Começar com baixo fretless

    Autor Mensagem
    Thyagw
    Veterano
    # jan/09


    Então gente
    Eu comecei a tocar um baixo do meu amigo e gostei muito
    Ele é fretless
    Eu decidi começar a tocar baixo porque, um dos motivos mais comuns(falta de baixistas) e também porque acho muito legal, e vendo uns videos do Roger Waters e do Paul McCartney, fiquei impressionado. Mas nao pretendo de maneira alguma abandonar a guitarra.
    Eu dei uma pesquisada nas lojas e achei um muito legal da SX. So tem um link dele online que achei: http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-7279-contra_baix o_shelter_sx_sjb62_vintage_series_4_cordas_fretless__sunburst
    Será que é um problema começar com baixo fretless?? Ou é melhor começar com um comum??

    Schafe
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Schafe
    · votar


    com certesa vai ser bem dificil começar com o fretless, não conheço ninguém que tenha feito isso, vai ser um baita desafio..

    mas se tu tiver muito bem seguro disso, e que tu não vai desistir do instrumento pela dificuldade, vai fundo...

    não conheço o baixo, mas a galera aqui do fórum elogia mto esses shelter sx sjb...

    ph43lix
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: ph43lix
    · votar


    Olha cara, sinceramente: se você gosta do roger waters e do paul mccartney, eu acho que não é bem do estilo usar um fretless, já que eles não são muito usados no rock (na verdade, nunca vi).
    Claro que não é impossível, mas EU acho que não combina muito.

    Mas se é pra escolher entre um comum e um fretless, eu se fosse você começava com um comum barato e depois migre para um fretless. talvez o resultado para um iniciante em um fretless possa te frustrar, pois é bem mais dificil de tocar, ainda mais se não tiver a marca dos trastes na escala.

    makumbator
    Moderador
    # jan/09
    · votar


    Thyagw

    Claro que não é impossível, longe disso! Afinal, como vc acha que se inicia no contrabaixo acústico(que também é fretless)? É trabalho duro, mas compensa!

    pedrosim
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: pedrosim
    · votar


    ph43lix
    eu se fosse você começava com um comum barato

    Perai! Esse conceito de "sou iniciante, vou começar com instrumento ruim e barato" tá errado! O legal é tentar de tudo pra conseguir o melhor baixo possível, mas sempre dentro de seu orçamento. Se puder fazer que nem eu, que comecei com um Fender Jazz Bass, melhor ainda!

    Thyagw

    O importante não é se o baixo tem 4, 5, 6 cordas, se é fretless ou não, o importante é a competência de tocar o baixo e a sua dedicação.

    dibass
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O fato de vc ser guitarrista já facilita um bocado quanto ao fretless!!!

    chr19
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O fato de vc ser guitarrista já facilita um bocado quanto ao fretless!!!

    Qual seria a ligação de serguitarrista com a facilidade, acho que nenhuma, o fretlles é um instrumento singular, com uma pegada diferente do tradicional, deve-se ter muito cuidado com a afinação, o bom dele no meu caso apurei a minha afinação e meu timbre final, pois tinha uma pegada muito forte no freted, agora até suavisei minha maneira de tocar.
    Acho que não tem regras pelo fato de se começar com o fretless, so que no inico ficará mais complicado, e temos bons baixista de rock, metal que usam o fretless sim numa boa, não existe regras, eu toco em uma banda cover de Metallica e em algumas musicas uso o fretlles com drive pra dar aquele peso. o fato de não ter trastes não muda em nada o som, so a pegada e umas tecnicas a mais. abraço

    lindoso
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Thyagw
    se vc for se dedicar seriamente ao baixo, entao pode ir fundo nesse fretless

    o fato de vc ja tokar guitarra ajuda muito no posicionamento das notas

    eu tbm sempre axei o baixo muito legal, gosto muito do som

    soh q guitarra pra mim eh o melhor!



    vlw

    ph43lix
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    pedrosim
    Não digo pra começar com um instrumento ruim, mas um razoável e barato.
    Se o cara tiver dinheiro pra começar com um bom, ótimo pra ele, mas nem todos tem como começar com um fender jazz bass, vai que o cara acaba não gostando depois do instrumento, pra se desfazer dele é muito mais dificil.

    Mas tem que ver outra coisa também, o tamanho das casas da guitarra é muito menor do que no baixo, obviamente que já ajuda se o cara tiver tocado guitarra, já dá uma boa base, mas ainda assim, não acho que é uma boa começar logo em um fretless.

    Thyagw
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Muito obrigado pelas respostas gente!
    Fim de semana vou na teodoro se deus quiser pra dar uma outra olhada
    Acho que vou de fretless mesmo, adoro um desafio^^

    Schafe
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Thyagw

    então começa a ouvir Steve bailey que tu vai ve o q q é toca fretless

    PedroVictor
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Já que você vai compra o seu instrumento, compra o melhor q puder (é logico) mesmo que gaste um pouco mais. E num vai nessa onda de treinar em um baixo ruim pra quando pegar um bom mandar bem, pq isso não é o que acontece, quanto melhor o baixo que você usar, mais rapido você vai desenvolver sua tecnica


    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começar com baixo fretless