Precision | Jazz Bass | Music Man | Rickenbacker | -> Definitivo

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # abr/12


    Salve galera!!

    É bastante notória a dúvida que o pessoal tem em relação às diferenças dos captadores e a sonoridade que cada um deles proporciona. Vou tentar postar aqui as informações que reuni de alguns dos muitos tópicos que temos sobre esse assunto. Creio que vai ajudar muita gente, principalmente no que diz respeito a "entender" o som que mais lhe agrada. E também ajudar a direcionar a quem quer comprar um instrumento novo.

    Como eu não sei verbalizar a diferença e característica específica de cada som peço a ajuda do pessoal mais entendido para ajudar a descrevê-los.

    Algumas perguntas frequentes:
    Manolo, qual deles é melhor?
    Não existe melhor ou pior. É a mesma coisa que querer comprar Jazz x samba rock x pop lazanha x pizza. Todos são bons, uns agradam mais a uns outros mais a outros.

    Mas manolo, qual então é melhor pra tocar rock? pra tocar forró? pra tocar heavytrashpowerblacksuper metal? pra tocar rock gospel? pra tocar sertanejo satanico?
    Parceiro, entenda de uma vez por todas. Seguindo os ensinamentos do mestre Bertola. Qualquer instrumento toca qualquer música, o que importa é o músico e o que ele faz com o que tem em mãos.
    O que acontece é que X modelo é mais comumente usado por X músico que toca X estilo. Não existe regra. Já vi um cara tocando música gaúcha com um thunderbird.

    Mas vamos ao que interessa.

    Vale lembrar que estes nomes são dados, normalmente, para identificar o baixo. A diferença mais aparente está no shape, o corpo do instrumento, no desenho do captador e por conseguinte na sua sonoridade.

    Precision Bass




    Jazz Bass




    Music Man




    Rickenbacker




    É importante lembrar que nem todos os baixos seguem essa "lógica" de captação e modelo de instrumento. Vou postar alguns que mesclam o Precision e o Jazz bass (PJ) entre outros.

    Warwick
    Vale lembrar que a warwick tem muitos modelos diferentes de baixo. Só estou postando este como exemplo. Sugiro que quem não conheça dê uma procurada. São excelentíssimos instrumentos e em geral de uma versatilidade incrível.
    www.warwick.de



    Flea Bass

    Este é um instrumento novo e que tem conquistado muitos baixistas aí pelo mundo. Achei o timbre dele com características do Music Man, enfim...ta aí pra quem quuiser dar uam conferida.




    Yamaha




    Music Man HH
    Apesar de eu estar postando, denovo, um Music Man, várias marcas usam este modelo de captadores.





    Galera, vale lembrar que existem muitas "misturas" e qualidades de captadores. Muitos timbres característicos e diferentes. Com o passar do tempo fica mais fácil conhecer e identificar cada um.

    Gostaria de pedir ao pessoal que entende mais que postasse a característica timbrística de cada modelo. Aí linkamos alí junto (com os devidos créditos).
    Segue abaixo alguns vídeos e tópicos que com certeza poderão ajudar alguém.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/12941/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/181437/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/63149/

    Bass comparison P-bass, J-bass, Ric, MM
    www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DFjA0cshhvc

    Jazz bass vs Precision vs Music Man Stingray demo.
    http://www.youtube.com/watch?v=yG-xma83D9k&feature=endscreen

    http://www.theperfectbass.com/live/flash/store/pbass_jbass/pbass_jbass _ftp.html

    Dré Almeida testando seus baixos fender vs music man
    http://www.youtube.com/watch?v=MiZXPOv0vZo&feature=player_embedded

    Precision Bass vs Jazz Bass (Comparison, Explanation)
    http://www.youtube.com/watch?v=-U1tg3DEAwU&feature=related

    Bass comparison P-bass, J-bass, Ric, MM (bem bom)
    http://www.youtube.com/watch?v=DFjA0cshhvc&feature=related


    Acho que era isso. Peço desculpas pelo tamanho do post. Peço, denoovo, ajuda para corrigir possíveis erros e a somar informações. A ideia principal é ajudar, então qualquer crítica/sugestão é bem vida.
    Abraço a todos e bjos pras mina do bass :D

    dibass
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Saiam do computador e vão tocar!

    JGBASS
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Alguem sabe aonde compro um Flea Bass?

    dibass
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    JGBASS
    http://www.gangmusic.com.br/guitarras-baixos-e-violoes/contrabaixos/fl eabass-street-bass--black-white-flea-electric-bass-guitar-1,3,3474.Gan gMusic

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    ...fiz o tópico com tanto carinho e ninguém deu moral kkkkk

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    dibass
    Parabéns pela iniciativa mano... ficou show, e acho que agora a única coisa que vamos fazer com os tópicos mil que desenterram ou criam com o mesmo conteúdo será apontar para este aqui aUHUshs...

    Mas só uma dúvida, e o Alembic? É que modelo? E o Precision telecaster, pq é diferente?! Todo jazzbass é igual?! ASusSA*uHSUhsuhs.. vai se preparando...

    []'s

    IronBass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Excelente cara, só acho que faltou aqueles modelos mais intermediários.

    dibass
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    JL_Marcondes
    aaah cara, por isso pedi ajuda alí em cima huahuahhua

    IronBass
    Excelente cara, só acho que faltou aqueles modelos mais intermediários.
    ...como por exemplo??

    JL_Marcondes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    dibass
    Só uma dica.. acho que além do modelo vc poderia colocar as marcas por de traz (pelo menos as principais)... ou seperar bem oq é oq ehhehe... pq está um pouco confuso aí... principalmente no caso dos Rickenbacker's que na verdade é uma marca (Rickenbacker) e existem os seus varios modelos... Já no caso dos MusicMan, existe a marca MusicMan (que é patente da Ernie Ball), e, os modelos musicman's..

    Pra ajudar:
    Os modelos Precision e JazzBass foram criados por Léo Fender, logo, a principal fabricante destes modelos é a Fender, mas, com sua fórmula "bem simples", existem outras marcas que também trabalham estes modelos...
    O modelo MM também foi criado por Léo Fender, mas a fabrincante deste modelo é a ErnieBall.. sua formula até parece ser simples, mas poucas marcas trabalham este modelo.. até pq, é discrepante a diferença de um StingRay (modelo MM da EBMM) pra um modelo MM de qlqr outra marca (lá fora é possível encontrar exceções)...
    Existem também os modelos P/J e suas variações, mas este eu não sei dizer ao certo quem é o pai da criança.. oq sei, é que é facilmente encontrado entre os modelos da maioria das marcas.. talvez sua formula de construção seja a mais fácil de acertar ou, talvez venda mais por tentar trazer um pouco de cada mundo (precision e jazzbass), enfim...

    Acho que da pra ir nesta linha mais ou menos ehheheh... ficou faltando alguns itens mais técnicos como o tipo de captador, pra explicar melhor a diferença entre cada um...

    []'s

    Gui Tsuu
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Parabéns pelo tópico dibass!!!

    eu sei que sou preguiçoso demais, talvez quando estiver com mais tempo livre eu até o faça... mas alguém poderia colocar conteúdo histórico também? To bastante interessado na história dos instrumentos, porquê foi feito, por quem o JL_Marcondes já deu até uma prévia, enfim, vou dar uma googlada com os modelos que vcs citaram aqui, tentando conhecer mais cada variação dos instrumentos e o que eu tiver de fonte eu posto aqui =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Precision | Jazz Bass | Music Man | Rickenbacker | -> Definitivo