gastador de bateria

    Autor Mensagem
    slaplesmao
    Veterano
    # nov/09


    e ai pessoal.. um probleminha pra vcs me darem umas dicas, o xb 250a tem a bateria interna né? tem como colocar um compartimento externo? o filadamãe ta comendo demais a bateria e se cada vez de troca ela tiver q abrir a tampa, vai come a rosca e dai f.....deu era pra gasta devagar? ja levei pra testar o circuito e nao tem nada de errado.
    Digo isso por q eu tinha um bass collection q durava mais de 1 ano a bateria
    blz

    FCLBass
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Se vc deixar o cabo conectado ao baixo por muito tempo (isso inclui até quando vc não está tocando), vai permitir que o circuito fique ligado consumindo, mesmo que mínimo, a bateria.

    slaplesmao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Eu sei disso, mas mesmo assim nao adianta, ja zerei os potenciometros e tbm nao resolveu

    bhandeedoo
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Troca de posição no jack de entrada: negativo da bateria x terra

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    slaplesmao

    A bateria não deve se decarregar tão rapidamente assim... Se vc. deixa o baixo totalmente desconectado quando não em uso e se utiliza baterias de qualidade (alcalinas), a duração deve ser longa.

    O que pode estar acontecendo (este assunto foi bastante tratado em alguns tópicos aqui do FCC sobre o Eagle EGB) é que há algum curto-circuito intermitente ocorrendo no cabeamento interno do baixo.

    Isto pode ocorrer até mesmo em função de uma malha metálica desfiada que esteja gerando algumas eventuais conexões dentro do circuito e descarregando a bateria.

    É um problema bastante simples e, a princípio, nem seria necessário levar o instrumento a um luthier. No entanto, se vc. não tiver familiaridade com isto (conexões e cabeamento elétricos) acho mais prudente realmente levar p/um luthier, pois não é um trabalho de alto custo, não.

    Abraço.

    NESCAU
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    leva num luthier.

    RBX
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    te aconcelho levar num luthier pq como o peter.forc disse não é trabalho de alto custo e se vc n for intimo desses componentes e tentar mecher pode ser que um simples problema vire o problemão
    mais quando a bateria descarrega assim em 70% dos casos é a malha interna mesmo

    bhandeedoo
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    a simples inversão do fio terra pelo negativo da bateria no jack, não acarretará nenhum outro problema ao circuito do baixo....é um simples procedimento na qual se verificará o termino do problema ou não...essa idéia pode dar certo, pois o fio pode ter sido trocado, inadvertidamente em uma das vezes que o instrumento foi para manutenção. eu faria isso sem problema algum...ou então leve à um técnico em eletrônica...não precisa ser luthier.

    slaplesmao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Problema resolvido,
    Coloquei um switch (uma chavinha 6,00 pilas) entre a bateria e a placa, acho q agora acaba o problema,
    fiz um furo q me doeu na alma, e instalei a chave sem problemas e o pior é q ta funcionando, é só desliga e pronto, nao ficou uma coisa bonita mas faze o q....
    vlw

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: peter.forc
    · votar


    slaplesmao
    Ótimo ter solucionado o problema de alguma forma, mas talvez vc. não tenha resolvido em definitivo... Naturalmente, o fato de vc. desligar totalmente a conexão através do switch vai resolver provisoriamente o problema (o switch está atuando como se vc. simplesmente retirasse a bateria do circuito), mas talvez ainda fosse boa idéia verificar se realmente estes pequenos e eventuais curtos não estão ocorrendo... Se este problema realmente existir, pode se acentuar com o tempo, causando descarga acentuada da bateria e até mesmo corte abrupto no funcionamento do circuito ativo, durante o "som" (ensaio, show, etc.), o que seria terrível...

    Sei lá... Fica a dica.

    Abraço.

    slaplesmao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Valeu, pra nao ficar com consciencia pesada vo da um pulo no luthier, aqui na volta tem um meio facão nos preços, mas acho q nao tenho escolha.

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Só mais uma dica que esqueci de mencionar : às vezes o problema está no jack de conexão do cabo (P10) do baixo. Normalmente é este jack que faz a interrupção da alimentação do circuito ativo ao retirarmos o cabo. Isto normalmente é feito com utilização de um jack stéreo. Talvez o luthier identifique isto como sendo a origem do problema - neste caso bastará trocar o jack e refazer a conexão - tb. de solução bastante simples.

    Abraço.

    bhandeedoo
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Expressei a mesma opinião à respeito do jack......já ví muito casos que o gasto excessivo da carga da bateria se originam por um defeito alí....e geralmente pela inversão do negativo pelo terra, ou defeito no próprio jack ( não abrindo o circuito quando o baixo está desplugado)...me parece, que pelo fato do seu baixo já ter circuito ou pickup ativo, o jack já seria estéreo...do tipo NA ( normalmente aberto ). Vale a pena conferir esse detalhe...to apostando que o problema esteja ali..apesar que depois do baixo furado....aí meu.....

    slaplesmao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ja foi trocado o jack, achei um dourado horrivel, mas faze o q.
    como assim inversão.. o negativo vai em qual "perna" do jack.
    vlw

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    A questão de utilizar um jack stéreo é porque ele possui 3 pólos (o jack mono possui 2). Como o bhandeedoo disse, o jack stéreo possui a capacidade de fazer o papel de um switch, ele possui dois pólos que estão NA (normalmente abertos) e, assim que o cabo do baixo é inserido no jack estes contatos se fecham, permitindo a circulação de corrente. Quando o cabo é retirado do jack os pólos se abrem novamente, abrindo o circuito e impedindo a circulação de corrente elétrica.
    Na prática ele trabalha exatamente fazendo o papel da chave que vc. colocou, mas de uma forma automática.
    Isto é um detalhe bastante importante para quem tem um baixo passivo (normalmente equipado com jack mono) e instala posteriormente um circuito ativo nele. Não é raro esquecer de trocar o jack, e aí o circuito fica continuamente energizado, gastando a bateria...
    Como seu baixo já é ativo "de fábrica", é improvável que o jack original fosse mono, mas sempre é bom verificar, sim.

    Abraço.

    slaplesmao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Tem razão, mono ele não é, tem como mostrar o esquema de ligação?
    Eu não vou mexer, mas vo da uma olhada pra ver se fecha.
    Abraço

    peter.forc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Deve ser o seguinte... O Jack stéreo vai ter três pólos: S, R e T

    S - vai p/o terra
    R - vai p/o negativo da bateria
    T - vai p/o potenciômetro de volume

    a) Com o cabo plugado no jack : contato entre R e T é fechado
    b) Sem cabo plugado no jack : contato entre R e T é aberto (é o "normalmente aberto", já citado acima)

    Espero ter sido útil. Abraço.

    iurycaculla44
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    eu tenhu uma soluçao simples compra uma bateria recarregavel e vc naum tera problemas

    slaplesmao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Deve ser o seguinte... O Jack stéreo vai ter três pólos: S, R e T

    S - vai p/o terra
    R - vai p/o negativo da bateria
    T - vai p/o potenciômetro de volume

    a) Com o cabo plugado no jack : contato entre R e T é fechado
    b) Sem cabo plugado no jack : contato entre R e T é aberto (é o "normalmente aberto", já citado acima)

    Espero ter sido útil. Abraço.

    Valeu mesmo velinho, vo dar uma olhada depois te digo
    abraço

    slaplesmao
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ai é q ta o problema, ele nao tem case externo pra bateria, cada vez de trocar tem q tirar a tampa toda, e é uma mão de obra dogarai, pra remover a bat, vamos ver o q acontece agora.
    Se não tiver solução, levo no luthier pra fazer um case externo.
    vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gastador de bateria