Tunar o Baixo ou Trocar Amp?

    Autor Mensagem
    polakinho
    Veterano
    # jun/09


    Estou a muito tempo parado e com uma vontade imensa de me animar pra voltar a tocar, mas pra isso preciso muito deixar o som do meu baixo mais "gordo"...

    Tenho um Giannini Strosonic, deve ser do ano de 90~92, e um amp Leac`s BX 40...ambos colaboram para um som fraquinho...

    ai surgiu a duvida...

    o que devo fazer para o som ficar mais "gordo"?
    Trocar os Caps? ou o Amp? o que faria maior diferença?

    pensei tbm na idéia mais barata, que seria ativa-lo...isso deixaria o som mais "Gordo" certo?

    o que acham desse circuito:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97224089-_JM
    ?

    Valeu, e obrigado!

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    polakinho
    Circuito ativo não vai melhorar o som do baixo não...

    Os captadores do seu giannini são originais ainda? Eu trocaria.
    Bota aí uns captadores de saída alta (malagoli hot, ou kent armstrong -- eles tem uns caps de saída alta tb, só é procurar) e via no que ia dar.

    Mas antes de trocar, experimenta aproximar os captadores das cordas. O som fica mais "boomy", menos definido, mas talvez você goste do punch a mais.

    Não conheço esse amplificador, mas se eu consigo um som com peso em wattsom, acho que dá pra conseguir com quase qualquer ampli. Mas se você quer um grave de tremer o chão, o que você precisa é de POTÊNCIA (em maiúsculas mesmo... bota aí uns 100w pra cima).

    KaizerSoze
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    tb voto para troca de caps. coloca uns cabrera hot ou malagoli/sound hot. a saida vai ficar mais alta e a qualidade tb deve melhorar consideravelmente.

    e amplificação tb influencia muito. Já tocou em outros amps?? Fica ruim tb?

    polakinho
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ainda nao pensei na idéia de subir meus caps, vou tentar, valeuzao...

    o que eu gostaria mesmo era um som bonito pra slap e pizzicato...nunca consegui algo parecido com meu baixo :/...é muitooo fraquinho...tanto é que os 3 controladores de volume mal fazem diferença quando mexo...

    qual seriaa mudança se eu pré-amplificasse?

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    polakinho
    qual seriaa mudança se eu pré-amplificasse?
    Você ia ter esse mesmo som mais alto. Da mesma forma que se girasse mais o botão de volume do ampli.

    Manda seu baixo pra uma regulagem num luthier, explique bem pra ele o que você tá sentindo, e o que você quer. Certamente ele vai poder te dar respostas muito mais eficientes do que as nossas (que não podemos ver, nem ouvir, e principalmente tocar no baixo).

    polakinho
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    pq esse circuito ativo que achei do ML ali é bem barato, parece ser a opçao mais em conta para o que eu quero

    caso nao faça muita diferença eu levantar os caps eu partirei pra isso...

    por exemplo...quero um som no slap gordo para o Tumb e metálico para o Puck (é assim que fala né? hehe), pois como está agora eu só consigo male-mal um ou outro mechendo nos volumes

    pois um amp é na faixa de 500 conto que eu gastaria...

    e caps? quanto eu precisaria desembolçar para ter o resultado esperado?

    valeu

    rodsom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    polakinho
    ja q vc quer uma soluçao barata, um pedal de equalizador pode te ajudar. eu uso um no meu washburn lyon (que tem som parecido com o do gianini). claro q nao é nada comparado a uma troca de caps, mas melhora muito o som do baixo. e esse som metalico vc consegue com cordas novas, ou pelo menos fervidas.

    DotCom
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    polakinho
    Cara, infelizmente pra ter timbre bom tem que gastar. Com combinações "tonante + wattsom", "jennifer + LL" e afins é complicado...

    Soluções baratas são as melhores pra jogar dinheiro fora.
    O circuito é barato por algum motivo. Coisa boa custa dinheiro.

    Mas enfim, o dinheiro é seu...

    KaizerSoze
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Coisa boa custa dinheiro.

    [2]

    leobozzo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    pra um som mais GORDO

    eu trocaria o amplificador como primeira opção

    depois trocaria de baixo (e compraria logo um ativo, se vc gosta de ganho alto, não trocaria o circuito desse, não ia adiantear muito com esse amp)

    por ultimo se for o caso trocaria os captadores

    KaizerSoze
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Uma coisa q vejo é o q o pessoal quer tirar de um jazz bass aquele som gordo de baixos precision.

    Se o cap do braço do Jazz fosse igual ao Precision, ninguem teria precision oras.

    NAO é igual. Eu tnho um jazz e um precision. O som do Precision é bem redondo e gordo.

    O do Jazz é mais médio e definido.

    Gosto de ambos e uso cada hora um, mas entendi que cada um tem uma caracteristica diferente.

    Recomendo a vc testar um Squier VM precision ou um Condor P ou ainda o Squier vibe P...acho que vc busca é esse som.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    polakinho
    Conheço muito bem esses baixos Gianninis dos anos 80.
    A captação deles é horrível. Aconselho que vc a troque por captadores Sound/Malagoli Traditional ( www.captadores.com.br ); trocar as tarrachas seria também um bom negócio (por um jôgo de Wilkinsons). Esse amp também é fraco, mas serve para estudo. Recomendo que vc o mantenha, mas se for tocar em uma banda, compre um Staner BX200, um amp potente e durável.
    Seu luthier deverá fazer uma regulagem geral nesse baixo, além de instalar os captadores, regulando o braço (espero que o tensor funcione!) para encordoamento 0.45.
    Colocando esses captadore Sound/Malagoli, não creio ser necessário o uso de um circuito ativo (na verdade é um circuito "ativador", pois ele é fundamentalmente um pré-amp e um equalizador paramétrico).
    Abç

    polakinho
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    legal os preços nesse site...mas vc poderia me recomendar um com bom custo/beneficio?
    obrigado!

    bassnoob
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    cara tudo que indicaram aqui é custo e benefício.
    os caps sound malagoli e os Kent Armistrong são os mais baratos que oferecem qualidade.

    tu vai gastar 180,00 no par até menos se souber comprar.
    não aconselho você comprar via website porque as informações são enxutas e não da para você ter idéia de como ficara.
    Eu mandei o meu baixo direto para um luthie, o bom é que geralmente eles tem outros baixos la que da pra vc testar e ter idéia do que fazer e de como vai ficar.
    depois destas indicações tem caps BASSLINES, EMG, FENDER e etc... que são caros bagarai.
    se você for der são paulo da um toque que eu posto uns 3 telefones de luthies e vc liga.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tunar o Baixo ou Trocar Amp?