Dúvida: baixo sempre tem que acompanhar o bumbo?

Autor Mensagem
panco
Veterano
# fev/09


Fala feras :) .. td bem?

Eu sei que tem uma cacetada de perguntas assim, mas eu procurei e não encontrei exatamente a minha dúvida:

Tenho uma banda de rock e em alguma músicas existem alguns breaks que fica, por exemplo, somente a guitarra e a voz e um bumbo aqui e outro ali. Eu não gosto de ficar parado e marcando só com a tônico e o bumbo está entrando na última semicolcheia de um tempo e caindo na primeira semicolcheia do próxima tempo ( Tum-Tum), conseguem imaginar?

Eu comecei a fazer isso, tocar a tônica do acorde da última semicolcheia e cair na tônica do próximo acorde, mas ainda acho isso sem graça.

Comecei a tocar algumas notas em colcheia ou minímas durante a base da guitarra limpa e gostei, achei q ficou melhor mas acabou fugindo do bumbo.

Ai vem a dúvida: o baixo tem que obrigatoriamente acompanhar o bumbo da bateria sempre? Existe algum problema fugir do bumbo as vezes ou temos sempre que ficar marcando junto com o bumbo?

Obrigado

dibass
Veterano
# fev/09
· votar


Isso é bem relativo! Varia de música pra música!
Tem umas que não precisa nada, além de acompanhar o bumbo, no entanto outras q nos dão a liberdade de fazer uns grooves. Aí vai do estilo e do gosto do baixista!
Quanto a este tema no qual vc falou, eu no seu lugar faria um groove bem trabalhado!

VLW

jcbass
Veterano
# fev/09
· votar


Recomendo vc ouvir Blink 182!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


panco
Cara, baixistas (como nós), tem que estudar harmonia funcional, e ouvir muito, muito mesmo. O que vc vai usar, ou não, é algo que só vc pode decidir. Mas te digo uma coisa, querer inventar demais, às vezes não funciona, o negócio é usar a simplicidade e o bom senso.
Abç

jcbass
Veterano
# fev/09
· votar


Maurício Luiz falou e disse!
O segredo e simplicidade unida a bom senso!

panco
Veterano
# fev/09
· votar


jcbass
não me leve a mal, mas não estou mais numa fase que consigo achar o baixista do Blink 182 genial. Concordo que ele faz o essencial pra música, mas acho que ele poderia fazer melhor. Já fui muito fã de Blink 182, as vezes ouço hj em dia, mas não é o que eu gosto de tocar.

Mauricio Luiz Bertola
Entendido ... Você conhece algum bom livro sobre harmonia funcional para me indicar?

Eu perguntei esse lance do bumbo pq sempre ouvi as pessoas falarem que eu tinha q acompanhar o bumbo e nem sempre eu concordava com isso, mas por ser ligeiramente leigo, eu concordava com as pessoas e agora me rebelei haha.... confesso que sou um baixista traumatizado e sempre quero por mais e mais, sempre fui mto relaxado com os estudos e só ouvia rock, então minha técnica não é das melhores ehehe..agora estudo e minha técnica e pegada melhoraram razoavelmente.

Diino
Veterano
# fev/09
· votar


o negócio é usar a simplicidade e o bom senso. (2)

até porque, o que tem que aparecer mesmo, é a música, não os músicos, faça as firulas no baixo, só cuida pra nao ficar mto demasiado, tem partes certas para usar técnica, tem que usar o bom senso acima de tudo.

tem que estudar harmonia funcional, e ouvir muito, muito mesmo. (2)

é isso ai.
ouvir mta música e diversos estilos.

jkdias
Veterano
# fev/09
· votar


panco
Ai vem a dúvida: o baixo tem que obrigatoriamente acompanhar o bumbo da bateria sempre? Existe algum problema fugir do bumbo as vezes ou temos sempre que ficar marcando junto com o bumbo?

como diria o grande Nico: "nós não tocamos bumbo de corda!"

Luiz Almeida
Veterano
# fev/09
· votar


panco

Faça o que seu "coração" mandar, e que os ouvidos gostarem.
Tente ser apenas uma "peça" do motor de um carro, você estará lá, e ninguém te vê, mas se sair, vão sentir falta... sacou?

leopeixotorj
Veterano
# fev/09
· votar


Cara, tocar junto com o bumbo é o normal, mas não quer dizer que você tenha que ficar parado entre as batidas do bumbo.

Faça um goove criativo em que o baixo encontre com o bumbo na hora certa e sua musica vai ficar show.

Tocar num tempo diferente do bumbo tem tudo para dar errado, mas sempre aparece um gênio do baixo para provar que de algum jeito funciona.

webercar
Veterano
# fev/09
· votar


Cara vc pode sim sair do tempo do bumbo criando groove que toque no contra-tempo e voltando para o tempo. O importante é não sair da marcação da música. É questão de treino com a bateria ou até com o teclado e a guitarra. Alguém tem q marcar para outro criar e solar.

Como foi citado acima pelo jkdias, o mestre Nico num workshop da UFBA, "nós não tocamos bumbo de corda!"

hiago hot pants
Veterano
# fev/09
· votar


caralho, cheio de nego sem noção aqui, o baixo só deve seguir o bulbo em slap, e mesmo assim, as notas menos graves devem seguir a caixa. Ele não deve seguir nada em outras técnicas, seguir a tônica da guitarra é coisa de baixista preguissoso que não quer criar nada e usa a desculpa de que ele serve pra marca tempo.

Na minha banda sempre fui independente do guitarrista, uso as tônicas como base para criar um ritmo, mas apenas como base, e no final o que eu toco não tem nada a ver com o que o guitarrista toca, mas juntando os dois fica legal, que faz a base é o guitarrista base, dai vem o nome.

jkdias
Veterano
# fev/09
· votar


caralho, cheio de nego sem noção aqui, o baixo só deve seguir o bulbo em slap, e mesmo assim, as notas menos graves devem seguir a caixa


é cada coisa q tenho q ler aqui..........

panco
Veterano
# fev/09
· votar


então no slap só posso usar notas mais graves com o bumbo? haha

leopeixotorj,
jkdias,
webercar,
Luiz Almeida,
Diino

to precisando escutar mtas coisas, eu fico meio desnorteado para criar o groove pq parece q meu ouvido fica preso aquela sequencia de semicolcheias e tercinas q o guitarra base está mandando e isso me trava =x

Schafe
Veterano
# fev/09
· votar




da uma ouvida nesse video e note que não existe regra, existe bom senso, se tu achar melhor toca só no contra tempo do bumbo (como nesse video) vai la, senão pode fica grudadim (tem um outro video que tbem exemplifica como tocar junto com o bumbo, mas não to achando)

macaco veio
Veterano
# fev/09
· votar


. . .o baixo só deve seguir o bulbo em slap
eh! eu tambem ainda preciso aprender muito sobre essa coisa de bulbo em slap!

Guardião Washburn
Veterano
# fev/09
· votar


po cara q video legal, deu vontade deixar a guita e tocar batera ou baixo... blz!

Schafe
Veterano
# fev/09
· votar


Guardião Washburn
po cara q video legal, deu vontade deixar a guita e tocar batera ou baixo... blz!

eu acho qeu deveria,vai ser bemvindo aqui na cozinha!

jkdias
Veterano
# fev/09
· votar


Schafe
Guardião Washburn

também, Weckl e patitucci (ainda mais com esse sadowsky) é cruel né!

panco

olha essa linha do rocco:



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


jkdias
Xíí... Rocco Prestia... Mestre do Funk!

Guardião Washburn
Veterano
# fev/09
· votar


o nivel dos videos nesse topico ta muito bom....

leopeixotorj
Veterano
# fev/09
· votar


Cara, estou pronto para receber as pedradas:

Nos dois videos postados os baixistas estão tocando juntinho com o bumbo nos tempos fortes do compasso. O que eles fazem entre esses tempos é que está criando o groove, muito legal por sinal.

Mundoguero
Veterano
# fev/09
· votar


Mas existem baixistas que mesmo com a base e seguindo a tônica da guitarra conseguem resultados muito bons, com muita personalidade, discordo e acho que não é preguiça não, vide Geezer Butler, toca sem deixar "buracos" na música. E não adianta falar que é porque só tem 1 guitarra pq em estúdio grava-se as duas.

Schafe
Veterano
# fev/09
· votar


Mundoguero
Mas existem baixistas que mesmo com a base e seguindo a tônica da guitarra conseguem resultados muito bons, com muita personalidade, discordo e acho que não é preguiça não, vide Geezer Butler, toca sem deixar "buracos" na música. E não adianta falar que é porque só tem 1 guitarra pq em estúdio grava-se as duas.

não adianta quere enche de grooves mais slaps e quebradas no contra tempo numa música do black sabbath, hard rock é o lugar para guitarrisas solarem e nós fazermos as bases(com bom senso e qualidade) agora no Jazz, Funk, Fusion, Soul e outros estilos desse tipo os baixistas podem criar mais!

Mundoguero
Veterano
# fev/09
· votar


não adianta quere enche de grooves mais slaps e quebradas no contra tempo numa música do black sabbath, hard rock é o lugar para guitarrisas solarem e nós fazermos as bases(com bom senso e qualidade) agora no Jazz, Funk, Fusion, Soul e outros estilos desse tipo os baixistas podem criar mais!

pois é, concordo com vc! Meu post foi de encontro com o cara que disse que baixista que que segue uma linha mais timída é preguiçoso e não tem criatividade.

panco
Veterano
# fev/09
· votar


Esses 2 vídeos são animais...estudar pra ficar num nível próximo :D

Ql o nome dessa banda do Rocco?

Schafe
Mundoguero

Eu concordo com vcs..já toquei numa banda de hardcore e eu me aventurava com umas viradas bem simples e não é pq eu tocava com eles, mas achava q a música se encaixava perfeitamente daquilo e se eu começasse a caminhar em cima de uma escala, eu ia praticamente cobrir os power chords dos guitarristas ou engolir a guitarra solo...me sentia um meninão no baixo, mas hj sinto que preciso ligar melhor a 'cozinha' com as guitarras!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


panco
É a sensacional Tower of Power.
Abç

aaa
Veterano
# out/18
· votar


aaaaaa

aaa
Veterano
# out/18
· votar


aaaaa

entamoeba
Membro Novato
# out/18
· votar


aaaaaa

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida: baixo sempre tem que acompanhar o bumbo?