Escolha da madeira

Autor Mensagem
Digas
Veterano
# jul/09
· votar


Ainda dentro do assunto, qual das opções vcs preferem:

1 - Cap passivos e circuito ativo
2 - Cap e circuito ativos
3 - Cap e circuito passivo

E quais as caracteristicas na sonoridade de cada tipo

Abraço galera!

KaizerSoze
Veterano
# jul/09
· votar


eu prefiro captador passivo + circuito ativo.

bassnoob
Veterano
# jul/09 · Editado por: bassnoob
· votar


Bom eu estou usando captadores ativos com circuito passivo.
e esta sendo o meu preferido no momento.
Mas tem um detalhe ai, eu usei essa configuração com 2 caps single da Condor e ficou ridículo.
ai comprei 2 seymour duncan e achei fantástico o som esta bem encorpado, com um grave na medida sem embolar, e pra mim isso que importa.
depois dessa configuração prefiro um baixo totalmente passivo, mas para isso tem que ser um baixo legal considerando a combinação de madeira e caps + uma boa construção.

fabio bassb
Veterano
# jul/09 · Editado por: fabio bassb
· votar


Se a madeira enfluem tanto no timbre, como a D'Alegria criou um baixo vertical que so tem o braço sem o corpo, mas o captador criado tonechaser, tem o timbre fiel de um baixo acústico?
obs: DVD Jorge Vercillo. baixista ANDRÉ NEIVAS

como alguem pode me explicar um baixo feito de papelão funcionar bem?
http://www.youtube.com/watch?v=G-K3MqzDqW0

Entrando no assunto dos captadores e circuito
uso Seymuor Duncan MM passivo no circuito ativo
e Fender passivo no circuito aitvo tambem, para mim é o melhor, captador passivo com circuito ativo.
+ resolvi comprar EMG ativo, estava usando captador ativo no circuito passivo, estava tambem, mas comprei um circuto ativo pois gosto de ter em mãos GRAVE MÉDIO e AGUDO (mão no roda)
ae ficou ativo com ativo 18 volts, + captadores passivos são muitos bons, pois são naturais menos virtuais, porem estou gostando tambem do ativo com ativo.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


fabio bassb
como alguem pode me explicar um baixo feito de papelão funcionar bem?
ÓTIMO! Timbre perfeito hein? Troque seu baixo nele, então...

Se a madeira enfluem tanto no timbre, como a D'Alegria criou um baixo vertical que so tem o braço sem o corpo, mas o captador criado tonechaser, tem o timbre fiel de um baixo acústico?
Você está surdo. Só pode. Olha, aparelhos auditivos TELEX podem ajudar, ok?

Digas
E quais as caracteristicas na sonoridade de cada tipo
Não existe "som de ativo" nem "som de passivo", então não adianta tentar balizar sua escolha por causa disso.

Ainda dentro do assunto, qual das opções vcs preferem:
Tanto faz, o importante é soar bem.
EU prefiro tudo passivo, pela minha preguiça em ter que trocar a bateria, mesmo sabendo que isso costuma demorar bastante (tenho dois violões com pré ativo).
E como tem baixos que soam bem com os 3 tipos de configuração, posso escolher a que mais me convém.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


fabio bassb
Os captadores desses baixos são piezoelétricos, trabalham com a transformação de movimento em sinal elétrico; eles tem som de...piezoelétrico, e não de acústico....

Diino
Veterano
# jul/09
· votar


fabio bassb

bah que timbre ruim desse baixo ai hein?
ponto pro cara que fez, papelão, diferente e tal.
mas o timbre...
:S

bassnoob
Veterano
# jul/09
· votar


baixo de papelão...
incrível.....................como tem gente sem o que fazer nessa vida é fantástico.

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/09
· votar


fabio bassb

Se a madeira enfluem tanto no timbre, como a D'Alegria criou um baixo vertical que so tem o braço sem o corpo, mas o captador criado tonechaser, tem o timbre fiel de um baixo acústico?
obs: DVD Jorge Vercillo. baixista ANDRÉ NEIVAS


Não me leve a mal cara,mas você precisa fazer uma audiometria urgentemente,o timbre desse baixo não tem nada a ver com o de um acústico,digo isso com algum embasamento pois eu toco baixo acústico [tenho um inclusive] e já toquei nesse D'Alegria,o timbre dele em nada se assemelha ao de um bom acústico,é bem longe até.

fabio bassb
Veterano
# jul/09 · Editado por: fabio bassb
· votar


o que quero dizer é que: a madeira pode sim ter influencia em um instrumento acústico (violão,violino etc) + em um instrumento eletríco? não creio.
como disse, somos engandos pelas grandes montadoras de instrumentos a pagar R$8000,00 ou mais, por conta de madeira tal e tal, quando o timbre final fica por conta dos captadores.
ja vie baixos ruim (condor, groovin etc), ficarem ótimos apenas trocando os captadores e não a madeira.
ja tive um ROCK BASS classic, e paguei R$200,00 + caro do que o basic, por conta do tampo de maple, porem testando um com o outro, que tem os mesmos captadores e circuito MEC, não tinha diferença nem uma, + dizem que o MAPLE da + agudo no timbre.

MENTIRAAAAAAAAA
o que da mais agudo no timbre, é eu aumentar no circuito ou no ample.

EX: o baixo SPECTOR usa EMG e tem timbre de EMG, WOOD usa EMG e tem timbre de EMG, MODULUS usa agora EMG e tem timbre de EMG e outros de luthier que usa EMG e tem timbre de EMG, porem todos eles tem madeiras diferentes, mas o timbre são iguais, timbre de EMG se fosse BARTOLINI era timbre de BARTOLINI ou SEYMOUR DUNCAN etc.
se quer melhorar seu bass mude o captador e não a madeiro, que serve para segurar as cordas.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


fabio bassb
em um instrumento eletríco? não creio.
O pior cego é aquele que não quer ver... Enfim, ninguém é obrigado a saber tudo. Se você prefere achar que não influencia e tá feliz assim, que seja.

como disse, somos engandos pelas grandes montadoras de instrumentos a pagar R$8000,00 ou mais, por conta de madeira tal e tal, quando o timbre final fica por conta dos captadores.
... E quem tá dizendo isso é o famoso luthier... qual seu nome mesmo? er...

ja tive um ROCK BASS classic, e paguei R$200,00 + caro do que o basic, por conta do tampo de maple
O top em maple é mais por visual do que realmente sonoridade. E depende muito da espessura pra saber se vai influenciar mais ou menos.

o baixo SPECTOR usa EMG e tem timbre de EMG, WOOD usa EMG e tem timbre de EMG
Tem fodera com EMG e ele soa como Fodera, tem Fodera com Seymour Duncan e ele soa como Fodera...
Tem JB da Sadowsky com captação de todo tipo, e ele soa como JB, daí tem o SX com captação XYZKW e ele também soa como JB, tem o Condor CJB com captação Kent Armstrong e ele também soa como JB...

Enfim, cada caso é um caso.

Nanilo
Veterano
# dez/09
· votar


Eu tava fazendo uma busca sobre madeiras, achei esse tópico. Precisa ser relembrado.
Vou vender meu baixo, comprar um Jennifer e uns EMG, e tocar no Metallica, ninguém vai notar a diferença.

Brincadeiras a parte, me surgiram umas dúvidas. O que é baixa/alta granulação? Qual diferença faz veios?

Quis aproveitar esse tópico que já tem umas coisas interessantes pra seguir no assunto.

Krist Novoselic
Veterano
# dez/09
· votar


Eu acredito que, um music man com captador e circuito bartolini fique legal. Nunca toquei em um assim, mas já ví alguem tocando.
O seymour duncan terá um som igual ao do music man original, que é muito legal também ,mas, na minha opinião, fica limitado.

Quanto as madeiras, vai depender do seu gosto. Mas, como já foi sugerido, para um som próximo ao do music man, corpo em freijó e braço em marfim ficaria legal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escolha da madeira