ter que fazer e mostrar depois aqui no fórum. rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a buzz, trastejamento