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      Notas fora do Tom. Por que isso acontece?

      Autor Mensagem
      sIAMESE
      Veterano
      # jun/08 · Editado por: sIAMESE


      Olá pessoal . Eu (baixo) e meu amigo (violão) já estamos p*tos da vida de não conseguir entender o porquê de as vezes determinada nota que está contida dentro do Tom não se encaixar e, outra que não está contida se encaixar perfeitamente.

      O bom é que isso raramente acontece, e somente em melodias (solos), mas queria a ajuda de vocês para entender o por quê isso acontece. Lembrando aqui que a agente toca MPB, Reggae, Soul Funk e uns Rockzinhos...

      Um Exemplo: Tom em E Maior: G# (IIIM) passa a não se encaixar (a sonoridade fica bem feia e estranha) e G (IIIm) se encaixa normalmente (encaixa tão bem, como se ela estivesse dentro do Tom. Para quem ouve parece passar despercebido).

      Ajuda ae gente

      denismonteiro
      Veterano
      # jun/08
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      sIAMESE
      cara, tou lonje de ser um especialista, mas em uma escala sempre tem as notas dissonantes com o tom principal.... agora porque eu não sei...
      :P

      crsilva
      Veterano
      # jun/08
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      sIAMESE
      Nao sei se entendi direito mas na minha cabeca parece obvio o motivo de nao se encaixar... se o Tonalidade da musica é maior e vc da uma terca menor, realmente choca muito principalmente se esssa nota que vc esta fazendo nao for somente uma nota de passagem......... é por aí.

      crsilva
      Veterano
      # jun/08
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      sIAMESE
      Ah, outra coisa, procure estudar "campo harmonico"......... aí tudo vai se encaixar....

      El Mariachi
      Veterano
      # jun/08
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      sIAMESE
      Diga que música é pra gente ter uma noção melhor...

      kiki
      Moderador
      # jun/08 · Editado por: kiki
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      sIAMESE
      é praticamente impossivel responder essa pergunta descontextualizada.
      um E sozinho não é nada, depende do resto da harmonia.

      algumas hipoteses:
      -de repente o E é o que ta fora do tom, e o resto pede a terça menor.
      -em blues e jazz (e por consequencia seus derivados) usam muito pentatonica, o que pede terça e setima menores, mesmo que o tom seja maior.
      -outra coisa: a terça maior no baixo costuma soar um pouco estranho. o intervalo de terça maior no grave não harmoniza bem mesmo, por questões fisico-acusticas. dá batimento (aquela ondulação de som desafinado).

      no fim, o que importa é a sonoridade. se mesmo no tom soou mal; ou se fora do tom soou bem, toque como preferir. seja feliz.

      sIAMESE
      Veterano
      # jun/08
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      crsilva

      Nao sei se entendi direito mas na minha cabeca parece obvio o motivo de nao se encaixar... se o Tonalidade da musica é maior e vc da uma terca menor, realmente choca muito

      Mas tem vezes que uma nota menor dentro de um Tom maior cai muito bem, aí que esta minha dúvida.

      Diga que música é pra gente ter uma noção melhor.

      Eu descobri isso improvisando e criando umas musicas no Guitar Pro.

      kiki
      é praticamente impossivel responder essa pergunta descontextualizada.
      um E sozinho não é nada


      O Tom exemplificado é um Mi Maior.

      de repente o E é o que ta fora do tom, e o resto pede a terça menor

      Sei que não é isso. A musica que fiz fica ela inteira no mesmo tom (D Maior), mas apenas uma nota sofre tal processo de se tornar menor dentro de um Tom maior.

      allexcosta
      Veterano
      # jun/08
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      Um dos topicos mais interessantes dos ultimos tempos... Nao sei nem o q dizer...

      sIAMESE
      Veterano
      # jun/08
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      allexcosta
      Um dos topicos mais interessantes dos ultimos tempos... Nao sei nem o q dizer...

      Eu estou sendo mal compreendido.

      Vou explicar de novo:

      De vez em quando notas que estão fora do Tom se encaixam perfeitamente. Enquanto as que estão dentro do Tom não se encaixam.

      Será que mais ninguém já percebeu isso?

      crsilva
      Veterano
      # jun/08
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      sIAMESE
      RApaz vc ja definiu a coisa e nem percebeu no proprio titulo do topico: Notas fora do tom....

      É isso....... repito, va estudar campo harmonico e tudo se encaixara.........

      laricasdog
      Veterano
      # jun/08
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      troque os equipamentos e veja se o problema persiste.

      J. Luiz
      Veterano
      # jun/08
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      De vez em quando notas que estão fora do Tom se encaixam perfeitamente. Enquanto as que estão dentro do Tom não se encaixam.

      É muito legal isso, não sei o nome, mas é demais.

      crsilva
      Veterano
      # jun/08
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      É muito legal isso, não sei o nome, mas é demais.
      kkkkkkkkkkkkkkk

      dani_low
      Veterano
      # jun/08
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      nao to entendendo nada velho...
      se o tom eh E, o terceiro grau eh G#m nao eh nao?
      tente ai pra ver pq n to entendendo mta coisa nao...

      allexcosta
      Veterano
      # jun/08
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      troque os equipamentos e veja se o problema persiste.

      Outra perola, o negocio tah bom hoje...

      J. Luiz
      Veterano
      # jun/08
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      crsilva

      Conhece o nome?
      Eu só consigo chegar a "dissonância", mas não tenho certeza se é isso.
      Eu gosto de tocar músicas em que a tonalidade foge totalmente a "regra".

      kiki
      Moderador
      # jun/08
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      sIAMESE
      repare o seguinte: voce não tá sendo entendido por que voce justifica o fenimeno por parametros subjetivos.

      o que é "encaixar" ou "não encaixar" uma nota?
      é uma questão sonora, que pra voce pareceu que "encaixou".
      não existe isso de tal nota encaixa ou não. isso tá na sua cabeça, tá na cabeça de cada um que ouve a música.
      cada nota dentro de cada tom dá um efeito diferente. se fica legal ou não depende do efeito que voce procura.

      repito: não é possivel discutir a respeito disso de maneira descontextualizada.
      e contexto não é apenas "tom E maior". é a sequencia harmonica que voce ta fazendo; é a oitava que está sendo usada; é o timbre dos instrumentos; etc. etc. etc.
      cada timbre e cada nota em sua respectiva oitava responde harmonicamente de maneira diferente. uma nota pode harmonizar bem numa oitava, e pode ficar pior se voce trocar de oitava.
      uma harmonia de guitarra não soa igual uma harmonia de metais.

      enfim, espero que alguem consiga entender o que eu disse.

      allexcosta
      Veterano
      # jun/08
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      Eu gosto de tocar músicas em que a tonalidade foge totalmente a "regra".

      Essa eu vou anotar no meu caderninho tambem...

      crsilva
      Veterano
      # jun/08
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      Eu gosto de tocar músicas em que a tonalidade foge totalmente a "regra".
      Essa foi forte hehe.... fuja demais das regras e as pessoas e os musicos fugirao de vc tambem..........

      denismonteiro
      Veterano
      # jun/08
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      eu não manjo picas de harmonia e afins...
      preciso voltar a ter aulas logo logo...

      Lex Vox
      Veterano
      # jun/08
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      Cara, eu estou começando a estudar escalas e harmonias mais a fundo agora, e esse tópico tá me deixando mais confuso ainda, vou parar de ler rsrsrsr

      LucasLermen
      Veterano
      # jun/08
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      Cara, esse lance de tocar notas que não pertencem à tonalidade da música executada é uma coisa que me confundiu por mt tempo.
      Uma vez perguntei pro meu professor sobre isso, e ele me disse que se estivesse soando bem, tava valendo. Mas não pode abusar tbm.

      Levy Fialho
      Veterano
      # jun/08 · Editado por: Levy Fialho
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      Um Exemplo: Tom em E Maior: G# (IIIM) passa a não se encaixar (a sonoridade fica bem feia e estranha) e G (IIIm) se encaixa normalmente (encaixa tão bem, como se ela estivesse dentro do Tom. Para quem ouve parece passar despercebido).


      sol eh blues note de E cara, por isso esse som do caralho, mas sol# nao sai feio nao ate msm pq ele forma o arcode de mi maior.

      da uma estudada em campos harmonicos (2)

      edit": blues note = tocar terceira menor sobre a escala maior

      Lex Vox
      Veterano
      # jun/08
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      É por isso que eu gosto do Billy Sheehan, é tudo na escala de G maior e que se cague o mundo huahuauahuhauhahua

      El Mariachi
      Veterano
      # jun/08
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      sIAMESE
      Deu o que falar esse tópico...hehehe.

      Cara, esse exemplo que vc deu em E (com terça maior e menor) me lembrou o Blues... por que o Blues é o que é? Basicamente, o Blues possui terças menores dentro de acordes com terças maiores. Então, harmonicamente falando, o Blues é tocado todo errado! Mas justamente esse lance da 3m dentro do acorde com 3M é que dá o "barato", o feeling ao Blues.

      Pense no assunto e reveja seus conceitos.

      luckseven
      Veterano
      # jun/08 · Editado por: luckseven
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      Eu toquei e não sôou bem, pareceu uma troca de tom.

      Campo de mi maior

      E7+ - F#m7 - G#m7 - A7+ - B7 - C#m7 - D#m7(b5)

      nesse campo harmonico o G não soa tão bem assim... (na minha concepção)

      agora a nota sol sozinha soa bem para alguns estilos...
      se vc usar as notas sol e ré de passagem soa bem pakas.

      talvez o acorde G soe bem, mas ai entra numa área da música q poucos professores vão saber te explicar.

      jkdias
      Veterano
      # jun/08
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      sIAMESE

      hehe mto maneiro esse tópico, to rindo muito aqui haha

      Cara, faz o seguinte, posta aí a harmonia e a melodia da música pra gente analisar. Nem sempre a melodia obedece ao campo harmônico inicial da musica, você pode usar milhões de possibilidades (outsides). A gente pode fazer um estudo da harmonia da música e descobrir o que está acontecendo, isso é maneiro. Mas é isso que a galera falou, estude harmonia e modos gregos.

      J. Luiz
      Veterano
      # jun/08
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      Por isso é que eu gosto do FCC, tem muitos doutores..... anotem essa também.....

      Fredilson
      Veterano
      # jun/08
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      qnd vi o nome do topico imaginei que o cara estava dando uma nota no final do braço e não estava soando a nota que era pra soar e então alguem já teria dito "regule as oitavas"...

      hioueuioehiue

      jjmartins
      Veterano
      # jun/08
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      sIAMESECara que pira esse tópico.No tom de RÉ MAIOR o acorde de MI é menor ,obedecento a estruturaçao de triades,sendo assim a terça é menor ou seja é um sol,por isso ele soa melhor.Tambem em alguns casos temos as escalas homÔnimas, em que encontramos a terça menor e a terça maior juntas.Procure ler sobre estruturaçao de triades,para conhece os acordes que vc pode usar numa composiçao.

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