Condor BX-12 fretless?

    Autor Mensagem
    Marcos Botelho
    Veterano
    # jun/08


    Olá pessoal!
    Digamos que eu tenho um baixo Condor BX-12 "sobrando" em casa.
    Um cara me aconcelhou em transformalo em fretless eu tinha pensado em vender mas devido hoje esse baixo estar muito barato não sei se compensa, talvez seja melhor deixar ele lá como de "estimação" pois foi o meu primeiro baixo.
    Mas você acham que seria uma bora transformalo em fretless?
    Será que fica bom? Será que agüenta??

    toka-baixo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    nossa, to pensando na mesma coisa aqui, vo comprar um 5 cordas, se as 5 cordas n me atrapalharem no slap acho que vou transformar meu bx-12 em fretless, pra aprender essa manha, hehe

    chr19
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    bom pelo o que o pessoal elogia esse baixo, parece ser bom tentar, ainda mias pela versatilidade dele...

    ClaudioBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Marcos Botelho
    seria uma bora transformalo em fretless?

    Sim, seria!

    Será que fica bom?

    Sim, fica!

    Será que agüenta??

    Gueeeeeenta!!!! ele gueeeeenta!!!!

    Se você quer experimentar o som de um fretless e está disposto a fazer, então vá em frente... o "caminho das pedras" está no fórum!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    toka-baixo
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    to pensando em segui o tuto do seu squier claudio, muito bom ele, só to com medo na parte da lixação, isso que me deixa pensando em que seria melhor levar pro luthier

    vamo ver né
    abraço

    ClaudioBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    toka-baixo

    Sim, se você não está seguro pra fazer ou acha que vai detonar o instrumento, então não faça. Tenha em mente que a lixa deverá ser usada pra retirar o excesso de massa.

    Tempos depois de fazer a transformação do meu Squier, peguei um outro baixo parecido pra fazer a transformação, e usei uma técnica diferente para retirada dos trastes e preenchimento das cavidades, que deu um resultado muito melhor. Fiz o seguinte:

    Cobri toda a escala com fita crepe, deixando apenas os trastes de fora. Passei a fita bem rente na junção do traste com a escala, de forma a não deixar aparente nenhuma parte da escala.

    Em seguida, retirei os trastes, e apenas as cavidades dos mesmos ficaram aparente. Usei uma lâmina bem fina para preencher os trastes com a massa, e a medida em que ia preenchendo, retirava logo o excesso com uma espátula também fina.

    Depois que a massa secou, entrei com uma lixa 220 só pra acabar de nivelar o traste com a escala, coisa que já estava praticamente pronta na fase da espátula. No fim de tudo, retirei a fita crepe ao longo do braço, e pra minha surpresa o trabalho ficou excelente. Detalhe: Usando essa técnica, em momento algum a lixa atingiu a escala, somente as áreas das cavidades dos trastes foram trabalhadas.

    Pra encerrar, passei um óleo hidratante na escala e deixei secar. O resultado foi excelente. Dessa forma dá muito mais trabalho do que quando fiz o meu Squier, mas em compensação, você protege a escala da massa e da lixa.

    Outra coisa interessante que pude constatar, é que usando a fita crepe antes de retirar os trastes, a fita não deixa que acidentalmente você retire lascas da escala durante a extração dos trastes. Quando fiz a transformação pela primeira vez, os trastes 19 e 20 ficaram ligeiramente lascados, e dessa vez não aconteceu isso em nenhum traste.

    Caso alguém decida fazer a conversão, aconselho que usem essa técnica. É um trabalho muito demorado e de bastante paciência, mas o resultado é garantido!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Marcos Botelho
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ClaudioBass

    Pô cara valeu, valeu a todos!

    Sou novato aqui, tem altos tópicos massa no forum, dá pra trocar altas figurinhas.

    Voltando ao assunto acho que farei isso, liguei para um luthier aqui, diz ele que cobra 120 pra fazer isso, mas como é amigo meu acho que consigo diminuir isso, no mínimo 100 pila né?hehe
    E tem o lance das cordas que é diferente néh?
    Aguém ae me recomenda alguma?
    E o preço? Tá caro?

    Koren
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Francamente eu não transformaria um Condor bx-12 num fretless por causa do som gravissímo dele... mas como todo instrumento, é puro gosto pessoal.

    E eu não diria que o preço está caro não, geralmente aqui em Curitiba cobram por essa faixa de preço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Condor BX-12 fretless?