Rafael do Baixo Veterano |
# jun/09
· votar
panco
O lance é você estudar com o metrônomo mesmo cara,não tem como fugir disso.
Um tipo de estudo que eu faço até hoje ao pegar algum exercício,é colocar o metrônomo em 55-60bpm e cair dentro do exercício,depois de ficar tocando nesse andamento por algum tempo,eu subo o metrônomo pra 70-80bpm,e depois de alguns minutos eu volto o metrônomo pra 55-60bpm.
Você pode perceber que quando você voltar o metrônomo ao andamento inicial,você vai estar tocando com mais desenvoltura e precisão do que antes.
Uma coisa importante pra se estudar com o metrônomo,é se lembrar de sempre iniciar os estudos em um andamento bem baixo,entre 50 e 60 bpm,e ir subindo aos poucos,é algo bem chato,mas que traz resultados.
A outra dúvida, é a seguinte: temos uma base que em determinado momento, faz Bm-D (Tom Bm). Eu bolei uma frase para a parte do Bm e acabei usando o mesmo fraseado no momento que a guitarra base mande uma base em D e o som ficou legal. Minha duvida é pq posso fazer isso? O certo não seria tocar as notas de D no momento da base em D?
Sem me aprofundar muito no assunto,você pode fazer isso pois o acorde de Bm é o relativo menor do acorde de D,sendo assim ambos possuem as mesmas notas em sua formação.
Usa a busca,que tem dezenas de tópicos explicando e ensinando harmonia aqui no fórum,lá você vai conseguir compreender melhor o assunto.
|