Duvida sobre modos e progressao de acordes.

    Autor Mensagem
    black_h
    Veterano
    # jun/04


    Ok olha essa progressão aqui:

    C7M - D7 - Bm - Em

    Entao da pra ver que o tom G e a progressão seria:
    IV - V - III - VI ou seja C Lídio

    blz?

    Aqui vai outra:

    C7 - Gm - Am

    Outra, o tom é F e seria: V - II - III - C mixolídio
    blz?

    Agora essa aqui
    B7 - Cm - B7 - A7

    se fosse A7M o tom seria E e ai seria B mixolidio neh?
    mas como é A7 entao nao eh uma progressão modal neh? ow eh?

    Alguem me explica isso ae

    Abraços!!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/04
    · votar


    B7 - Cm - B7 - A7

    Esta é uma progressão em que cada acorde tem um modo como base. No caso dos acordes dominantes, o melhor seria um mixolídio mesmo. Neste caso cada acorde deve ser analizado individualmente.

    black_h
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    entao nao eh modal eh isso neh?
    se fosse pra solar usaria B daí ow oq?

    abraços...

    jrcintra
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    "Agora essa aqui
    B7 - Cm - B7 - A7 "
    kra , isso eh tipo o blues , blues os acordes sao "quase sempre) em mixolidio(pode ser Dórico tb)
    entao , pelo fato de serem quase sempre mixo , eles sao sempre acordas maiores com sétima
    como por exemplo: C7 , D7 , E7... e etc...
    esse Cm7
    eh um acorde menor com sétima...
    a caracteristica do mixolidio eh essa... ser um acorde maior com sétima.(vc ja deve sacar isso)
    assim como por exemplo , a caracteristica do lidio ser um acorde maior com setima maior , quarta aumentada e quinta justa =) e etc (como por exemplo o C7M-> Dó maior com sétima maior , q vc citou ali acima) =)

    black_h
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    ta, mas o jrcintra, só quero saber se a sequencia que eu postei eh uma progressão modal, e pelo visto não é, pq para ser teria q ser um A7M é isso neh?

    :)

    fox_123
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Você esta certo, não é uma progressao modal, por que na sequencia harmonica: B7, Cm, A7, cada acorde pertence a um campo harmônico diferente, e consequentemente você usaria escalas diferentes, so seria uma progressão modal, se todos os acordes envolvidos pertencessem ao mesmo modo, analisando:

    B7 - é o quinto grau (V) da escala de E, entao nesse acorde voce usaria a escala de E.

    Cm - é o sexto grau (VI) da escala de Eb, ou o segundo grau (II) da escala de Bb, entao nesse acorde voce usaria as escalas de Eb, ou a de Bb.

    A7 - é o quinto grau (V) da escala de D, entao nesse acorde voce usaria a escala de D.

    Quando dentro de uma determinada tonalidade aparecem acordes que nao fazem parte da mesma, esses acordes "extranhos" são chamados de emprestimo modal, pois não fazem parte do modo que estão inseridos. Dai vai a necessidade da nossa atenção para analizarmos e depois usarmos uma outra escala dentro daquela tonalidade.

    isaiasgs
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    esses acordes "extranhos" são chamados de emprestimo modal, pois não fazem parte do modo que estão inseridos.

    fox_123
    sempre analisei dessa forma mas nunca encontrei palavras pra dizer isso.

    Valew mesmo, kra, pela informação.

    Wolfram
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    FAlando em modos, alguem poderia me mandar uma apostila sobre eles, eu lia aki no forum mas não entendi bem.... se n tiver uma apostila, um site ja ta de bom tamanho.

    meu email/msn: testewolf@hotmail.com

    black_h
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    eu tenho um livro do pollaco de harmonia modal e funcional
    mas ta em livro e nem rola escanear
    :P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre modos e progressao de acordes.