Rickenbacker x Jazz Bass no "Moving Pictures" (Rush)

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08


    E aí pessoal! Queria que vocês me ajudassem num dilema.

    O Geddy Lee, baixista do Rush, usou esses dois baixos na maior parte de sua carreira. O Rickenbacker principalmente nos anos 70 e início dos 80 e o Fender Jazz Bass principalmente dos anos 90 pra cá, apesar de vir usando desde praticamente o começo da carreira.

    Porém, no álbum Moving Pictures (81), ele usou os dois baixos - até porque este álbum faz parte de uma época de transição do som da banda. Existem vídeos deles tocando Tom Sawyer e Limelight no estúdio, porém não sei se é confiável afirmar que ele usou na gravação da faixa original o mesmo baixo do vídeo. Pra confundir mais ainda, na gravação do show ao vivo da turnê deste álbum ele usa só o Rick. Seguem os respectivos vídeos:

    Tom Sawyer:


    Limelight:


    A dúvida é: pra quem conhece todo ou a maior parte do álbum, qual baixo ele usou em cada música? Pra auxiliar, segue o set list do álbum:

    1. Tom Sawyer
    2. Red Barchetta
    3. YYZ
    4. Limelight
    5. The Camera Eye
    6. Witch Hunt
    7. Vital Signs

    Valeu pessoal! Vamos também aproveitar pra discutir as semelhanças e diferenças dos timbres destes baixos!

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Só pra registrar a minha opinião, achei que as músicas dos dois vídeos foram gravadas com o mesmo baixo, e está com muita cara de ser com Rick. Eu acho isso porque o timbre é meio "fanho", o que eu identifiquei como característico do Rick - pelo menos nas aplicações Rushísticas.

    DotCom
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    erico.ascencao
    na comunidade do orkut já estão respondendo.

    ah, e tom sawyer é com JB. tem um vídeo que ele fala sobre isso.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Bom, hoje achei dois vídeos que pelo menos servirão pra tirar a dúvida entre o timbre do Rick e do JB. Trata-se do mesmo cara tocando a mesma música com os dois baixos (condições de comparação melhores não há):

    Rickenbacker 4003


    Fender Geddy Lee Jazz Bass


    Gunther
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Acabo de perder 90% do meu interesse pelo Rick...
    Nada como uma mesa, um estúdio, tempo e dinheiro. E a mão, evidentemente.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gunther
    Porque?

    Gunther
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ou o Fender é melhor ou o sujeito é mais habilidoso nele. Não gostei do Rickenbacker. O som direto é bem honesto mas é possível que baixo nenhum no mundo tenha bom som nessas condições.
    Também tenho interesse em qualquer coisa que o Geddy Lee tenha tocado, mas no momento vou garimpar um Steinberger por um preço justo. Já consegui um baixo muuuuito decente (um Ladessa).

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Gunther
    Convenhamos que o cara dá umas vaciladas. Tem vários vídeos no Youtube mas não tem banca para tal ainda...

    Gunther
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Estava ouvindo The Knack, o álbum Get the Knack (que tem My Sharona) e gostei do som do baixo. A foto do encarte tem um Rickenbacker... será que eu gosto desse negócio, ele é muito caro!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Gunther
    Muito caro? Que é isso cara... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83479715-rickenbaker-4003-jetgl o-baixo-novo-com-case-made-usa-knob-_JM

    Tobias Sammet
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Gunther
    cara o som dos dois ficaram ruim..........e ainda o cara toca trastejando muito

    Gunther
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Pelo que eu andei vendo, comprar um Rickenbacker é uma loteria, tem muitos falsos por aí. Alguns bem feitinhos até. Eu aprendi a diferenciar um pendrive kingston de um falso kingston, mas aprendi da pior maneira. Não quero aprender isso num Rickenbacker, o tombo é muito maior.

    erico.ascencao
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Achei na internet o link para um vídeo no Youtube com o que diz ser a faixa original do baixo de YYZ:



    Tem muito cara de Rickenbacker...

    chriskaka
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    A tocabilidade do Fender é bem superior à do Rick. Este segundo tem a fama de ser mais tosco, mas ao mesmo tempo se tornou um ícone graças a instrumentistas como o Geddy Lee e o Chris Squire do Yes. O cara do vídeo tá mais à vontade no Fender, por este ser mais macio. Quanto á sonoridade crua, se ele usou o mesmo amp, o Fender tá um agudo mais bonito, o Rick tá trastejando muito, e distorcendo um pouco, mas como eu disse, tem uma tocabilidade mais dificil, o cara tem que se acostumar com ele.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    chriskaka
    Quem já tocou num Rick diz que o braço é uma tora.

    old steel
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    De fato tira algumas dúvidas,uma delas que o Fender é muito mais versátil que o Rick.Eu particularmente sempre considerei o Rick mais um sonho de consumo que qualquer outra coisa pela beleza do instrumento e pelas feras que já o empunharam,Squire,Hugues,G. Lee,Glover entre outros.O Rick não pude ter mais o Fender sim e é uma maravilha tanto o Jazz como o Precision.
    Obs. Poca marra do garoto do vídeo hein?
    rsrsrsrsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rickenbacker x Jazz Bass no "Moving Pictures" (Rush)