Autor |
Mensagem |
vefer Veterano |
# jun/08
· votar
crsilva Não cara, vc que não me entendeu! Eu quiz dizer que o acorde dissonante surge, para mudar uma regra pela necessidade que vc tem de enviar uma mensagem própria e que este sentimento vem da tua alma, do teu ego. O dissonante vem da necessidade de expressar um sentimento maior. Entendo que a metemática pode se aplicar a música, como pode se aplicar a filosofia, a física, etc. Mas a música não pode ser matemática pura, porque ela é a expressão de um sentimento de quem a criou. dissonantes expressam um desarranjo, antes na tua alma, do que na sequência de frequências do seu instrumento. Quiz dizer que um dissonante emite uma frequência incomum, que chega vibrando aos nossos ouvidos e este estado expressa um sentimento de desarranjo, impondo um sentimento peculiar na música. Quiz dizer que por ser expressão de um sentimento, ele veio primeiro da sua cabeça (alma), para depois ser expresso pelo instrumento. Não quiz dizer que a tua alma anda desarranjada, OK?:D
|
crsilva Veterano |
# jun/08 · Editado por: crsilva
· votar
vefer Aaaaaaaaaaaaah, ja entendi onde vc enganchou, foi a palavra pura.... pois pronto, musica é matematica impura, melhorou agora? HEHEHE
|
marcioazzarini Veterano |
# jun/08
· votar
sIAMESE
Um Exemplo: Tom em E Maior: G# (IIIM) passa a não se encaixar (a sonoridade fica bem feia e estranha) e G (IIIm) se encaixa normalmente (encaixa tão bem, como se ela estivesse dentro do Tom. Para quem ouve parece passar despercebido).
Cheguei atrasado na discussão, mas vou dar meu palpite...
No tom de E (Mi Maior), o G# seria menor (G#m), apesar de representar a terça maior em relação a E, ele é um G#m. Aí encaixa. Faça o teste.
Abraços
|
aroldolima Membro Novato |
# jul/18
· votar
Ressuscitando o tópico, estou estudando um pouco de teoria musical, ainda iniciante, e me deparei com esta música do cifraclub: https://www.cifraclub.com.br/eurythmics/sweet-dreams/. Converti ela para o tom de Dó, pelo site, mas não apareceu nenhuma nota da escala de dó maior, embora a música apareça com o tom de C. Perguntei a alguns amigos meus também iniciantes de música, mas não souberam explicar. Pelo que já estudei até o momento, sempre pode aparecer alguma nota fora da escala, dissonantes, principalmente em músicas mais "elaboradas". Mas neste caso foge ao padrão. Alguém poderia me ajudar a entender?
Obrigado.
|
makumbator Moderador
|
# jul/18 · Editado por: makumbator
· votar
aroldolima
O problema é que esse sistema do site é totalmente tosco. Quando você altera para dó maior, na verdade pode não estar indo para dó maior, pois depende de como a pessoa configurou o tom original. Muita gente é incapaz de perceber o tom certo e acaba colocando a informação errada, aí as transposições também ficam todas erradas.
Nessa cifra está marcado como tom original lá maior, mas a música está como dó menor (basta ver os acordes para perceber isso). E inclusive o tom original da gravação de estúdio se me lembro bem é ré menor.
Se você quer que essa música fique em lá menor (que é o tom relativo de dó maior) precisa contornar o erro de quem configurou a cifra, e colocar o tom como fá sustenido. Mas observe que esse não é o tom certo, é apenas uma gambiarra para os acordes irem para lá menor.
Não confie na informação de tom dessas cifras. Tem muitas erradas (mesmo que os acordes estejam certos).
|