dúvida sobre acordes com baixo em alguma nota

    Autor Mensagem
    Tarracha
    Veterano
    # jun/08


    Opa :D

    Vamos supor que tenho um G/B ( Sol Baixo em SI .. nao sei se eh assim q escreve hehe ), a escala que eu uso é a G ou a de B?

    []'s

    TugaBass
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Depende se o acorde G é maior ou menor (e neste caso tem mesmo que ser maior dado a existência do B)! O B(Si) irá entrar na escala de G em B no 3º. modo, respeitando a sequência da escala de G... embora possamos sempre criara uma ou outra alteração desde oscilação de terceiras, sétimas, nônas, etc, de forma a embelezar mas o fraseado...

    Tarracha
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TugaBass
    Mas não um Sol Maior Baixo em Si, não continua sendo uma escala de G?

    TugaBass
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Tarracha
    Continua!!!!! Escala maior porque o "B" é a terceira maior na escala de G... Se for "Bb" já será escala menor de G...

    Tarracha
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TugaBass
    legal, isso que eu pensei..pq algumas pessoas insistem em falar que um Sol Baixo em Si, é um SI para o baixista?

    DotCom
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Tarracha
    Pode ser um Si, pode ser um Sol, pode ser um Ré...

    Tarracha
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    DotCom
    Pq o Si é a 3ª e o Ré é a 5ª

    Mas eu digo em questão de escala, pq se eu usar uma escala de SI, vai ficar fora =/

    TugaBass
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    DotCom
    Pode ser um Si, pode ser um Sol, pode ser um Ré...

    Exactamente! Tudo depende da intensão que se quer dar no tema... e nesse caso o baixo será sempre predominante! Se definirmos que é o baixo que dá a tónica certa, aí o acorde será o "B de 4ª. suspensa" em que "G#" seria a 4ª. perfeita desce 1/2 tom e passa a "G"... o que vai alterar completamente o acorde que estiver presente.

    Tudo isto depende de uma simples passagem no momento certo ou entrando em ostinato e aí as coisas mudam completamente!

    Tarracha
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TugaBass
    Entendi...em um groove, eu devo começar pela Si ( no caso do Sol com baixo em SI ) né?

    TugaBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Tarracha
    Sim, mas também podes começar no G em "walking bass" ascendente e ao chegar a B saltas para o B grave e continuas a progressão... Vai dar uma expressão de força no desenvolvimento do tema... Truques da vida do baixo! Eheheheheh!

    Tarracha
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    TugaBass
    hehehe..preciso começar a pegar firme no baixo para descobrir esses truques...to fazendo mtos exercicios técnicos, mas sem saber como aplicar...final de semana vou ir atras do Band In a Box e vou poder estudar mais

    Valeuu

    TugaBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Tarracha
    Força nisso! O truque é nunca desistir!

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida sobre acordes com baixo em alguma nota