Qual a distancia ideal entre a corda e a escala qd

    Autor Mensagem
    guirrbelo
    Veterano
    # out/06


    Prezados amigos, estou mexendo no meu baixo e estou com uma dúvida...Qual a distancia ideal entre a corda e a escala qd apertamos uma corda num traste próximo à pestana e no fim do braço (aqele velho procedimento pra saber se esta empenado). Apertei meu tensor mas nao sei ate q ponto devo prosseguir, pois tb sei q deve haver uma sutil "barriguinha" qd apertamos uma corda num traste próximo à pestana e no fim do braço...
    Me corrijam se estiver falando besteira!
    Gde Ab!

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    guirrbelo

    essa distância (medida no meio do braço) deve ser quase nula, dando espaço para passar no máximo um cartão.

    FBassist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    no maximo 2mm na região da 12 casa.

    XaMBs
    Veterano
    # out/06
    · votar


    n intendi...

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    XaMBs

    teste básico para medir empenamento do braço (basico, hein):

    pressione o primeiro traste e o ultimo na corda correspondente a região que quer medir o empenamento. olhe no 12º traste e veja a distância entre o traste e a corda, até uns 2mm é normal da escala, depois disso já vale partir pra uma regulagem.

    recomendo fazer isso pelo menos na primeira e ultima corda, pois a escala pode estar "curvada" e ser necessário um ajuste mais delicado.

    ilustranto o "curvada":
    por exemplo, em instrumentos com dois tensores, em que a regulagem foi feita de maneira extremamente precisa, deixa-se uma variável entre os dois tensores para uma regulagem mais baixa. a corda Si precisa de muito mais espaço para vibrar do que a corda Dó (em um baixo de 6, por exemplo), então ajusta-se a escala em uma parte mais alta e outra mais baixa, juntamente com uma boa regulagem da ponte, e assim se obtem uma ação de cordas extremamente baixa. nunca encontrei um luthier que me oferecesse uma regulagem nesse nível de precisão, sei que existe e é feita, mas nunca vi ninguém por aqui, então ainda regulo eu mesmo.

    XaMBs
    Veterano
    # out/06 · Editado por: XaMBs
    · votar


    WormKrash
    puts nem sabia disso...
    vivendo e aprendendo :P

    duduchaves
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Duvida de leigo galera: Não me critiquem pela pergunta!

    Pra que serve o tensor?

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    XaMBs

    na verdade eu acho que até poucos luthiers sabem disso, ou pelo menos nunca nenhum comentou, muito menos vi uma regulagem tão precisa.

    duduchaves

    o tensor é a haste de metal que fica entre a escala e o braço do instrumento a fim de dar sustentação contra a empenação. quando há empenação do braço o tensor pode ser apertando (ou aflouxado dependendo do caso) a fim de corrigi-la.

    guirrbelo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    WormKrash
    Valeu pela informacao WormKrash....vou aproveitar p deixar outra duvida para os amigos do forum.....

    Após esta regulagem no tensor (pois apenas baixando a altura na ponte nao estava resolvendo, o braco realmente estava empenado, mas agora so esta passando um cartao na altura da 12 casa, qdo fazemos o referido procedimento) Surgiu outro problema, algumas cordas trastejas em algumas regioes ( a corda Lá na 5, 6 e 7 casa p ex.)
    Resultado: mesmo com o braco agora alinhado nao consigo baixar a altura na ponte pois trastejam....Complicado né..rsr
    Sei q vao dizer pra levar num Luthier, mas minha cidade so tem um e ele qer cobrar aproximadamente 15% do valor do instrumento pra regular...ai é F...

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    guirrbelo

    cara, nessa região dá um olhada como está o alinhamento dos trastes, se não tem um que está um mínimo mais alto. outra coisa é ver a DIREÇÃO do braço. ele pode estar reto, mas com o headstock lá em cima, desnivelado com o corpo.

    Alex Navarro
    Veterano
    # out/06
    · votar


    guirrbelo

    Segura aí algumas dicas

    http://www.nbspickups.com/fretwork

    Não se encane muito com o visual da altura das cordas.. tem muita gente que fica nessa... tá alto, tá alto...

    toque e sinta se está confortável para vc... lembre-se que em casa é uma coisa e no pauco é outra...

    Avalie se o bass tá bom mesmo... as vezes vender e comprar outro é mais fácil.............

    NESCAU
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Alex Navarro
    Vc tem algum circuito com balance volume grave e agudo pra vender? é pra colocar num tagima TG 5b que deu pau no circuito.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Um problema pode ser desgaste irregular dos trastes.

    Se isso ocorrer não adianta ter um braço perfeito em termos de empenamento e uma ponte bem regulada. Ele irá trastejar mesmo.

    Tem que fazer um alinhamento de trastes.

    Gosto de ação bem baixa e leve em meus baixos. Por isso preciso de uma regualgem precisa.

    O valor que um luthier bom cobra numa regulagem normal em um baixo está sempre por volta de R$ 90,00. O valor mínimo que ví foi R$ 50,00.

    phstc
    Veterano
    # out/06
    · votar


    WormKrash
    Veterano # Enviado: 1/out/06 15:15
    Quote

    guirrbelo

    essa distância (medida no meio do braço) deve ser quase nula, dando espaço para passar no máximo um cartão.



    Não fica muito baixo, tracejando assim?

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    phstc

    é preciso pressionar o primeiro e o último traste e isso é só para verificar o empenamento, não tem a ver com a ação das cordas.

    guirrbelo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    WormKrash

    Po Wormkrash eu nao tenho habilidade pra mexer nos trastes nao....isso foge do meu alcance...Muito obrigado pela dica!

    Alex Navarro

    Sabe Alex, nao to ligando pro visual nao, é que eu sinto q estou fazendo forca demais, e ta me atrapalhando!. No slap atrapalha, qdo faco acorde atrapalha...ou seja, sinto q estou ficando meio grosseiro, pois td q faco no baixo exige uma forca maior d q faria se estivesse num baixo com a acao das cordas mais baixo! Brigadao tb pela atencao!

    Maurício_Expressão
    Maurício, desgaste irregular eu nao acredito, pois comprei recentemente o baixo, mas obrigado tb pela atenção!

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    guirrbelo

    cara, não precisa mexer nos trastes :)
    por exemplo, se teu baixo é de 4 cordas e tem 24 trastes, na corda Mi pressiona o Fá, como se fosse tocá-lo, e pressiona o Mi lá no 24º traste (como um tapping), agora olha se a corda está bem rente à escala. é assim que se vê basicamente se o braço não está empenado, considerando uma distância da corda para os trastes de cerca de 2mm no máximo.

    guirrbelo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    WormKrash
    Sim Worm, esta parte do procedimento eu ja peguei (ja apertei o tensor até ficar nestes 2mm, na verdade ta o suficiente para passar um cartao!)mas o q ta acontecendo agora é q algumas cordas em algumas notas trastejam (p ex. a corda Lá nas notas Re, Re# e Mi)
    Ai q vem o lance....como descobrir quais trastes devo lixar ?? Isto q eu disse na msg anterior q nao sou capaz de fazer...nao consigo descobrir quais trastes lixar, nem o qto devo lixar!!!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # out/06
    · votar


    guirrbelo
    Fala amigo, se não tem confiança, nào faça! normalmente, qdo acontece isso q vc disse, o que causa o trastejamento é o traste à frente do que vc está primindo, então provavelmente precisará de um ajuste, mas como acompanhei aki o topico, tem certeza q sua regulagem de tensor ficou boa mesmo? Não desmerecendo naum viu, apenas tentando ajudar e dizer q tenha cautela! o traste apos ser nivelado precisa ser polido, sinceramente eu não recomendo fazer isso em casa!
    abç

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    guirrbelo

    problema de interpretação ;)
    além dos trastes pode considerar uma retificação de escala também. eu lamento, mas aí só luthier, e cuide bem o luthier, pois já tive alguns que deveriam só re-colar alguns trastes soltos e limaram eles até ficar em forma de U, agora só trocando tudo, talvez até escala...

    Ronin
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Infelizmente tem consertos que, longe ou não, caro ou não, é melhor correr atrás de um luthier para ter um serviço bem feito e com garantia de que ele não vai desossar seu instrumento (açougueiros se passando por luthiers tem em quilo).

    Um assunto ao qual não tocamos aqui quando falamos da ação das cordas é, também, a pegada do músico. Se o músico tem pegada pesada... esquece a ação baixa, pois vai trastejar por mais que o baixo esteja mega-hiper-supa-dupa regulado.

    Outra coisa sobre luthier. Luthier é igual médico da família... você aprende a confiar com o tempo, depois de visitar alguns, e depois de conhecê-lo o trabalho acaba virando uma parceria entre você e ele. Não existe luthier que regule e te diga que está bem regulado sem vc mexer no instrumento... regular está diretamente ligado a forma como você toca e o bom luthier sabe que no preço da regulagem está incluso os últimos ajustes que ele terá de fazer após você testar a regulagem com sua própria pegada.

    Acho uma pena que aí aonde vc more tenha tão poucos luthiers e ainda cobrem caro. Aqui em Floripa temos mais opções, e dentre eles tem caras muito bacanas que fazem um ótimo serviço.

    joe_harris
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Dessas coisas eu ñ sabia, tbm so novato, aew seis são fmz hein
    vlew

    phstc
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Pessoal é normal a distância do começo do braço perto cabeça ser menor que a distância do final, perto da ponte? Percebo isso muito na Sizona, meu baixo foi regulado recentemente.

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    phstc

    se o nut estiver muito alto. o "normal" seria mais baixo no nut e mais alto na outra ponta da escala.

    phstc
    Veterano
    # out/06
    · votar


    oq é nut amigo?

    WormKrash
    Veterano
    # out/06
    · votar


    phstc

    nut é a pestana, a peça de plastico, osso ou latão que fica onde seria o "traste zero", que alinha as cordas para o headstock (mão).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a distancia ideal entre a corda e a escala qd