escolha de madeira e captação

    Autor Mensagem
    ericroland
    Veterano
    # ago/07


    Alguém poderia me aconselhar no meu problema?
    eu tenho um baixo Tagima B2 sistema ativo passivo com push pull, e tô pensando em colocar captadores Music man humbucking, mas estou meio receoso quanto a isso. Essa mudança melhoraria o timbre do meu baixo? e o som dele ficaria presente assim como os music man(tipo o sting ray 5)? ou a madeira seria um impecilho, pois meu baico tem um timbre muito agudo, eu quero um timbre de médios presentes e que não seja mto agudo.

    jkdias
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ericroland

    cara, pra ficar próximo do mm sting ray seu bass tem q ter uma madeira muito parecida com o hardwood (no corpo, maple no braço) e vc tem q colocar um cap e circuito mm (a seymor tem), atentando para a posição do captador.

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    jkdias
    hardwood nao é uma especie de madeira e sim madeira maciça. Existem music man's de alder, ash e outras madeiras americanas.

    ericroland
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    conehc
    ok, a madeira do tagima é de marupá com rebaixo traseiro e de pau marfim no corpo, que tipo de captação ia ser legal pra essa madeira, pra terr um timbre médio bem presente prum som pop massa??um seymour duncan ou mesmo um music man?

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    não sei porque não dizem que madeira usam!
    acho que eu vc e o THE BASSMAN estavamos falando de pegar um MM raspar e achar um monte de madeira, uma de cada cor!
    agora olha o corpo desse S.U.B.?

    http://myweb.ecomplanet.com/TOWN8019/MyStorage/Factory%20Tour%20Page%2 0Pics/T6%2Ejpg

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Vai acabar descobrindo até um pouco de compensado no miolo! uahauha

    Gui
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eltonbass
    essa foto já é meio antiga...

    eu gostei do efeito que deu..mas não sei a sonoridade disso!

    ericroland
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    qual madeira será a melhor pra um timbre médio forte?

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Gui
    deve ter um som massa.
    com certeza aquele circuito da MM deve ter muito segredinhos...

    rfasioli
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eltonbass
    Depende, se forem os 3-coil, com certeza tem muitos segredões! Quando eu tava escolhendo a captação pro meu bass (agora tá quase pronto), eu fui atrás, escrevi pra seymour duncan lá nos USA, a resposta foi mais ou menos o seguinte:
    O captadores SMB 3-coil, são somente para reposição nos baixo MusicMan que possuem esta captação e não funcionam sem o circuito da MusicMan. Isto porque os captadores foram produzidos conforme especificação da própria MusicMan e nem a Seymour Duncan tem conhecimento sobre como eles funcionam.

    Detalhes:
    1. Tentei saber o preço destes circuitos e a resposta foi:
    Só são vendidos na assistência técnica, para reposição em baixos MusicMan. Ou seja não vendem para você colocar em outro baixo!
    2. O preço dos caps 3-coil é quase o triplo do SMB normal!!!

    Foda Né!

    ericroland
    O timbre dos musicMan novos vai ser meio foda conseguir...
    Se você quer timbres médios, acho que o cap SMB5 Ceramic da seymour duncan é legal... O SMB5 Alnico tem um som mais grave e mais vintage.
    Dá uma olhada na tabela de timbres do site da seymour duncan.
    Outra dica é comprar pelo e-bay, sai mais em conta, mesmo pagando 60% de imposto, mas calcula antes...
    [] e boa sorte!

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eltonbass
    esse sub ficou meio estranho mesmo... o pior é que depois eles pintam ele de uma cor opaca e fosca, vc num faz nem idéia da madeira que tem lá.

    rfasioli
    os dual coil funcionam com qualquer baixo e os triple coil nao? seria isso?

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    conehc
    aham, ainda bem que o circuito faz soar legal...
    e na hora da revenda ninguém ta nem ai pra madeiras depois de ler MusicMan no headstock.

    rfasioli
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: rfasioli
    · votar


    conehc
    Isso mesmo!
    Eu acabei comprando o SMB4a dual coil.

    No site fala que ele é p/ os modelos Stingray e Sterling após 1996, mas não diz que não server nos outros...

    http://www.seymourduncan.com/products/bassesdescr.shtml#smb4a3coil

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    rfasioli
    isso so reforça minha teoria de que o pré dos sting ray nao tem nada de linear, ele ligado modifica o som do captador completamente, com ele desligado o som fica uma porcaria.

    Gui
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eltonbass
    lembre-se que os SUB tem som diferente dos stingray...tem som mais grave...não tão versatil (de acordo com depoimentos..nunca coloquei os dois lado a lado..)

    ericroland
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    rfasioli
    ok, cara mto lobrigado, me quebrou um galhão..
    antes da troca dos captadore eu vo comprar um equalizer da boss, pra ver se supre a carência, se não funcionar eu vô pro seymour duncan

    Tiruk
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    jkdias
    cara, pra ficar próximo do mm sting ray seu bass tem q ter uma madeira muito parecida com o hardwood (no corpo, maple no braço) e vc tem q colocar um cap e circuito mm (a seymor tem), atentando para a posição do captador.

    realmente espero que vc esteja brincando

    rfasioli
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    conehc
    Não é só sua teoria, eu diria que é a prática!

    ericroland
    Talvez melhor que o equalizer seja o Compressor/Susteiner, Testa os dois, de preferência com teu baixo...
    []

    rfasioli
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: rfasioli
    · votar


    Gui
    Os SUB, são tipo assim, uma segunda linha da music man...

    Tiruk
    Acho que não é brincadeira, madeira é tudo, hardwood realmente é o tipo de construção, seria interessante saber com que madeiras o instrumento é construído...

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    rfasioli
    Pois é... eu estava lendo uma historia de que o bom pre-amp é aquele que nao modifica o timbre natural do baixo quando está em "flat", ledo engano hahah

    THE BASSMAN
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    O GEB-7 , é um brinquedo viciante, e muito bacana de ser usado, com paciencia eum pouco de noçao vc timbra seu baixo do jeito q quiser, eu troquei meu bdi num desse e pra mim foia melhor coisa q fiz! naum usava o bdi como direct box mesmo!

    rfasioli
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    conehc
    Na verdade é, desde que o captador seja passivo.
    Pelo que entendi o 3-coil é um cap híbrido, então não dá pra ser assim...

    Gui
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    rfasioli
    não...apenas um modelo diferente...como como o btb205 pro btb555

    são modelos diferentes...segunda linha da MM é a porcaria do OPL...

    de segunda linha mesmo...só fico com as da ESP (LTD, Grass Roots e Edwards)..que são realmente MUITO parecidas em caracteristicas sonoras..e acabamento igual...tão impecavel quanto a propria ESP.

    ericroland
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    cara, eu testei ontem um pod com o meu baixo, o compressor e uma me50. na sinceridade...o pod me fez feliz, mas está inacessível pra mim no momento, hj vo procurar testar o equalizer.

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ericroland
    olha com o jfactor, quem sabe ele num faz um preço camarada na pod xt (feijao) dele...

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    pod xt (feijao)
    uaheiuaehiaehea
    cada apelido que os cara arranja...
    já vi gente chamando o v-amp 2, o de guita, de smurf..
    tem que criar um glossário aqui do fórum de baixo, com todas as girias...
    rb, mm, ww, etc. se não o pessoal fica boiando...

    conehc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eltonbass
    Já tem. Lembro que um cara fez um topico perguntando o que era mm e eu fiz uma listinha. Mas se você forçar bastante o pod realmente parece um feijao. Já smurf é viagem de doidão.

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: eltonbass
    · votar


    conehc
    é pq é aquela coisa azul feia que dói...

    eu lembro, procurei e não achei!

    EDIT: achei:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/165649/

    temos que aumentar, tem mais girias usadas aqui.
    se me der vontade crio um tópico com todos os termos que conheço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a escolha de madeira e captação