SX SJB-75 com chave ativo / passivo, vale a pena investir?

Autor Mensagem
RBFecury
Veterano
# jan/09


Ae, galera, vcs acham que colocar circuito ativo num SJB-75, e um a chave ativo / passivo pra usar com slaps, vale a pena???
Na minha opiniao seria uma boa, apesar da grana que teria que ser investida, aproximadamente uns 300,00 creio eu...
Caso fosse viável, qual marca de circuito eh recomendavel??? sei que existem muitas marcas, mas sugiram uma de bom custo x beneficio e qualidade...

Abraços!!!

mum
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury
da uma olhada nos kent armstrong, tonechaser.. costumam nao ser muito caros, e pelos comentários que rolam por aqui valem o preço. Nunca toquei em um, mas...

EU acho besteira botar um circuito... sou mt mais comprar um preamp tipo o BDI ou o ADI, que vai custar bem menos e nao vai mexer na estrutura do baixo (eletrica, cavar, bateria etc etc) e vai dar um resultado equivalente

RBFecury
Veterano
# jan/09
· votar


mum
Realmente vc pode estar certo... mas creio que nao se pode considerar o BDI ou ADI como prés de responsa... mas quanto a praticidade, vc tem razao mesmo...
Só quero saber se é viável e se vale a pena... vc vai ter um instrumento mais versatil e prático, podendo com uma "chaveada" o timbre do baixo... acho isso bem legal...

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


circuito ativo no SX eu acho que não vale a pena.
motivo: pra dar um bom resultado, você gastaria mais da metade do valor do baixo. pra ficar bom mesmo, ainda seria legal trocar captação. aí você iria gastar mais do que o valor do baixo só em incrementos.

ou então iria colocar circuito barato, que só serve mesmo é pra dar problema.

além do que, com pouco mais que 300 você compra um hartke bass attack, que é um pré "de responsa", que você pode manter ligado o tempo todo, tendo o controle de "shape" ótimo para slaps, sendo que ele também pode ser ligado/desligado pelo outro footswitch.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury

SX SJB-75 com chave ativo / passivo, vale a pena investir?

Rapaz, acho q nao vale nao. Tenho um e te digo o seguinte: esse lance é mais equalizacao q passivo/ativo; talvez tenha a ver com a captacao tb... a original é uma !@#$%, eu troquei e a diferenca foi gigante.

mum
Veterano
# jan/09
· votar


mas creio que nao se pode considerar o BDI ou ADI como prés de responsa.


Podem nao ser os melhores, mas você queria custo x benefício hehehe, por isso os citei como exemplo

RBFecury
Veterano
# jan/09
· votar


DotCom
Esse pré eh bom mesmo??? ja ouvi falar... vc ja testou??? Ele jah vem com footswitch ou tem que comprar separado???

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Realmente quem tem o SX pensa em trocar os caps eventualmente, e eu ja penso tb... queria colocar uma chave ativo pasivo, como o cort gb-75 que queria comprar mas ta muito caro pra mim e o fender mod. marcus miller que tb tem, eh completamente inviavel pra mim... mesmo que faça as alteraçoes necessárias ( circuito bom e caps novos) nao chego no preço nem do cort... enfim... talvez um pré de qualidade seja o ideal mesmo...

mum
Vc está certíssimo... desculpe... eh que ja ouvi muitas críticas negaivas acerca do BDI, e eu realmente constatei isso quando testei um no SX... deixa a desejar... o problema eh que nao tenho como testar o ADI na minha cidade... Mas desculpa de novo pelo comentário... vc recomendou o melhor custo x benefício mesmo... Valeu!!!

Abraços!!!

mum
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury
Tranquilo rapaiz!
Depois manda pra gente sua decisão com um review e gravções!

Abraços!

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury
eu já testei, procura umas fotos que é bem explicativo.

É em forma de pedal, com dois botões: um pra ligar/desligar o pré mesmo, e o outro pra ligar/desligar o shape.

Já testei e achei ótimo, basta ver se você gosta do timbre dos Hartke, pois é exatamente isso que ele te dá, sem tirar nem por.

Tem saída line out (a normal), direct out (que é uma saída não-processada, o som sai do jeito que entrou), e uma saída XLR, com opção de ground loop e alimentação por phantom power.

Em comparação com o BDI, dá uma surra segura.
E no ML, eu já vi vendendo ele por 350.

leobozzo
Veterano
# jan/09
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino

que capatadores vc colocou? relata ai a experiencia...

Edão
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury
Por que não?
Acredito ser uma boa opção colocar um circuito ativo, vai te dar versatilidade e resultados muito bons principalmente em se tratando de gravações e execução de alguns rítmos que necessitam de definição, como baladas, músicas lentas e etc.
Quanto ao preço pesquisa e pega algo bom (por acaso não conheço opções para indicar, talvez NBS, cabrera...).
[ ]'s

RBFecury
Veterano
# jan/09
· votar


DotCom
Ja dei uma olhada na net em algumas informações e reviews sobre esse pré e realmente são muito boas... realmente eu testei o BDI e nao curti nada... testei nos meus 2 baixos... um SX SJB 75 e um Ibanez SR 400... nao curti nao... no entanto quero um pré pro SX e esse hartke pode ser uma boa opção!!!...


Edão
Eh isso que eu acho... mais versatilidade... mas eu tava mais interessado na chave por causa de slaps... e por que vc acha que em baladas e musicas lentas o circuito ativo dá mais definição?

Abraços!!!

Edão
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury
A chave é uma coisa tão simples Véi, é só uma chave seletora, não tem nada de mais nisso, um bom Luthier, que conheça de eletrônica instala isso em dois palitos.
Quanto ao uso de captação ativa em determinados estilos, é questão de gosto, definição em notas longas, estilos modernos, R&B americano (atual), forrozão (desses gaviões do forró, etc...), pagode (esses lentos) , entre outros ritmos que necessitam de maior definição. além do Hard core, e outros na linha do Rock moderno. Bem, a questão de captação/circuito ativo é mudernidade pura e gosto né Véi, digasse bom gosto! Pensa aí agudo bem definido e médios "tranquilos", hehehe, bão né?!!

RBFecury
Veterano
# jan/09
· votar


Edão
Muito bão cara... vou pensar na chave seletora, mas queria mesmo colocar circuito ativo e chave ativo - passivo e uma chave seletora de caps... daí, teria em 2 toques 2 mudanças de timbres, ou seja... a equalização e timbre "inicial" + timbre mudado pela chave ativo-passivo + timbre da chave de caps... meu, fica versátil pra caralho... nao sei se me coloquei bem, mas na minha cabeça tenho exatamente o que quero... so quero saber se vale a pena, apesar de saber que se for meu gosto, até merda com farinha vale a pena... heheheh... brincadeira!!!

Abraços!!!

FCLBass
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury

Não sei quanto vc quer gastar e se quer ainda recursos de equalização (B/M/T), mas há muito tempo tinha no ML um ccto chamado Bass Booster FAT, que como o nome diz é um booster e o seu acionamento era por um pot push-pull. Eu comprei um desse e instalei em meu baixo. O resultado ficou excelente. Só tirei pq incrementei o baixo com um ccto equalizador da EMG (BQC Control). Veja se isso te atende.

KaizerSoze
Veterano
# jan/09
· votar


cara, se eu fosse colocar um circuito no SX seria um J-retro (custa uns 300 dolares, ou seja, mais que o dobro do preço do SX - 130 dolares). Não coloca nada desses baratos pq depois vai se arrepender.

Se seu SX está com caps originais e quer dar uma melhorada no som, pega um pedal equalizador groovin, behringer ou boss, que a galera já atestou que são bons.

No meu caso, já troquei os captadores e o som no meu amp fica muito bom, mas uso o ADI21 quando vou tocar em amps de baixa qualidade e o som dá uma melhorada considerável com esse pedal.

Lembre-se que não é o circuito, captadores ou pedal que vão fazer seu som ficar sempre igual. O amp, falantes, cabos também influenciam no resultado final.

Você tá vendo alguem tocar e acha que tirar aquele som é facil, mas tem a pegada do cara, a aparelhagem, etc... Não é tão simples assim.

FCLBass
Veterano
# jan/09
· votar


KaizerSoze

Só não vamos cometer o erro de achar que o que é bom é sempre caro. Um amigo meu tem um Condor BX-12A e como também é técnico em eletrônica instalou o ccto Tone Chaser que ele comprou no ML. Gastou R$ 150,00 no ccto e o baixo ficou com um baita som. Claro que o ccto não faz milagre, mas ajudou muito. E os caps são originais. Se e somente se os equipamentos caros fossesm os melhores, o Bertola não recomendaria os caps Sound/Malagoli que têm um preço justo.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09
· votar


leobozzo

que capatadores vc colocou? relata ai a experiencia...

Cara, botei um par de fenders custom shop 60 q minha prima, ou melhor, o marido dela (baixista) trouxe dos eua (o dolar tava na casa dos 1,60). Mudou completamente o som do SJB75 SX: antes era aquele som morto, sem punch... depois o timbre ficou lindo, definido, com mais graves (sendo q o baixo em si puxa pro médio-agudo), slaps mais fortes, etc.

Bom, mas é meu primeiro baixo, comecei não tem muito tempo... tocava e ainda toco guitarra. Acredito q existam opcoes mais baratas de captadores de baixo por aqui e com um custo benefício melhor. O lance é é apurar o ouvido e, sempre q der, testar e comparar...

RBFecury
Veterano
# jan/09
· votar


FCLBass
Cara, quanto quero gastar nao sei ainda... primeiro to vendo as opções pra saber aroximadamente quanto eu vou gastar pra ver se dá, ou se tenho que procurar alternativas mais baratas... sei de uma coisa: realmente equipos mais caros nao significam resultados exorbitantemente bons... realmente o Bertola recomenda e muito os caps Malagoli, que to querendo colocar no SX, inclusive... Quanto ao FAT booster, nao tenho nem como dizer se serve pra mim.... nao tenho como adquirir um, nem montar, pq nao saco de eletrônica... Vc acha que deveria fazer essa mexida puta que quero, ou adquirir o Bass Attack da Hartke como o DotCom sugeriu???


KaizerSoze
Bicho, tenho um equalizador Groovin, e to pensando em adquirir um ADI-21, ja que o BDI nao presta (minha opiniao)... Sei que o som depende se muuuuuitos fatores e um deles, que considero primordial, eh a pegada... será que seria melhor eu pegar logo um Cort GB-74, que ja vem com captadores mighty mite MM e J, com chaves ativo - passivo e seletor de caps... 1.400,00 a vista na playtech, fora o frete... dizem que esse bass eh muito bom...

DotCom
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury
Se tiver como pegar o Cort, eu acho mais jogo do que alterar o SX.
O motivo é que você vai gastar sem ter certeza que a mudança vá te agradar 100%, e você perde valor de revenda. Já com o instrumento "stock" a depreciação é menor.

RBFecury
Veterano
# jan/09
· votar


DotCom
Verdade... concordo... o Cort em um hardware muito bom e os sons que ouvi no youtube sao muito agradaveis... teria que juntar uma grana bacana, mas deve valer a pena...

Vou pensar bastante no assunto...

Abraços!!!

FCLBass
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury

O fato de vc adquirir um pedal seja ele qual for, te dá a vantagem de quelquer baixo q vc compre o pedal estará lá. Esse da Hartke eu tenho vontade em testar. Eu tenho o equalizadoe da Yamaha modelo NE-1. Gostei dele.

RBFecury
Veterano
# jan/09
· votar


FCLBass
Eh, cara... infelizmente nao tenho como testar esses equipos bons que a galera fala, portanto tenho que escolher o que compro por reviews e sons que ouço ou videos que vejo na net... o bass attack o Dot Com recomendou e fui atrás, mas nao achei nenhum review com som... o Equalizador Nathan Eeast deve ser muito bom, mas ja tenho um pedl da groovin, e acho que me basta... realmente a praticidade de um pedal eh imensa...

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09 · Editado por: Bozo_O_Palhaco_Traquino
· votar


RBFecury

Cara, vc ja ta pensando em pedais? Pesquisa a captacao primeiro... e ve se tem alguma nacional com um bom custo-beneficio. Aqueles cabrera q o pessoal comentava muito (nem sei se é bom) já tem pra vender nas lojas por aqui e é quase o preco dum importado.

FCLBass
Veterano
# jan/09
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
RBFecury

Tenta os Malagoli/Sound e os Kent Armstrong. O Bertola fala muito bem desses.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09
· votar


FCLBass
RBFecury

Poisé, mas no caso eu recomendaria ao cara q visse um vídeo ou pelo menos escutasse uma demo com bastante atenção.

RBFecury
Veterano
# jan/09
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
Cara, penso em pedais pq tenho outro bass tb e quero incrementar meu set como qualquer um... captação eh uma parada que ta me deixando meio sem sono, pqa o Bertola fala muuuito bem dos Malagoli, mas relmente nao tem nenhuma demo pra gente sacar o som deles... fica foda, mas o cara eh responsa, entao merece confiança... outra coisa e que mjuita gente fala que nao vale a pena colocar, por exemplo, Fender custom 60`s, pq o baixo apesar de ter madeira muito boa, nao vale e eh muito caro comparado aos malagoli que tem qualidade e preços BASTANTE atrativos...
Cabrera nao conheço mesmo... e pior... nunca ninguem me deu dica de comprar eles... sempre foram outros, mas nunca cabrera...

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury

captação eh uma parada que ta me deixando meio sem sono

Q é isso, cara! Relaxa!


pqa o Bertola fala muuuito bem dos Malagoli

Rapaz, na boa, Bertola é Bertola, não é Cristo. Tente formar sua opinião e seus ouvidos com calma, até pq isso leva u mtempinho. Mas depois q vc tem isso já é meio caminho andando...

outra coisa e que mjuita gente fala que nao vale a pena colocar, por exemplo, Fender custom 60`s, pq o baixo apesar de ter madeira muito boa, nao vale e eh muito caro

Vale muito a pena sim! Mas quando eu botei saiu menos de 300 e o preco normal era uns 550. Malagoli eu nao tenho como te dizer pq nunca ouvi nem toquei...

Cabrera nao conheço mesmo

Nem eu. Soh vi q tavam cobrando aqui o preço dos basslines...

RBFecury
Veterano
# jan/09
· votar


Bozo_O_Palhaco_Traquino
Po, realmente pelo preço que vc conseguiu nem tem como sentir remorço... heheheeh!!! Se tivesse grana, eu colocaria, mesmo com a galera falando que nao valia... como nao to muito bem financeiramente, nao sei se junto, ou tento juntar grana, pra comprar Basslines, ou Fender 60's, ou se compro logo Malagoli e vejo no que dá... obviamente vai ser uma jogada no escuro, pois nao tenho como testar nada nem escutar... neste caso, os caps mais considerados seriam mais recomendaveis...
Quanto ao que vc falou do Bertola, vc tem razão... o foda eh que ele mexe com Malagoli's o tempo todo e pra falar bem deles, nao deve ter tido nenhuma reclamação de seus clientes... pelo menos eh o que se pode inferir...
Tenho um ouvido bom, e toco a 10 anos, mas sem pre sofri com a dificuldade de testar equipos e ter certeza que me agradam devido a minha cidade nao ter lojas que tenham o que ta no "hype"... enfim... neste caso, muitos de nós, instrumentistas, tgemos que ser tipo fuzileiro naval... se virar com o que temos em mãos e matar um exército com uma folha de bananeira...

Abraços!!!

FCLBass
Veterano
# jan/09
· votar


RBFecury

Deixa eu falar o que já fiz nos meus baixos e vc vai ver que experimentar e gastar faz parte do jogo.

Tagima JB V - Originalmente ponte igual a dos Condor top de linha. Pra mim era um erro, pois as cordas não ficavam alinhadas com os pólos dos caps. Troquei a ponte por uma estilo JB só que mais robusta (R$ 45,00 na Guitarra de Prata). Quando comprei meu RB Streamer, retirei os trastes dele e como o ccto ativo que vinha nele não me agradou, acabei deixando ele passivo. Hoje ele está assim.

Warwick Rockbass Streamer 5 C - Primeira coisa que fiz foi colocar duas chaves (mini switch - R$ 23,00 cada) para alternar o funcionamento dos caps (são humbucker), onde ora funcionam como humbucker, ora a seção frontal e ora a traseira. Ficou com possibilidades de timbres incríveis. Agora vem a parte que gastei uma grana: Circuito ativo! Primeiro comprei o Booster Fet (R$ 50,00) que nada mais era um booster acionado por um push-pull. Fiquei um ano com ele e digo que ele não interferiu no som original do instrumento. Mas eu queria controlar as frequências. Foi quando comprei o Artec SE2-A (R$ 80,00). Os controles são bons e bastante fiéis, mas como estava acostumado com o ganho do Booster Fet, acabei fazendo um "Frankenstein" e uni os dois cctos. Ficou assim por 2 anos. Quando um amigo meu me emprestou o Precision Deluxe dele, vi que o que faltava pra mim era o controle de médios. Acabei comprando o BQC Control da EMG (R$ 350,00) e estou com ele há dois meses. Foi a melhor coisa que fiz.

Se vc somar todos os gastos que tive sem contar com o BQC, vai ver que R$ 176,00 foram em vão. É a vida de quem busca um som legal.

Resumo, não penso em vender meu baixo. Tá com muito som!

OBS: Os cctos do Tagima, Booster Fet e o Artec estão parados...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SX SJB-75 com chave ativo / passivo, vale a pena investir?