Slap demais é cacofonia e mau gosto

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/08
· votar


Nem todos... alguns gostam de exibicionismos chatos, ja eu não.. prefiro música mesmo! (2)

Mr. Anderson
Veterano
# out/08
· votar


Vai da pegada, tem muito "músico" que faz slap e não soa músicalmente e sim como um barulho irritante, mesmo se aplica a qualquer outra técnica, a grande chave está em fazer MÚSICA e não fazer música. Exibicionismo é algo ridiculo, mas dizer q slap suja música, eu acho total ignorancia. Ha linhas e solos de baixo que se usa muito slap e são perfeitos levando sentimento e ténica a estados extremo, infelizmente nem todos são músicos competentes pra criar algo realmente bom. Existe aqueles que não goste, mas cada um toca do seu jeito e talvez seja mais um baixista "apagado" emcima de um palco, tbm creio q nem tudo seja slap, mas criticar uma das técnicas mais dinâmicas do baixo é algo anti-músical e sem finalidade construtiva.
Abraço.

Mr. Gibson
Veterano
# out/08
· votar


Nada em excesso é bom. Não tem nada mais chato de ouvir, do que baixista exibicionista que enche a musica de firulas e esquece do mais importante: A Harmonia.

Não sou muito fã de slap (tanto por não saber muito da técnica), e acho que a função do baixo num conjunto não é exatamente o destaque.

limanegative
Veterano
# out/08
· votar


Nem todos... alguns gostam de exibicionismos chatos, ja eu não.. prefiro música mesmo! (2)

erico.ascencao
Veterano
# out/08
· votar


Guitarrista curte tapping.
Baixista curte slap.
Baterista curte pedal duplo.

Digo isso porque a maioria ve estas tecnicas como malabarismos musicais.

DotCom
Veterano
# out/08
· votar


Eu vejo é gente falando demais e fazendo de menos... =D

MkThEbEsT
Veterano
# out/08 · Editado por: MkThEbEsT
· votar


DotCom

Quando eu digo: "Nem todos... alguns gostam de exibicionismos chatos, ja eu não.. prefiro música mesmo!"

É justamente um poco do que você também falou, tem mta gente que se inspira nos wootes da vida e ficaa horas e horas pegando tecnicas chatas, bestas, exibicionistas... ao inves de gastar tempo criando música!

Tem gente que gasta dinheiro comprando DVDs de Wooten e cia Chata Ltda, eu não, prefiro gastar meu dinheiro comprando dvds de gente como King crimson, entre outras bandas excelentes... gente que cria música de uma forma primoroza e não fica com encheção de saco e se exibindo pra ver se toca mais rapido, ou tem o solo mais longo... esse tipo de músico se preocupa com o som, com a ambiência, com a msg que a música passa... e no caso do exemplo citado King crimson, até as músicas instrumentais dele dão uma aula de percepção músical desses mais conhecidos e idolatrados... e isso não é só por parte dos baixistas não, é dos musicos em geral.. guitarristas também idolatram aquele chatissimo do joe satriane, sou muito mais um Adam jones... cuja concepção músical supera em tudo.

É por isso que falta gente boa pra criar música e que nosso país esta escasso de música, existem gente mto boa... mas pode ter certeza que é a minoria e ainda coincide os que não tem espaço, ai eh que se torna foda.

Abraço!

DotCom
Veterano
# out/08
· votar


MkThEbEsT
Realmente, o King Crimson é uma ótima banda, e apesar da psicodelia, não soa muito exagerado (talvez algumas músicas, mas enfim....)

Porém, já parou para ouvir as músicas do wooten? Também são muito boas, e nas video-aulas ele mesmo fala que aquele exibicionismo que ele faz é só isso, exibicionismo. Que antes de aprender aquilo ali, ele aprendeu a fazer música, que é o que realmente importa. (ouça You can't hold no groove, pra ter uma idéia)

O problema é que algumas pessoas só querem fazer as palhaçadas (isso se extende a qualquer instrumento).
Mas essas daí são as pessoas inexperientes, ou que não tem nenhuma vontade de fazer música. Qualquer pessoa com mais noção de música não fará isso.

Eu só acho sem sentido alguém abrir um tópico pra ficar reclamando desse povo. Mais produtivo seria um tópico mostrando grandes instrumentistas, compositores, MÚSICOS.

MkThEbEsT
Veterano
# out/08
· votar


DotCom

Excelente resposta, acrescento-a em minhas observações.
Só não concordo com a parte do wooten.... haehehehe

Abraço!

Blackus
Veterano
# out/08
· votar


tem um monte de tópico igual os de dois três anos atrás agora por aqui ein, daqui a pouco volta a encheção de saco do Malmsteen... Por que não discutem algo que acrescente, em vez de ficar falando esse monte de frase pronta que todo mundo já sabe?

Mr. Anderson
Veterano
# out/08
· votar


Realmente, esse é um tópico pra discussão de gosto. Porem muitos baixistas realmente usam par apuro exibicionismo, técnica e mais técnica, onde foi parar o sentimento? Geralmente esse tipo de músico se aprofunda demais em técnica e esquece do essencial o sentimento, não é o Slap que é feio, é a "pessoa" que não sabe fazer música. Com sentimento (nao gosto de falar feeling) até bater em tijolo pode virar música.
Abraço

Krist Novoselic
Veterano
# out/08
· votar


Muita gente aqui vai chorar, mas la vai mesmo assim....

Eu detessssstooo Slap cara, pra mim nao tem coisa pior doque alguem gravar um vídeo de demonstração de algum instrumento ou amplificador e grava o video todo fazendo slap.... Não dá pra ter nenhuma ideia do som do instrumento, eu sempre reclamo bastante quando to instigado pra saber o som de um instrumento e quando vou ver o video o cara so faz slap... Eu acho uma coisa de extremo mau gosto. Essas pessoas viciadas em slaps sempre acabam se esquecendo na outra mão e das escalas.....

Antes que algum tolo me venha com gracinhas.... Eu não faço cover de nirvana, e nem tenho como ídolo Krist Novoselic.....

DotCom
Veterano
# out/08
· votar


Antes que algum tolo me venha com gracinhas.... Eu não faço cover de nirvana, e nem tenho como ídolo Krist Novoselic.....
E por que o nick?

punknemesismetal
Veterano
# out/08
· votar


Eu gosto do Novoselic snif...dê mais valor a seu nick

Krist Novoselic
Veterano
# out/08 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Nirvana é uma das bandas q eu gosto, eu tenho esse nick antes de eu ser baixista, eu tocava guitarra quando me cadastrei aqui....

Na verdade eu sempre curti o timbre q ele tirava em seus baixos gibson..



Mas eu tb nao tenho nada a reclamar dele, acho q ele é um cara que fazia bem seu papel, considerando o estilo que ele tocava.

Krist Novoselic
Veterano
# out/08
· votar


punknemesismetal


Me desculpe meu amigo, vc não me entendeu direito......Eu não usaria esse nick se não me simpatizasse com ele....
Eu só fiz esse comentario pq sempre vem alguem que nao curte, e fica achando q eu faço cover do cara e fica zuando...

Caledonian
Veterano
# out/08
· votar


Krist Novoselic
Eu detessssstooo Slap cara, pra mim nao tem coisa pior doque alguem gravar um vídeo de demonstração de algum instrumento ou amplificador e grava o video todo fazendo slap.... Não dá pra ter nenhuma ideia do som do instrumento, eu sempre reclamo bastante quando to instigado pra saber o som de um instrumento e quando vou ver o video o cara so faz slap... Eu acho uma coisa de extremo mau gosto. Essas pessoas viciadas em slaps sempre acabam se esquecendo na outra mão e das escalas.....

Concordo plenamente com você e eu também já vi isso em alguns vídeos que a gente quer ver melhor o som do instrumento do cara mas o músico esquece disso e parte para os malabarismos e esquece que com isso o melhor do som do baixo fica a dever.

kadudu2
Veterano
# out/08
· votar


Slap é o destaque do baixo em qq lugar...
bem tocado principalmente!

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# out/08
· votar


antes eu cutia um virtuosismo mas hj em dia nem rola tanto assim!

diego gr
Veterano
# out/08
· votar


Um exemplo de firulas desnecessárias é no primeiro CD do Living Colour.
O baixo do cara não tem graves!?!?!

Roger__Bass
Veterano
# out/08
· votar


Guitarrista curte tapping.
Baixista curte slap.
Baterista curte pedal duplo.


Toda hora??
Pedal duplo deve caber em 01% das musicas.
Idem pro resto.

Caledonian
Veterano
# out/08
· votar


kadudu2
Slap é o destaque do baixo em qq lugar...
bem tocado principalmente!


Discordo, o destaque do baixo é o seu timbre e do baixista é saber fazer uma boa harmonia.

Deco_ufrj
Veterano
# out/08
· votar


Guitarrista curte tapping.
Baixista curte slap.
Baterista curte pedal duplo.


ha uma grande diferença em curtir e exagerar... eu curto isso tudo...

ver bateristas como Barone, Pelado, Tony Royster Jr usando pedal duplo eh mt bom... (sem contar os de metal como o mike portnoy):





ou baixista usando slap, nas musicas q pedem como por exemplo jota quest no trecho de 1:55:

é lindo, acho mt bom...

guitarplayer_MG
Veterano
# out/08
· votar


Vai falar isso pro Abraham Laboriel então, pro Ted da banda renascer praise...

Eu toco guitarra mas aprecio muito tb um baixo bem tocado e slap pra mim é uma técnica q poucos baixistas mandam bem, tem q ter muita criatividade se não fica enjoativo mesmo! E baixista q mete pau no slap deve ser pq não deve executar essa técnica tão bem qto gostaria!

luizmusicman
Veterano
# out/08
· votar


A arte, como expressão cultural humana, deve ser sempre livre! O "artista" deve ter a liberdade garantida de expressar as suas inquietações de maneira plena. Se para tanto, por exemplo, ele usa Slap em exagero, o problema é do artista, pois o cidadão deve saber que a partir do momento que se apresenta publicamente, será avaliado e julgado. Esse é o jogo, e se torna ainda mais interessante quando há embates de visões diferentes, e que acabam produzindo a SÍNTESE a partir do contraditório. E assim vamos tentando evoluir enquanto raça humana!

Krist Novoselic
Veterano
# out/08
· votar


Eu comparo esses slapeiros com aquelas negonas cantando exagerando na voz..kkkkk Pra são duas coisas ridiculas.

dibass
Veterano
# out/08
· votar


olha, uma coisa é certa: todos músicos devem ter ciscernimento!!
sou apaixonado por slap e é o que eu se fazer de melhor no baixo, no entanto é a técnica que eu menos uso nos shows ou apresntações quais quer q sejam.
pra mim Músico que é músico deve tocar pra agradar exclusivamente o público e fazer na música apenas o que precisa ser feito! Seja apenas marcar uma tônica ou cozinhar nos slaps ou em qualquer outra técnica!

Krist Novoselic
Veterano
# out/08
· votar


exatamente

Stonebreaker
Veterano
# out/08
· votar


adoro slap mas não uso



meu sonho é tocar desse jeito

Ever Oliver
Veterano
# nov/08
· votar


luizmusicman

Falou bonito! heheheh..

dibass

É isso mesmo.Mas nao resisto a mandar uns slaps em shows de vez em quando,rs.. Mas no momento certo,e nada de "cozinhar"! Nao entendo essa galera q nao gosta de slap.Acho que so devem ter visto baixistas que cozinham muito mesmo,so pode.Acho o slap UMA das tecnicas que mais destacam o contrabaixo,e uma das mais bonitas tambem.Se adequa a varios estilos,e vai muito alem do funk...Uma vez fiz um show de samba,e mandei uns slaps.Ninguem reclamou,pelo contrario...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Slap demais é cacofonia e mau gosto