Autor |
Mensagem |
Caledonian Veterano |
# ago/08 · Editado por: Caledonian
É uma técnica muito simples mas é que não sei o nome e gostaria de saber. É aquele estilo de tocar baixo que ao contrário do walking o andamento repete várias vezes a mesma nota em sequência em vários compassos acompanhando o toque do cimbal da bateria, sempre batendo na tônica do acorde, como por exemplo nas músicas abaixo que têm todas o baixo nesse estilo:
- With or Without You, do U2; - Dancing in the Dark, do Bruce Springsteen; - Simply the Best, da Tina turner; - Dom Quixote, do Cesar Camargo Mariano; - Breathless, do The Corrs; - Every Breath You Take, do Sting (The Police); - I Want to Break Free, do Queen; - Stay, do Oingo Boingo (no refrão); - The Power of Love, do Huey Lewis; - The Final Countdown, do Europe; - Who Can It Be Now, do Men at Work; e - Summer of 69, do Bryan Adams.
Agradeço as respostas.
|
Gui Veterano |
# ago/08
· votar
Caledonian não é tecnica..é simplesmente marcar a tonica..é o que qualquer iniciante faz.. muito comum em rock em geral..
|
Caledonian Veterano |
· votar
Gui não é tecnica..é simplesmente marcar a tonica..é o que qualquer iniciante faz.. muito comum em rock em geral..
Certo Gui, mas isso tem um nome, ouvi falar uma vez, há muito tempo, mas não lembro mais. Aliás, nem é bem uma técnica, é um estilo somente, mas eu gostaria de saber o nome desse estilo.
|
Gui Veterano |
# ago/08
· votar
marcação?? tonicar?
|
DotCom Veterano |
# ago/08
· votar
Caledonian Aham... o nome é "Tocar contrabaixo"
|
leoc_rj Veterano |
# ago/08
· votar
Analisei as músicas que você mencionou e o que consegui encontrar em comum é que todas tem uma "pegada" mais staccato.
Tipo a encontrada na música One Headlight do Wallflowers. É isso que você queria saber?
|
Morrir Veterano |
# ago/08
· votar
Eu não conheço todas as musicas mas conheco alguma que são Rock Progressivo, que em geral o Rock Progressivo voce toca como With or Without u, Yellow do Clodplay etc....
Acho que era isso que voce estava querendo saber certo?
|
jjmartins Veterano |
# ago/08
· votar
Caledonian With or Without You, do U2 É uma levada em colcheias usando o pizzicatto técnica característica do baixo .Se quiser fazer em staccato da pra fazer , mas como a música não tem muita guitarra ficaria vazia ultilizando essa técnica.
|
Caledonian Veterano |
# ago/08
· votar
Amigos, o leoc_rj disse que essa técnica é em staccato e o jjmartins disse que é pizzicatto, agora fiquei em dúvida.
|
Johnny Favorite Veterano |
# ago/08
· votar
Staccato dimue a nota, tem uma pausa depois dela. Confere?
E pizzicato é o ato de tocar com os dedos. Confere?
|
# ago/08
· votar
"staccato é uma forma de articulação, ou seja, é uma maneira de executar determinada nota, nesse caso a nota deve soar marcada, ou seja, com um ataque mais seco, diminuindo assim o legatto entre as notas executadas dessa forma!"
|
leoc_rj Veterano |
# ago/08 · Editado por: leoc_rj
· votar
Caledonian
Vamos lá, pizzicato é uma técnica: tocar com os dedos. Staccato não é ténica, como o Johnny mencionou, é uma forma de acentuar a nota.
Johnny, Staccato dimue a nota, tem uma pausa depois dela. Confere? Quase isso. Na prática o que você falou está correto, mas em termos de teoria musical é um pouco mais complicado.
Numa partitura, a nota sempre terá a mesma duração, sendo ela tocada staccato ou não. Se falarmos em pausa, mudará a "escrita" da música.
Edit: Caledonian Escuta a música que mencionei do Wallflowers. É um excelente exemplo de linha de baixo tocada em staccato. Você saberá se era isso que você queiria descobrir.
|
Caledonian Veterano |
· votar
leoc_rj Escuta a música que mencionei do Wallflowers. É um excelente exemplo de linha de baixo tocada em staccato. Você saberá se era isso que você queiria descobrir.
Não leoc_rj, não é bem isso. Eu escutei One Headlight e notei que tem uma levada diferente dessas 12 músicas que mencionei. Na One Headlight o baixo toca repetidamente em sequências de 3 colcheias e uma pausa e nas que mencionei são 4 semínimas constantemente, sem pausas.
|
leoc_rj Veterano |
# ago/08
· votar
Caledonian O que você procura se chama Ground Bass ou Ostinato. Ostinato
"Em música, um ostinato (do italiano: "teimoso", compare com o português obstinado) é um motivo ou frase musical que é persistentemente repetido numa mesma altura. A idéia repetida pode ser um padrão rítmico, parte de uma melodia ou uma melodia completa."
"O musicólogo Robert Rawlings define o ostinato como qualquer padrão melódico ou rítmico que é repetido persistentemente."
|
Caledonian Veterano |
· votar
Amigos, agradeço todas as respostas mas pelo que vi nenhuma se referiu corretamente sobre o estilo (ou técnica) em questão. Agradeço mais uma vez ao leoc_rj mas também não parece com Ostinato. É só escutar qualquer uma das músicas que sugeri no início do post, tem 12 delas na lista, todas tem esse mesmo estilo.
|
# ago/08
· votar
Caledonian ué, parece groudbass, porém com um fraseado pobre..hahhhahhahah
|
hiago hot pants Veterano |
# jan/09
· votar
cara, isso naum tem nome, é só tocar, o Mark do blink 182 usava bastante
|
Gunther Veterano |
# jan/09
· votar
Eu sempre chamei isso de "baixo tum tum". Nos tempos do new wave, os baixistas fracos, principalmente os que cantavam, faziam tum tum tum tum tum tum tum a música toda. Acho um horror, mas cai bem em muitas coisas. OSTINATO é legal, mas até elogio para uma coisa tão pobre. Ostinato tem relação com OBSTINADO. Philip Glass seria um sujeito que faz muito isso?
|
ph43lix Veterano |
# jan/09 · Editado por: ph43lix
· votar
Gunther ah cara, fala sério, vai me dizer que não ficou muito bom na musica The Final Countdown...
Walking bass é legal em algumas partes, mas enjoa também; é legal essa de tocar em ostinato pq vc pode passar uma sensação muito boa, conforme a cavalgada. Dê uma olhada na música Aces High por exemplo e vc vai entender o que eu to querendo dizer.
Outra música com umas partes em ostinato que ficou muito boa é You Could Be Mine, do guns... Olha o refrão e os versos.
|
Gunther Veterano |
# jan/09
· votar
SIM SIM!!! "mas cai bem em muitas coisas"
Tem alguma coisa legal na música do Europe???
Mais medíocre ainda, mas eu gosto: SKELETONS do THE SOUND (puro baixo tum tum)
|
ph43lix Veterano |
# jan/09
· votar
bom... só em ostinato também ja fica feio.. tem que ter um pouco de walking, pelo menos nas viradinhas
|
hiago hot pants Veterano |
# jan/09
· votar
Quem acha que não fica legal ouça shoot the runer do kasabian, fico MUITO massa, e tem bem poca virada
|
Blackus Veterano |
# jan/09
· votar
Philip Glass seria um sujeito que faz muito isso? Hum, na prática é isso, mas em teoria o conceito é outro, o tal do minimalismo.
|