Baixo Escala Curta - Ajuda por favor!

Autor Mensagem
RockOldSchool
Veterano
# mar/09


Salve galera dos GRAVES!!!!

Sou um guitarrista que aceitou assumir os graves de uma banda amiga apenas pra dar uma força. Mais gostei e acabei ficando, e tô querendo me aperfeiçoar!!!
toquei recentemente num baixo escala curta (epiphone viola) e achei muito mais confortável do que os tradicionais (tenho a mão pequena - igual de mulher RSRSRSRS) e olha que sempre usei um Factor 4c emprestado!!!

Tenho procurado, mais não to achando nada em escala curta pra comprar (só o Viola mesmo, mais queria ter mais opções).

Quais são as opções de baixos em escala curta a venda no mercado hoje?
Usados também me interessam!!!

Agradeço antecipadamente a ajuda!!!VALEU!!!!!

RockOldSchool
Veterano
# mar/09
· votar


Antes que apareça alguém reclamando, fiz a busca e não achei nada relevante!!!!
Valeu!!!!!

mum
Veterano
# mar/09
· votar


RockOldSchool
Tem o Epiphone/Gibson Flying-v tb, mas é meio dificil de achar.

limanegative
Veterano
# mar/09
· votar


cara tem umas opçoes da condor tbem! isso sem falar nos modelos vintage q vc vai pagar carissimo por eles

FCLBass
Veterano
# mar/09
· votar


RockOldSchool

Veja se o preço de um baixo de luthier com as especificações que vc quer sai em conta.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


RockOldSchool
Procure um Epiphone EB-0.
Abç

mum
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Podicre, esqueci desse! animal esse baixo. Mas eu prefiro o EB-3

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


mum
Mas o EB-3 da Epiphone é escala longa (34pol.).
Abç

mum
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
hehehe ops!

RockOldSchool
Veterano
# mar/09
· votar


Galera,
depois de perder um enorme tempo na internet levantando os telefones das principais lojas do país e gastar uma pequena fortuna em interurbanos, a única conclusão que chegei foi que achar esses baixos com "escala curta" é bem mais difícil do que imaginava. Acho que terei de dar um pulo na Teodoro Sampaio!!!

limanegative
Amigo, não tem nenhum da Condor sendo comercializado atualmente!!! Talvez o Viola, mais ninguém soube me dizer qual é a escala dele!!!

Mauricio Luiz Bertola
Amigo, começo a considerar a idéia de comprar o "Viola". Mais vi em um outro forum que você acha que o Condor "Viola" é melhor do que o epiphone. É mesmo? Esse Condor Viola também é em escala curta? (perguntei em diversas lojas onde encontrei esse baixo e nenhum vendedor sou me dizer!!! Bando de despreparados!!!)

Valeu!!!

kiki
Moderador
# mar/09
· votar


RockOldSchool
até onde eu sei, ambos "violas" (condor e epiphone) são escala curta, pois são inspirados no hofner violin, que o paul mccartney usa, que é escala curta.

mas acho que isso voce consegue conferir no site dos fabricantes!

hiago hot pants
Veterano
# mar/09
· votar


Cra, depende do som que vc quer tocar, mas eu recomendo o Fender Mark Hoppus Signature

Lunatic Numb
Veterano
# mar/09
· votar


RockOldSchool

Cara, o condor Viola bass é escala curta sim. Eu tenho um.
Eu adorei o baixo, é bem leve e o timbre lembra o do Paul, mas tem que levar num luthier pra regular caso vc o compre, pq é bem chato a regulagem.
Como na minha cidade não tem luthier que faz esse trabalho, eu mesmo e um amigo nos viramos aqui e regulamos, mas ainda acho que não ficou 100%. Mas é um bom baixo.

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aproveitando o assunto tamanho de escala: os Jazz Bass têm que tamanho de escala? Sei que os Ricks têm 33", se não me engano.

RockOldSchool
Veterano
# mar/09
· votar


kiki
Amigo, nem no site (www.condortech.com.br), nem nas principais lojas do pais. Ninguém soube me informar o tamanho correto da escala do Condor!!!


hiago hot pants
Cara, maravilhoso esse Fender!!! Mais mesmo sem saber o preço dele, posso te garantir que tá acima do que pretendo gastar (R$ 1.500,00 ou R$ 2.000,00).


Lunatic Numb
Obrigado!!! Sua opinião ajuda muito. Vi em outro forum o Bertola falando muito bem dele também, e ele ainda tem um preço muito legal!!! Quanto ao luthier, esse é um hábito que mantenho a muito tempo. Tudo que eu pego a primeira coisa que faço é levar pra um luthier!!! Isso faz muito diferença. Um instrumento mediano bem regulado é muito melhor que um top desregulado!!! Tenho pena de quem não descubriu isso ainda!!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


erico.ascencao
34 pol. Os Rikenbackers tem escala de 33 1/3.
RockOldSchool
Sim, tem a mesma medida de escala: 30.1 pol.
Abç

Lunatic Numb
Veterano
# mar/09
· votar


RockOldSchool
Pode crer. Tô ligado que um instrumento regulado por um luthier é totalmente melhor, mês que vem eu acho que vou na capital, e lá tem luthier, vou levar o bass para regular. Tenho certeza de que vai melhorar muito.

Luiz Almeida
Veterano
# mar/09
· votar


RockOldSchool

Se você não estiver com muita pressa, procure um luthier e passa as especificações que você quer.

http://www.lunacy.com.br/

Esse eu conheço, bom profissional, tem um tópico a respeito dele, pode procurar no Orkut.
Boa sorte.

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pensava que o JB tivesse escala menor. Lembro que uma vez perguntei pra você porque os Ricks têm um som mais gordinho que os JB's mesmo sendo todo feito em maple, e você disse que era devido à escala longa.

mum
Veterano
# mar/09
· votar


hiago hot pants
Cra, depende do som que vc quer tocar, mas eu recomendo o Fender Mark Hoppus Signature


falou merda, onde esse baixo tem escala curta? hehehehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


erico.ascencao
33 1/3 ainda é considerado escala longa (assim como 34 e 35). 32 é média e abaixo disso, curta. Guitarras barítono tem escala de 28 e 27pol.
Abç

peter.forc
Veterano
# mar/09
· votar


Alguns outros modelos com escala de 30" que vc. pode procurar são o Gretsch Eletromatic G2202 (tb. conhecido como Junior Jet Bass). Até há algum tempo era feito na Coréia, se não me engano. Hoje é fabricado na China.
A Fender tem o modelo Mustang Bass, mas o preço é um pouco "puxado", deve estar na casa dos R$ 3000, creio... Tem uma opção da Squier, bem mais em conta, o Bronco Bass, que deve estar custando menos da metade, provavelmente.
De qualquer forma, vc. já deve ter percebido que, por serem instrumentos de muito pouca comercialização, dificilmente são trazidos pelos importadores. Corda para estes baixos tb. será difícil de encontrar - normalmente compro cordas long scale para meu baixo e as corto... Abraço.

mum
Veterano
# mar/09
· votar


peter.forc
Verdade, lembrou bem dos squier.. ainda tinha aquela série para crianças, acho que precision junior, era short scale tb!

luizmusicman
Veterano
# mar/09
· votar


Tem da Danelectro que tem um som muito interessante. O timbre desse baixo não é de se jogar fora. É Made in USA, e o melhor, não é tão caro como se possa imaginar. Aliás, o baixista do grupo IRA chegou a usar este baixo, e o som dele é de respeito. Particularmente toquei nesse baixo numa boate numa jam session, num cubo Bold da Staner, e o resultado timbrístico me surpreendeu bastante. Vale a pena conferir.
Abraços.

mum
Veterano
# mar/09
· votar


luizmusicman
Vc fala daquele que tinha na krocodille, né? o mesmo do NOFX? achei ele feio, mas ouvi falar tanto dele que deu vontade de testar hehehe

luizmusicman
Veterano
# mar/09
· votar


Caro mum, sem dúvida o design do baixo Danelectro não é nada bonito, mas como te falei, o som e o timbre dele merecem a nossa atenção. Reitero, vale a pena testar.
Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


luizmusicman
A uns anos atrás minha (ex) banda foi tocar num bar de motociclistas aqui no RJ e uma banda que "abriu" pra gente (cover do Black Sabbath), o baixista tinha um Dano desses, as cordas estavam velhas, mas o baixo tinha um som maneiríssimo.
Os instrumentos Danelectro são surpreendentes!
Abç

Gui
Veterano
# mar/09
· votar


já vi uns jackson de escala curta..são confortaveis e dificeis de achar!

denismonteiro
Veterano
# mar/09 · Editado por: denismonteiro
· votar


baixolões normalmente são 32"
pode ser uma alternativa!

rodsom
Veterano
# mar/09
· votar


poe cordas de baixo num cavaquinho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo Escala Curta - Ajuda por favor!