qual eh o meu tipo de captação?

    Autor Mensagem
    hiago hot pants
    Veterano
    # ago/09


    Bem, meu baixo tem os Humbuckers do precision perto do braço e um single-coil perto da ponte, n tenho foto, mas alguem sabe que tipo de captação eh essa?

    assacinodeemos
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Hmm???
    tem alguma bateria no circuito??
    Deve ser passiva.

    hiago hot pants
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    eh passiva mesmo, tem 3 knobs, um n sei definir pra q serve, um eh pro volume do single-coil, o otro pro volume do Humbucker.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    hiago hot pants

    Deve ser um baixo com captação tipo P+J [P=Precision (o "duplo" do braço) - J=Jazz (o "single coil" na ponte)].

    Já os controles devem ser volume P,volume J,e um Tone [controla a "tonalidade" dos seus caps,indo do grave ao agudo,é basicamente um filtro].

    fabio bassb
    Veterano
    # ago/09
    · votar



    Bem, meu baixo tem os Humbuckers do precision perto do braço e um single-coil perto da ponte, n tenho foto, mas alguem sabe que tipo de captação eh essa?


    Podemos dizer que existem 3 tipos básicos de captadores.

    - J, que são captadores single. O J vem de Jazz Bass, modelo de contrabaixo em que estes captadores foram desenvolvidos.


    - P, que são os captadores que muitos chamam de duplos, porém são singles. O P vem de Precision, modelo que originalmente possui este tipo de captador.


    - Humbucking ou MM, que são os captadores com bobina dupla. Permitem muitas opções de regulagem das bobinas em série ou paralelas. Produzem um som mais "gordo". Para o contrabaixo, estes captadores tem uma estreita relação com os baixos MusicMan. Possui algumas características únicas, como as saturações nos médios quando é executada a técnica de slap, por exemplo.


    Estes modelos podem variar também, em termos de pólos expostos ou não. Os pólos dos captadores são os círculos de metal que ficam para fora da "capa", e podem estar expostos em forma de 2 por corda, um por corda, ou até mesmo não estar expostos.

    Já os famosos captadores SoapBar (Barra de Sabão), identificam apenas o modelo externo do captador, que pode ser single ou humburking.


    No mercado, existem inúmeras combinações de captadores, e para cada uma, um novo leque de timbres podem ser extraídos dos instrumento, por exemplo:

    - JJ, que é a combinação padrão dos baixos modelo Jazz Bass, com 2 captadores J. Um próximo à ponte e outro próximo ao braço.

    - PJ, que é a combinação existente nos Precision Special e em vários outros modelos, contendo um captador tipo J próximo à ponte e um captador tipo P próximo ao braço.

    - 2 Humbucking, que á a combinação existente em alguns modelos da MusicMan, como o Sabre e o Bongo, e no Fender Roscoe Beck.

    - Humbucking e J, existente em alguns modelos da Warwick.

    - Humbucking e P, com em alguns modelos da Fender.

    mum
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    hiago hot pants
    Bem, meu baixo tem os Humbuckers do precision perto do braço e um single-coil perto da ponte, n tenho foto, mas alguem sabe que tipo de captação eh essa?



    Na verdade isso que você está chamando de humbucker é um split coil. No mais, como foi dito acima, teu baixo tem captação PJ, e provavelmente os controles são VVT.

    hiago hot pants
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    vlew galera, descobri q o captador eh PJ e os controles são V V T mesmo, me tiraram uma duvida que me assombrava desde que comprei esse baixo, vlw mesmo

    KaizerSoze
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    mas, mesmo tendo esse J na ponte, nominalmente, vc tem um precision.

    rodsom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    aproveitando o topico, como chama aqueles captadores originais do tagimao, aqueles captadores largos?

    DotCom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    tiraram uma duvida que me assombrava
    Meu Deus... Assombrava?

    KaizerSoze
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    rodsom

    provavelmente eram humbuckers.

    mum
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: mum
    · votar


    rodsom
    KaizerSoze
    provalvemente vc está falando do soapbar (que nao deixa de ser um tipo de humbucker)

    bassnoob
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    nem todo soap bar é humbucker

    rodsom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    KaizerSoze
    mum
    bassnoob
    o baixo é esse aqui.

    bassnoob
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    esses ai são soap bar mesmo, eu ja tive um desses mais não lembro as medidas desses caps.

    DotCom
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Soapbar não é necessariamente humbucker.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual eh o meu tipo de captação?