Conjunto de cordas 2 de 0.50 e 2 de 0.45?

    Autor Mensagem
    Cereal Radical
    Veterano
    # mai/09


    Olá galera, minha situação é a seguinte, há tempos atras comprei meu baixo e até então não sabia qual diametro era o das cordas que vieram nele, as mesmas oxidaram, então retirei uma das cordas (G) e a levei a até a loja, para que eles então, com auxilio de um micrometro, pudessem detectar qual a dimensão de tal corda, enfim, eles não tinham micrometros na loja e acabei optando por pegar um jogo de cordas de 0.45, no dia seguinte consegui um micrometro e vi que o jogo que veio no baixo deveria ser 0.50 (pois a G é .05 de mm maior que a do encordamento 0.45), mas aconteceu que fiquei sem grana para mandar um luthier regular meu baixo para a tensão das cordas novas, e preciso do instrumento até sabado...

    resumindo: amenizaria a tensão errada se juntasse os dois jogos de cordas? ou seja, 2 de cada jogo, trabalharia de menos forma errada o braço?

    no caso, usaria a G e a A do encordamento 0.45...

    sei que é uma duvida imbecil, mas leigo que sou, gostaria de contar com vocês para 'aniquilação' dessa duvida!

    Boa noite à todos!

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cereal Radical
    Cheque o calibre das outras cordas primeiro.

    Motivo: As vezes o "jogo .050" só difere de um "jogo .045" pela medida da G , ou da G e da D.

    Mas eu nunca vi um baixo sair com .050 de fábrica. Normalmente é .040, e em alguns casos, .045

    Ah, nunca vi também uma loja de instrumentos ter micrômetro.

    Agora, a pergunta: Seu baixo tá trastejando?

    A alteração na tensão das cordas (Seja por trocar o calibre, ou por trocar a afinação) sempre causa mudança na envergadura do braço. Porém, tem braços que se alteram pouco, e as vezes a regulagem que você usa não é tão crítica assim, então não precisa se preocupar quanto a danos no instrumento.

    Cereal Radical
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom

    Então, só medi pela G, não sabia dessa informação de que as vezes só se diferem a G , ou da G e D...

    Bom, vou arriscar a colocar o jogo novo, chutando que seja .45 pela diferença de .05mm.

    É que a loja não funciona somente como loja de instrumentos, vende muitas outras coisas, desde som automotivo à ferramentas diversas também...

    E sobre a pergunta, meu baixo trasteja muito pouco, só quando se bate com força excessiva, mas creio que seja normal em tais circunstancias...

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cereal Radical
    Se só trasteja quando você bate forte, então não tem problema nenhum com ele não.

    Cereal Radical
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Beleza cara, muito obrigado por sanar minha dúvida.

    Arrastão Cultural
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cereal Radical
    DotCom

    Na realidade, trocando 0,45 por 0,50 não irá trastejar e sim deixar as cordas com ação mais alta!

    Cereal Radical
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mas no caso seria o contrário, de 0.5 para 0.45...saca?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conjunto de cordas 2 de 0.50 e 2 de 0.45?