Slap demais é cacofonia e mau gosto

Autor Mensagem
Caledonian
Veterano
# set/08


Percebo que muitos baixistas mal conhecem direito harmonia, escalas, técnicas de contrabaixo e saber tocar de uma maneira agradável e inveredam para o malabarismo nas cordas do baixo abusando dos slaps. Acho isso um tremendo mau gosto. Alguém concorda comigo?

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


eu não sou baixista (sou guitarrista), mas gosto bastante de baixo, e pretendo pegar um nesse Natal, hehe!

então.. eu acho que, como vc disse, o pessoal abusa muito de slaps nos solos de baixo! já se eles não sabem harmonia, escalas, etc, eu não sei, hehe. pelo menos eu, 90% dos solos de baixo q vejo no youtube, etc, é quase todo de slap... fica enjoativo! hehe

abraços!

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


Caledonian
Meu, eu toco guitarra e comecei a pouco tempo no baixo. Eu não gosto de slap, raras são as músicas que eu acho que caberiam essa técnica. E sim, o pessoal exagera e e chatíssimo!

guitarclub
Veterano
# set/08
· votar


impressão minha ou só os guitarristas q não curtem slap?

hehe!!!

Caledonian
Veterano
# set/08
· votar


impressão minha ou só os guitarristas q não curtem slap?
Não é impressão não Pedro, os baixistas que tem bom gosto e que apreciam mais harmonia também não curtem isso.
Eu sou baixista há mais de 20 anos e uso o slap muito discretamente, apenas quando cabe, na maioria das vezes toco o baixo normalmente da maneira que a música requer e dentro da harmonia.
Tem muito baixista que gosta de aparecer achando que fazendo mil malabarismos com as cordas todo mundo vai gostar. Ledo engano!

guitarclub
Veterano
# set/08 · Editado por: guitarclub
· votar


impressão minha ou só os guitarristas q não curtem slap?
Não é impressão não Pedro, os baixistas que tem bom gosto e que apreciam mais harmonia também não curtem isso.
Eu sou baixista há mais de 20 anos e uso o slap muito discretamente, apenas quando cabe, na maioria das vezes toco o baixo normalmente da maneira que a música requer e dentro da harmonia.
Tem muito baixista que gosta de aparecer achando que fazendo mil malabarismos com as cordas todo mundo vai gostar. Ledo engano!


então É impressão minha! vc se confundiu, hehe!

é... q nem na guitarra. hj em dia a maioria do pessoal só usa aquelas superstratos e ficam fazendo solos à 500 mil batidas por minutos com palhetada alternada, two hand tapping, etc...
e hj em dia, nos baixos, só usa aqueles modelos de baixo q eu nao sei o nome (o modelo do Condor BX-12, por exemplo. eu só conheço Jazz, Precision, Les Paul, Firebird... o resto desconheço o nome dos modelos, desculpa minha leiguisse!) e ficam fazendo slaps à 500 mil batidas por minutos...


ainda prefiro uma strato/les paul, com solos sem velocidade (David Gilmour, Slash, Jimi Hendrix... de vez em qdo usam um poquinho de velocidade, mas muito de vez em qdo!), e um jazz bass recheado de pizzicatos/palhetadas (acho baixo com palheta demais! hehe)


abraços!!

Caledonian
Veterano
# set/08 · Editado por: Caledonian
· votar


Sim Pedro, era apenas impressão tua mesmo, eu inverti a frase.
Não é só a maioria dos guitarristas que não gostam de abuso de slaps, todos os músicos de bom gosto também não gostam disso, incluindo os baixistas, é claro.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


PedroShinzato
Caledonian


eu as vezes tb toco baixo e tb acho meio sem nocao ficar querendo dar os peteleco toda hora!

Gui
Veterano
# set/08
· votar


acho slap um porre...nem curto muito solos de baixo...

não que eu curta tonica..mas acho que o baixista tem que saber demonstrar o que é na música..não num solo..deixa isso pros guitas que não sabem se afirmarem nas bases!

FesterM
Veterano
# set/08
· votar


Na minha opinião qualquer coisa em excesso é cafona.
Slap em excesso, guitarristas que querem meter riffs em qualquer buraco da música ou qualquer músico que queira aparecer mais do que a própria música.
Quando eu era moleque, só ouvia som instrumental, rock progressivo e outras estilos onde os músicos praticam masturbação mental. E ai rolava sempre aquela discussão sobre quem tocava mais. E o critério pra medir isso nunca era em nível de criatividade ou melodia. Oquê contava mesmo era quantas notas o fulano consegue tocar por segundo. Alias até hoje isso rola.

Mas chega uma hora que isso cansa.
Acho que é por isso que ultimamente tenho ouvido coisas muito mais simples. Sonzinho pop mesmo.

Mas é claro que eu respeito músicos com técnica. Se o cara consegue aliar isso a criatividade ou melodia, melhor ainda.

Bidal
Veterano
# set/08
· votar


Na minha opinião qualquer coisa em excesso é cafona. (2)

Fui em um barzinho onde rolava um som ao vivo, como baixista, prestei mais atenção nas linhas de baixo, realmente o baixista da banda mandava muito bem, até a hora que começou exagerar nos improvisos e 'demonstrar' demais que tinha técnica, acabou estragando o som, inclusive o baterista chamou atenção dele em off por atropelar tudo em algumas músicas.
Acho que baixista bom, independente da técnica, se destaca fazendo o que a música pede.
Abraços.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# set/08
· votar


FesterM
Mas chega uma hora que isso cansa.
Acho que é por isso que ultimamente tenho ouvido coisas muito mais simples. Sonzinho pop mesmo.


putz pior que eh por ai msm faz tempo q nao consuigo escutar um cd ou um show q soh tenha fritacao e milhoes de tecnicas por segundo enjoei disso!
Bidal
Acho que baixista bom, independente da técnica, se destaca fazendo o que a música pede.
meu professor sempre me falava isso!

Lord_byron
Veterano
# set/08
· votar


Bidal

Na minha opinião qualquer coisa em excesso é cafona. (2)

Fui em um barzinho onde rolava um som ao vivo, como baixista, prestei mais atenção nas linhas de baixo, realmente o baixista da banda mandava muito bem, até a hora que começou exagerar nos improvisos e 'demonstrar' demais que tinha técnica, acabou estragando o som, inclusive o baterista chamou atenção dele em off por atropelar tudo em algumas músicas.
Acho que baixista bom, independente da técnica, se destaca fazendo o que a música pede.
Abraços.


Meu, acho que a galera aqui saca que no interior a turma da música é mais , muito mais gente de igreja, principalmente evangélicos e carismáticos ( quase a mesma coisa) e os caras que eu conheço lá, argh! spela e slepa dia e noite. Two-hand e harmônico ninguém faz.. Parece até que fodão é aquele que conseguir quebrar corda E tocando slap...
Fico virado.

DotCom
Veterano
# set/08
· votar


Eu hein... No meio onde eu ando, não tem esses exageros todos não...
Espero nem conhecer esse pessoal que vocês andam ouvindo.

thebassx
Veterano
# set/08
· votar


na minha opiniao o bom baixista se destaca com timbre, noção de tempo, dinâmica e harmonia.

eu jah tive minha fase de querer aprender a tocar mil notas por segundo mas nao ouvir o bumbo da bateria.

Blackus
Veterano
# set/08
· votar


hj em dia a maioria do pessoal só usa aquelas superstratos e ficam fazendo solos à 500 mil batidas por minutos com palhetada alternada, two hand tapping, etc...
postando direto dos anos 80...

denismonteiro
Veterano
# set/08
· votar


acho que é caso-a-caso.
eu passo horas ouvindo Marcus Miller sem problema nenhum!

mas tbm só totalmente adepto ao mundo dos solos "slow motion" á lá David Gilmour.

MkThEbEsT
Veterano
# set/08 · Editado por: MkThEbEsT
· votar


Discussão interessante.

Eu gosto de música de qualidade, alguns slaps são interessantes.. o problema é que os baixistas considerados "tops" e que consequentemente influenciam uma grande leva dos baixistas tratam mto dessa tecnica, tocam tanto dela que abusam e a torna chata, dae outros baixistas tentam copiar e assim vai...

Eu gosto mais do conjunto da obra bem construido, gosto da música bem feita, dos músicos interagindo de uma forma unica... e da pra encaixar um bom slap sem que ele se torne chato e que fique com uma harmonia otima, mas são poucos que tem essa capacidade(e não to falando de marcus miller ou wooten cia ltda).

Mas prefiro mil vezes mais uma sacada, um toque de inteligência do que esse virtuosismo q mtos pregam no slap, como por exemplo um determinado efeito bem usado, um toque de feeling, etc, detalhes que mudam totalmente o entedimento de uma música e que para serem entedidos precisam de uma boa observação e de mto ouvido para percebe-los... enqnto os virtuosos vc ja os define bem na 1º vista, o que os torna sem conteudo.

Abraço!

Roger__Bass
Veterano
# set/08
· votar


Ja disseram o que eu penso aqui, mas vou reforçar.
Sou iniciante no baixo, apenas 7 anos, nao sou fã de slap, muito embora algumas coisas são legais, desde que dentro do que a música comporta.
Slap demais é tão chato quanto um saxofonista que não conhece pausa, um guitarrista que quer solar a música toda, um baterista que pira em todas as viradas... resumindo: é chato e estraga a música.
Cada instrumento tem sua função e espaço dentro da música. Se cada instrumentista tiver consciencia disso e tiver o minimo de semancol, o som sai legal.

Abraços!
PS: Jaco Pastorius nem slepava tanto!! hehe

diego gr
Veterano
# set/08
· votar


Como referencia de som de baixo eu gosto de citar o Flea (do Red Hot Chili Peppers) e o Tim Commerford (do Rage Against The Machine e Audioslave)
Os cara tocam só o feijao com arroz na maior parte do tempo, mas fazem isso com maestria e um timbre pesadão. Muito massa o som desses caras.

pedrobrito
Veterano
# set/08
· votar


Po eu acho slap muito maneiro... só não exagerar demais mesmo.

murilo meine
Veterano
# set/08
· votar


Sou baixista e acho o Slap uma das técnicas mais maneiras do baixo. Mas como qualquer coisa, em excesso fica chato, repetitivo e cansativo. E na música de boa qualidade não há espaço pra isso. Imaginem um guitarrista que fica dando alavancadas a toda hora, ou que bota bends em todas as notas de um solo... fica horroroso, e dá a impressão que o cara quer impressionar.

Agora, é inegável que slaps bem-feitos e bem-executados dão um toque a mais em qualquer música e em qualquer riff de baixo. É uma questão de saber usar, assim como os harmônicos...

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Guitarrista curte tapping.
Baixista curte slap.
Baterista curte pedal duplo.

Slowhand-
Veterano
# set/08
· votar



Guitarrista curte tapping.
Baixista curte slap.
Baterista curte pedal duplo.

ou não...

DotCom
Veterano
# set/08
· votar


Guitarrista curte tapping.
Baixista curte slap.
Baterista curte pedal duplo.


ou não [2]

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Guitarrista curte tapping.
Baixista curte slap.
Baterista curte pedal duplo.


A maioria.

Dogs2
Veterano
# set/08
· votar


MkThEbEsT
Eu gosto de música de qualidade

Acho que todo mundo acredita nisso né :P

MkThEbEsT
Veterano
# set/08
· votar


Dogs2

Nem todos... alguns gostam de exibicionismos chatos, ja eu não.. prefiro música mesmo!

DotCom
Veterano
# set/08
· votar


Guitarrista curte tapping.
Baixista curte slap.
Baterista curte pedal duplo.

A maioria.

vc que tá dizendo né...

Diino
Veterano
# set/08
· votar


Guitarrista curte tapping.
Baixista curte slap.
Baterista curte pedal duplo.

A maioria. (2)


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Slap demais é cacofonia e mau gosto