Jazz Bass Squier + Captação Fender Noiseless

    Autor Mensagem
    Renato Mello
    Veterano
    # mar/09


    Galera, Estou pensando em comprar um Jazz Bass da série SB Squier Original J-Bass e trocar a captação por um da Fender modelo Noiseless. Eu gosto de um som brilhoso e roncado. Será que com esta configuração eu consigo este tipo de timbre? Nas lojas eu não encontro squier nesta configuração. VALEU!

    RBFecury
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Renato Mello
    Cara, nao conheço o som do bass, mas de captadores, posso te dizer que o Noiseless tem a característica de não ter ruído (não ser roncado), pelo próprio nome em inglês que quer dizer "sem ruído". Quanto ao brilho, prefira captadores de alnico, e Vintage (que o dão o som roncado).
    Como vc citou os caps Fender, tem o Custom Shop 60`s, que eh Vintage, bem roncado, de acordo com os usuários...

    Só nao posso dizer nada a respeito da colocaçao destes caps em um Squier... se vc procurar uns topicos aki no forum, seria melhor vc comprar um SX SJB 75, que eu particularmente nao curto as cores, mas o tmbre eh bom, e fazer esse up-grade de caps...

    Espero ter ajudado.

    Abraços!!!

    DotCom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ronco = ruído desde quando?

    mum
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Esses captadores stack tem uma sonoridade mais moderna. Bota um jogo de cabrera ou malagoli traditional e seja feliz hehehe.

    Renato Mello
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Valeu pelas respostas...
    Eu também não gosto da estética do SX SJB 75, por isso estou pensando no Squier.
    Vou pesquisar sobre estes caps Custom Shop 60`s. O ruim de trocar caps é que é um tiro no escuro!

    VALEU!

    RBFecury
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    DotCom
    Entao como vc diferenciaria, para um leigo, captadores vintage e noiseless e que nao entendem essas notações???
    Ruído nao eh somente o tao conhecido " hum" , caro colega...

    Abraços!!!

    mum
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ruído nao eh somente o tao conhecido " hum"
    po, me desculpe, mas não entendi.

    DotCom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    RBFecury
    o roncado dos jazz bass não é ruído, muito menos cancelado pelos noiseless... se um amante de JB aparece aqui você é apedrejado...

    noiseless minimiza o hum, e também alguns ruídos de interferência eletromagnética.

    RBFecury
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Nao disse que o roncado eh ruído, mas realmente utiizei a palavra "ruído"para tentar caracterizá-lo. Tenho Jazz Bass e curto muito som... sei o que eh roncado e o que eh moderno, limpo...
    Nao tenho medo de ser apedrejado, mas a maneira que eu tentei me explicar, pode nao ser a melhor para vc... simplesmente maneiras diferentes de expor o ponto de vista...
    Sempre que pesquisei sobre fender custom e noiseless, achei nformacoes onde os usuarios explicavam que os noiseless nao tinham o roncado caracteristico dos vintage (custom 60`s, correto???)... portanto resolvi utilizar esta nomenclatura de "ruído"para diferenciar os sons dos caps... realmente diminui o hum, mas nao tem o roncado dos custom...

    Outra coisa... esta e a segunda vez em um topico que a gente tem uma semi-treta... desculpe amigo, mas vc eh deveras ignrante em suas colocacoes... Veja a diferença entre a pergunta do mum e a sua colocacao... Creio que a moderação devesse fazer alguma coisa a respeito... se eu estou errado em algo, nao me critique ou seja grosseiro... aponte os erros de forma educada...

    ESSE FÓRUM ESTÁ QUASE QUE IMPOSSÍVEL DE SE PARTICIPAR... SÓ ENTRO AQUI MESMO PRA VER OS TÓPICOS E NÃO MAIS PRA PARTICIPAR... FALTA DE RESPEITO...

    mum
    Quis dizer que a palavra ruído, quando se trata de baixos, nao eh somente o hum dos caps, e dependendo do ponto de vista, pode ser outra coisa, como tentei explicar mais acima...

    DotCom
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    RBFecury
    Desculpe se pareci ofensivo, só sou econômico nas palavras.

    Deixa eu explicar direito:
    Captador noiseless é um captador Stack (que tem duas bobinas sobrepostas, diferente do humbucker, que tem duas bobinas lado a lado).
    A idéia do stack é ter um som de single coil, mas sem os ruídos que ele capta (entre eles, o hum de 50/60 hz, e alguns ruídos eletromagnéticos). Porém, por diferenças de construção (entre elas a resistência DC do captador, que no stack costuma ser maior que o do single), o noiseless tem um pouco menos de brilho (que, a depender do instrumento e da equalização, pode nem ser notada)

    Aqui, um vídeo de um SX SJB (clone do Fender), com um timbre "roncado"
    http://www.youtube.com/watch?v=BtvV_8jfhz4

    Definir timbre "roncado" é meio complicado, mas em termos técnicos, pode-se dizer que é um timbre em que os médio-graves são favorecidos, sem ficar com um som embolado. (Com a equalização adequada, alguns Warwick também conseguem esse timbre)

    THE BASSMAN
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: THE BASSMAN
    · votar


    Galera...paz! somos companheiros LÁ tb.

    os noiseless, não tem a caracteristica tão vintage, pq são stacks e cerâmicos. já os custon shop são alnico e singles mesmo.
    os dois são bem legais, e eu curto muito som vintage, ams aquele zzzzzzzzzzz me enche o saco...acho q ate prefiro o silencio, inclusive para se gravar é praticamente pré requisito hj em dia!

    Mas vc tb consegue um som roncado com caps cerâmicos....eu nào tenho 100% de certeza, mas acho q os caps do Sx originais, como no video, são cerâmicos!

    mum
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    RBFecury
    Ah, agora entendi o que você quis dizer. Mas o ruido que o stack cancela é apenas o hum. Ruído por exemplo, de má instalação elétrica, corda batendo no captador, esquece...
    Como o mano DotCom bem disse, há diferença na sonoridade dos vintage para os noiseless por motivos de construção. São captadores com propostas diferentes. Mas uma equalização pode fazer milagres, então eu não digo que seja impossível tirar um ronco do pastorius num stack. Agora, como chegar nesse timbre, é outra história hehehe!

    THE BASSMAN
    Galera...paz! somos companheiros LÁ tb.

    (6)

    KaizerSoze
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    THE BASSMAN
    Galera...paz! somos companheiros LÁ tb.


    bass*forumeiros*com para mais detalhes. *=.

    RBFecury
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    DotCom
    Blz, cara... explicação entendida.

    THE BASSMAN
    mum
    Valeu pela explicação também... nao sabia das informações construtivas e eletr6onicas que o DotCom explanou, mas a questao de som vintage e caps alnico e cerâmicos, ja tinha conhecimento... creio que nao me fiz entender direito...

    THE BASSMAN
    KaizerSoze
    Sou usuário tb... creio que no FCC, nós, usuários, nao conseguimos mais ser tao livres nas expressoes quanto nos tempos de outros tópicos que vejo... sou usuario daki ha pouco tempo, mas ja frequento sem estar registrado há mais tempo... enfim... o Bass.Forimeiros neste quesito está mais a frente...

    Minha opinião...

    Abraços!!!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Não existe duvidas disso!

    mum
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    KaizerSoze
    alias, quem tu és la?

    KaizerSoze
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    mum

    danielreo

    abraço.

    Renato Mello
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu consegui testar um Squier com caps Noiseless x Fender Jazz Bass com os captadores originais e achei o resultado dos dois muito bons.
    Com ajustes na equalização eu percebi que é possivel deixar os timbres parecidos mas não IGUAIS. O Fender é mais roncado e um pouco mais grave que o squier e o sustain do Fender é um pouco mais longo também, normal se levar em consideração que a madeira de Fender deve ser mais densa que a do Squier.
    Ouçam a música "Tones of Home do Blind Melon" na gravação original que vcs vão entender o que é um timbre "roncado".
    Ouvi dizer também que vale mais apena fazer upgrade em um SX pela questão da madeira se melhor.... não sei, vale pesquisar.

    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jazz Bass Squier + Captação Fender Noiseless