dica sobre tecnica

    Autor Mensagem
    MyungBASS
    Veterano
    # out/08


    Oi gente,meu nome Henrique Costa,tenho 12 anos,

    Quero começar a tocar com os 3 dedos.Queria uma dica para começar,alguns exercicios, e qual o nome dessa técnica (tocar com os 3 dedos).
    tenho alguns vídeos no youtube:

    http://br.youtube.com/watch?v=vjQE60NPCc8

    http://br.youtube.com/watch?v=Bpe5I-FicXY&feature=related

    valeu.

    DotCom
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Vi os vídeos.
    Tá de parabéns, continue assim. Nesse ritmo, com 16 anos você tá massacrando o baixo.

    O pizzicato de 3 dedos tem um problema, que é a tendência de "cavalgar" (o de 2 dedos geralmente fica um TUM tum TUM tum, o que não é muito problema, pois a maioria das músicas é 4/4), então tem que treinar muito para deixar a batida o mais constante possível.
    Comece treinando devagar, prestando bastante atenção para deixar a batida constante (tanto em volume quanto em tempo), e só aí vá aumentando.

    Tô vendo o vídeo do medley agora... A primeira parte (the dance of eternity) é em outro tom.
    E a parte do tapping (metropolis pt.1) também está diferente do original.

    Continua praticando que você tá no caminho certo.

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/08
    · votar


    MyungBASS
    Antes de tudo, bem vindo ao fórum! =)

    Não manjo quase nada de baixo, mas não seria pizzicato de 3 dedos?
    De uma olhada no fórum, tem tópicos interessantes sobre o assunto!

    Gui_sc
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Gui_sc
    · votar


    Tá de parabéns, continue assim. Nesse ritmo, com 16 anos você tá massacrando o baixo.2

    A Cover Baixo de Julho tem como matéria de capa o Pizzicato de 3 dedos, tem uma porrada de exercicios muito bons, como agora é dificil achar uma em banca de julho, caso você queira tenho um scanner aqui e posso lhe enviar, só me passar seu e-mail.

    Mando em PDF ai, ok? assim fica mais leve e mais legivel.

    Abraço.

    hyuuga_adam
    Veterano
    # out/08
    · votar


    MyungBASS

    o nome da técnica eh pizzicato de 3 dedos msm...

    muito bom saber que você quer evoluir já tão novo... assim que os videos carregarem aki eu vou dar um olhada...

    bom.. eu ia falar da cover baixo, mas o gui ja falou, então, soh te digo pra aceitar a oferta xD...

    quando eu comecei com os 3 dedos nao tinha material nenhum de estudo, então eu comecei a fazer o seguinte exercicio, eh bem simples (pq eu que inventei, intao nao ia ser mta coisa mesmo ^^)

    dedos:
    1-indicador
    2-medio
    3-anelar
    4-mindinho

    G|--------------|------------|------------|
    D|--------------|------------|-1-2-3-4--|
    A|--------------|-1-2-3-4--|------------|
    E|-1-2-3-4---|-------------|------------|

    e assim sucessivamente ao longo do braço do baixo.. o importante aqui nao eh a nota, logo vc pode fazer onde lhe for mais confortável... mas o importante eh que vc bata sempre na sequencia A-M-I ou I-M-A... assim, com o tempo vc evita o erro das cavalgadas que o DotCom comentou...

    depois vc faz isso:

    G|--1-------------|--1---------------|
    D|-----2----------|-----2------------|
    A|--------3-------|--------3---------|
    E|-----------4----|----------4-------|

    no mesmo esquema que o anterior...

    espero que ajude... era o que eu tinha em maos na epoca... mas com certeza os da Coverbaixo são melhores xD

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    MyungBASS

    Achei numa comunidade do orkut um scan da já comentada matéria de pizzicato de 3 dedos da Cover Baixo,como não achei o link original,vou upar ela novamente,mas infelizmente sem dar os créditos a quem fez o scan e upou. (já que não me lembro quem foi)

    http://www.4shared.com/file/68071766/14906ad6/Pizzicato_3_dedos.html



    No geral eu mão gostei muito desse material,já que ele além de ser muito superficial,fica muito em cima da seqüencia A-M-I (coisa que eu abomino) e não passa exercícios em cima de complicações técnicas que encontramos no nosso dia-a-dia como músico (coisas como saltos de mais de uma corda,sweeps etc),fora que ele é mais focado no pizzicato de 3 dedos puxado pra velocidade e metal.

    Mas apesar disso é um material legal pra se iniciar nessa técnica.

    Recomendo que você estude usando um metrônomo iniciando em 40bpm,no início vai ser chato e você vai querer tocar acima disso,mas evite fazê-lo.Esse estudo inicial bem devagar é muito importante pra você pegar a mecânica da coisa,aprender a colocar seus dedos pra trabalhar de uma forma voluntária e organizada.

    Estude também outras seqüencias além do A-M-I e do I-M-A,estude também o pizicato de 2 dedos,mas usando as seqüências M-A,A-M,I-A e A-I,isso vai te ajudar a ganhar mais fluência e resistência pra usar o dedo anelar bem.

    Sempre se preocupe com as acentuações de tempo,isso é algo fundamental e muitas vezes esquecido por usuários do pizzicato de 3 dedos,alguns não acentuam,outros só acentuam a cada 3 notas etc.

    Toque sempre "indo e voltando" as seqüências,isso faz uma boa diferença,além de ser um ótimo exercício pra se estudar acentuações de tempo.

    vitorzanoni
    Veterano
    # out/08
    · votar


    http://br.youtube.com/watch?v=1a0ht055lao

    http://br.youtube.com/watch?v=wTkVO-RMj0A

    =P

    MyungBASS
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Valeu pessoal!

    já baixei o arquivo de PDF E já estou estudando

    \,,/

    meu e-mail: henriqueromyung@yahoo.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dica sobre tecnica