Baixo prescision Bass Para "Tunar"

    Autor Mensagem
    Didu 182
    Veterano
    # out/09


    Ola galera, gostaria de dicas de alguma marca ou modelo de um baixo prescision bass para eu trocar captação por um seymour duncan spb 3 que vou adquirir e tunar mais algumas partes dele, gostaria que me indicassem um baixo barato, leve e modelo inspirado no fender prescision. Obrigado abraços

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Precision bass Bertola,,rs

    Não sou de indicar... mas jah que vc jah comprou os caps!

    Vi uma reportagem dele no youtube e os instrumentos eram bem bacanas!

    PS: isso é uma dica, pois JB pra tunar tem os SX mas precision soh os Squier Modifiled que são caros e vem com caps bons.

    João Marcel
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Didu 182

    Cara, se você encontrar algum Ibanez GTR 50 é muito bom.

    Eu tenho um e inclusive instalei um Captador desse (Seymour Dunca SPB 3). Ficou excelente.

    É um baixo relativamente barato que tem uma madeira boa, braço confortável e de uma marca boa também.

    Depois você vai vendo aos poucos de trocar tarraxas, ponte etc. Apesar que o conjunto dele é bom. Se trocar os caps já estará de bom tamanho.

    É um contrabaixo que nunca venderei. Penso até em adquirir outro, mas esse eu não vende, não empresto, não doo etc.

    Espero ter ajudado!

    Abraço!

    MioJ0
    Veterano
    # out/09
    · votar


    SX !!!

    Krist Novoselic
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Como vc pretende "tunar", e um baixo precision é um instrumento bem simples, apesar de muito bom; acho que o melhor mesmo pra vc seria mandar fazer com um luthier com as peças que vc quiser...

    Caso contrario vc poderia acabar comprando um baixo não tão legal... Digo com madeira que não seja muito adequada e ainda por cima depois iria se livrar de varias peças dele pra por outras melhores.. Então o melhor mesmo seria mandar fazer instrumento com as madeiras que vc quiser e as peças que quiser logo de cara....Além do mais, um precision fica barato pra mandar fazer em luthier.

    Dá uma pequisada que vc vai encontrar vários luthiers.... Alguns careiros e outros com preços mais honestos.

    Põe uma ponte badass, tarrachas e trastes gotoh, captador SBP3(quarter pound)... Parte eletrica com bons potenciometros (alpha, gotoh...) e blindada para ter menos ruido.

    Quanto as maderias, depende muito da sua intenção....

    Eu evitaria o pau marfim no braço, que é o mais comum aqui no brasil, mas o problema dele é que não é estavel com nosso clima que está sempre maluco variando.... Se vc gostar de usar as cordas baixas, terá problemas com trastejamentos e inves e terá que fazer correções de alinhamento nos trastes pra compensar e parar de trastejar... O mais legal seria maple com o classico reforço de jacarandá ou pau ferro no meio... Mas não é muito comum ver alguem usando maple no brasil pq fica caro pra importar,se for possivel consegui lo, ficaria melhor....

    Se precisar usar madeira nacional tem algumas opções melhores doque o marfim para o braço, como: tauari e mogno... O tauari ficaria mais claro como de costume...


    A madeira do corpo vc pode usar Cedro ou freijó pra um som mais tradicional de precision... Se quiser mais definido e pesado use mogno, ou na sua falta, andiroba, a madeira substituta mais parecida.


    Fazendo um precision assim vc consegue algo melhor doque todos essas copias baratas que vc vê no mercado...


    ahhh tinha esquecido... Dê bastante importancia ao tensor tb. Use um bom tensor de barra dupla ou um tensor mais groço..

    Naat
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Krist Novoselic

    Quanto mais ou menos essa beleza?

    Eu sei, depende do luthier, mais gira em torno de quanto ?

    Krist Novoselic
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    É dificil falar sem pegar um orçamento, pq trabalho manual/artesanal o preço depende muito mesmo de quem está fazendo.

    E tb vai depender de onde vai vir as peças.... Vc pode tentar ir comprando as peças separadamente pesquisando bem e conseguindo vatagem nos preços ai vc depois mandar as peças pra alguem fazer o baixo e montar, aí dá pra economizar um pouco... Ou então se vc desse muita sorte como eu que encontrei um luthier que vai comprar todas as peças pra mim direto do fornecedor pelo preço de custo... MAs isso é um pouco dificil de achar....Mas em compensação eu vou ter que aguardar e ter um pouco de paciencia, pq vai demorar um pouquinho pra ficar pronto...


    Eu consegui por 2000 um baixo baseado no gibson RD artist. Braço e corpo de mogno, escala em ipê, braço colado estilo lespaul, ferragens gotoh, captadores EMG 35 hz, circuito passivo com potenciometros alpha, tensor barra dupla.. Marcação madre pérola quadrada estilo jazz bass 75, logotipo no heastock, nut em latão, Pintura, escudo.. tudo...

    Considere que normalmente um baixo todo em mogno custa bem caro a madeira está em extinção. Sem contar que muitos luthiers acabam até te despistando e falando que não tem como conseguir mogno ou que ficaria muito caro..

    Eu ia usar andiroba, que ficaria muito bom tb, mas acabei achando um luthier que tem mogno em estoque e não cobra caro por ele, então melhor ainda né....

    Krist Novoselic
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Ahhh um detalhe...

    Se vc mandar fazer com um luthier famoso vc vai acabar pagando marca tb e fica caro... Dê preferencia um bom luthier que não seja tao "famoso" ehheh

    Obs: As dicas que eu dei é pra fazer um puta de um precision que não vai ficar devendo nada pra um fender... Dá pra fazer tb algo um pouco mais em conta com peças mais simples.

    TFHG
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ou então um Tagima PB4. Custa coisa de 650,00 um novo

    Krist Novoselic
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Krist Novoselic
    · votar


    Não tenho informações sobre esse baixo.

    Mas to indicando o cara fazer um baixo pq a intenção dele era trocar algumas peças por umas melhores.. Então acabaria comprando um baixo barato atoa, já que se livraria de boa parte das peças.... Provalmente por 650, vc encontra um baixo ruin, pq esse valor dá pra pagar apenas as peças como captadores, tarrachas, pontes, sendo que ele trocaria todas elas por melhores...

    Foda que tagima usa praticamente marupá no corpo e mafim verde no braço que geralmente empena ou trás algum problema de afinação... Se o corpo fosse pelo menos de cedro e o braço de marfim de boa qualidade e seco ou outra madeira melhor.. aí sim compensava....Tem alguns modelos novos que dizem ser de outras madeiras, vi apenas alguns.. Eu tenho um tagima jazz bass. Pra vc ter ideia tive que mandar fazer outro braço quando ele ainda era novo....

    Krist Novoselic
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    só achei no site um modelo chamado TP 4.. O braço é de maple, então ao braço pode estar resolvido o problema... A madeira do corpo nao conheço "linden".

    Intrueland...
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    E esse PB Phoenix - ótima relação custo benefício

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/174458/

    TFHG
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Krist

    Isso mesmo, TP4. Erro meu. E essa madeira, Linden, é semelhante ao Basswood (se não for a mesma), segundo o wikipedia: "The trees are generally called lime in Britain and linden in parts of Europe and North America (where they are also known as basswood)."

    http://en.wikipedia.org/wiki/Linden_tree

    Krist Novoselic
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Se for basswood, apesar de ser barata, ao contrario doque muitos pensam, ela é capaz de produzir um som bem legal.. Então acho que esse tagima tá valendo sim..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo prescision Bass Para "Tunar"